Grupos

Concluir o ensino fundamental ou médio na idade adulta é possível. A forma de fazer isso através da aprovação no Encceja - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A avaliação foi criada e é administrada pelo Ministério da Educação (MEC) para dar oportunidade a quem deseja ter o seu certificado de conclusão do ensino básico. Como funciona a prova e como se inscrever você se informa a seguir.

O que é o Encceja e para que serve?

O Encceja é um exame criado pelo Ministério da Educação para quem está concluindo o ensino fundamental ou médio em uma faixa etária diferenciada da considerada "tradicional".  Tradicionalmente o aluno deve concluir o ensino fundamental até os 15 anos, ou seja, o 9º ano. Em seguida deve iniciar os três últimos anos  do aprendizado de base que é conhecido como ensino médio. Deveria ao concluir ensino médio completar 18 anos de idade ou muito próximo a isso. Sabemos, contudo, que a realidade brasileira de algumas famílias pode ser cruel e nem todos conseguem cumprir essa faixa etária na escola. Alguns precisam ajudar os pais na lavoura em outro tipo de atividade trabalhista ou por doença acabou ausentes da sala de aula. Abandonar a escola, contudo, não é o fim dos estudos para sempre. A prova do Encceja fornece ao adulto a oportunidade de concluir o ensino médio em qualquer idade. Acima de 18 anos qualquer pode se inscrever e fazer a prova estudando em casa ou na sala de aula do projeto de educação para jovens e adultos.

 

Como funciona a prova do Encceja?

A prova do Encceja é aplicada em apenas um dia, no geral no turno da manhã e ao mesmo tempo em todo o país. São selecionadas as escolas públicas de todo Brasil para serem locais de prova, do mesmo jeito que acontece com o  Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019). As provas são de múltipla escolha para marcar apenas uma resposta correta. Essa resposta deve ser marcada no gabarito a ser entregue ao fiscal de sala. Apenas os estudantes do ensino médio terão que fazer uma redação em sua prova, assim como é cobrada uma redação Enem no Exame Nacional do Ensino médio. São dois dias diferentes de prova. Um para as provas correspondentes ao ensino fundamental e outra para as provas de conclusão do ensino médio. As provas acontecem uma vez ao ano e caso o aluno falte não haverá uma segunda oportunidade sem uma nova inscrição.

Como se inscrever no Encceja?

As inscrições para participar do Encceja são virtuais. É preciso entrar no site do programa informar os dados pessoais com o número da documentação correto.
  • Para entrar no site do Encceja clique aqui.
A inscrição é gratuita e pode ser feita por qualquer uma qualquer idade. O acompanhamento da inscrição foi validada e com a nota da prova acontece também pelo mesmo site acessando através do login e senha cadastrados. As inscrições do Encceja são gratuitas e se não for aprovado este ano pode fazer a prova ano que vem sem problemas. Uma participação não elimina a outra e nem exige taxas.