Grupos

Oi Pessoal vamos Retornar as atividades praticas de Bonsai no Horto?! Vamos confeccionar substrato para bonsai agora dia 27/11/2011 e reenvasamento dia 03/12/2011-Ronaldo Araújo (0xx84) 9914-6535 ou 87561397 ou pelos E-mails ronaldoaraujo67@hotmail.com e/ou ropedar2005@yahoo.com.br.

Encontros de Bonsais em 2011

14:58 @ 12/01/2011

Em  02 e 03/04/2011, em Mandaguari/PR, e

Em Natal/RN, de 20 a 22/05/2011. 

O que estão esperando é só se preparar e Participar, com certeza, vocês não irão se arrepender!

Bonsai de Tamarindo

21:01 @ 06/09/2010





Tamarindo. Boa espécie para bonsai!

Serissa

21:00 @ 04/11/2009

 

Celebrando a Estação

09:57 @ 25/10/2009

Gde Ronaldo, Itamar e Ed, um gde abço a vcs

 

 

Oi Pessoal estou de Volta, tivemos o Prazer de Receber o Amigo Saraiva do Rio de Janeiro no ultimo dia 06/01 deste no Horto e na Residência do nosso amigo Juarez Alves...

Nosso Primeiro Contato ainda no Horto Saraiva com sua Esposa e o nosso Alves ...

Na Casa de Alves ...

Alves partilhando um pouco dos seus conhecimentos ...

Alguns dos Exemplares maravilhosos do Alves ...

 

Jaboticaba frutifiando ...

Vejam estes Ficus no estilo Bosque ...

Pau Mulato, Cambui do Sul, Ubaia ...

Só vendo de Perto para poder apreciar com mais consistência!

Vocês lembram deste Pau Mulato que postamos em agosto de 2008 na vista com João Pontes ... vejam com ele esta agora em Janeiro de 2009 ...

Depois eu volto para registar a evolução dele!

e mais ...

O novo espaço para confecção dos Vasos de Bonsai do Alves ...

Vamos encerrando e desejando tudo de Bom para os nossos novos amigos e sempre que vierem a Natal venham nos dar aquele abraço!

Tem mais Fotos mais ficam para outra oportunidade ....

 

VISITA AO AMIGO JUAREZ ALVES

17:15 @ 28/08/2008

Neste final de semana fomos a casa de Alves fazer uma visita e aproveitar para beber um pouco da sua experiência e conhecimento sobre a arte do bonsai!

Nossos amigos Augusto e Juarez Alves, e o famoso forno aonde são queimado os seus vaso de bonsai ( que pode chegar até 1.400 graus).

Olha este Pau Mulato que o Alves colocou no chão! E o nosso amigo João Pontes (Joaozinho) iniciante na arte do Bonsai e voluntario ativo no horto.

O que vocês acham deste Cambuim do Rio Grande do Sul, Não é um bonsai de encher os nossos olhos e coração?!

Está é um Jaboticaba e já está frutificando (Não é Exerto!) ...

E com este Bonsai de Pau Mulato Vou Deixando vocês um grande abraços a todos e a todas.

Mais uma tentativa...

17:06 @ 13/07/2008

Oi pessoal, tudo bom com vcs? Espero q sim!!!

Bom, depois de ter comprado uma muda de pré bonsai ficus benjamina variegata trançado e começar a trabalhar nele com, poda, desfolhagem, aramação como em uma postagem anterior, ele não resistiu e morreu, q pena né... fiquei muito triste.

Mas como sou insistente, comprei outro já tem quase 1 mês, só q mais velho e bem maior. A moça da floricultura disse q ele tem quase 2 anos, nunca foi podado e q está na hora de fazer a primeira poda dele. Só q esse pessoal de floricultura não entende muita coisa, então decidi primeiro entrar em contato com vcs pra me darem novamente algumas sugestões no q fazer primeiro.

Na foto da esquerda, foi como eu comprei. Na foto da direita, eu coloquei um pouco de terra e coloquei as pedrinhas pra enfeitar.

Aguardo sugestões!!!

Atenciosamente, Rafael.

Abraços

 

O solitário postador.

22:43 @ 07/07/2008

Aqui venho eu novamente como o solitário postador de fotos deste blog. Pôxa, pessoal, o que é que custa a participação de vocês nesta tarefa hercúlea que é colocar uma fotografiazinha, um "textículo" qualquer que me faça lembrar que não sou o último sobrevivente da terra do bonsai. Vamos colaborar camaradas!
Pra lembrar que a thuya pode ser educada no estilo kengay coloco aqui esta belezura com cinco anos no estilo, recentemente podada, re-envasada e aramada.


Limãozinho desfolhado!

01:32 @ 12/05/2008

   

Jibóia do horto

01:29 @ 12/05/2008

   

Junípero "jacaré"

20:15 @ 26/02/2008

Gde Ronaldo do Horto, estou aqui postando uma plantinha para não perder o costume, fico até constrangido diante de tantas feras, mas como diz o ditado: o importante é participar, não é? Um abço a tds

O que vcs acham?

20:09 @ 26/02/2008

Olá pessoal, tudo bom? Espero q sim!!! Bom, seguindo algumas dicas dadas por aqui, pricipalmente pelo nosso amigo Ed, e algumas leituras, gostaria de saber se estou no caminho certo pra poder cultivar Bonsai, lembrando uma coisa de suma importância: "SOU INICIANTE" nessa técnica e tenho muuuuuuuuito ainda o q aprender. De acordo com a simples montagem, explico as numerações:

1)Meu "pré-bonsai" de FICUS BENJAMINA VARIEGATA TRANÇADO logo qdo comprei (novembro/2007);

2)Início de Fevereiro/2008, qdo fiz a 1ª desfolhagem manual (é assim q se fala?);

3 e 4)Aramação (é assim q se fala?) feita hj (26/02/2008).

Bom, é isso, espero q eu esteja indo bem nessa inicialização com a técnica de cultivar Bonsai. OBS.: Sugestões e críticas serão bem-vindas!!!

Abração pra todos!!!

by_rafaffc (e-mail/msn: rafa_rafaferreira@hotmail.com)

Bonsai Nordeste 2007

11:49 @ 29/11/2007

Mais Fotos dos Participantes do encontro....

O Nosso Edmar (autografando o seu 1º cheque ... este autrografo até eu queria), Vejam as raizes deste Pau Mulato (foram induzidas, tecnicas avançadas), As ferramentas de Bergson, Dilsão e outros companheiros ...  

Dois nomes de Pesos do Bonsai Brasileiro: os Mestres Luiz Galvão (Lula) de Igarassul/PE, Mario Alberto Garcia Leal do Atelir do Bonsai - Ribeirão Preto/SP. Eu já tinha uma enorme admiração por eles, mas vendo eles trabalharem, foi algo maravilhoso, inspirador e acima de tudo motivador ...

    

O Mestre Ossamu Hidaka de SP (Qualquer comentário será pouco para a magnitude e contribuição para o Bonsai brasileiro), este quase careca sou Eu (de carona) e o nosso Grande Bergson Vasconcelos da Oficina de Bonsai-Maceió/AL (Dispensa qualquer comentário, no campo profissional, pessoal, e emocional, quanto ao respeito e zelo pelos amigo e capacidade 1000)...

Sergivaldo Costa - Nativos do Nordeste-Cabedeiros/PB, no momento que antecede a criação!!! Dos cincos Mestres, foi o meu professor oficial do Evento, poço de Capacidade e conhencimento, Valeu Mestre!

Itamar Nobre Bonsai-RN & Potiguar (com o Livro de Mario A. G. Leal), Mario Alberto Garcia Leal. Sem esquecer O Maior Responsavel pelo grande presente de Natal para todos nós, o Nosso Grandioso Amigo e Bonsaista José Martins (Bonsai Nordeste), o qual bancou financeiramente sozinho este Encontro Divino ... Um Brinde a este evento, aos Participantes, aos Demostradores e ao nosso Martins ...

Entrão ... Hidaka e Leilton ...

E até o outro Encontro ... Fiquemos na Paz e na Harmonia do Bonsai!!!!

Estou com muita dificuldade, de escolher as primeiras fotos para postar, foram tiradas creio que mais de mil fotos, só eu 300 e tantas, fora as de Itamar, Edmar, Leilton, Sergio, Alex, Bergson, Martins, etc .... no decorrer dos dias vamos postando para vocês sentirem um pouquinho do que todos nós sentimos durante os dois dias (24 e 25/11/2007), vou parar de teclar e Mãos à Obra !!!! Começando pela ultima foto, o pessoal que sai na vassoura ...

 

Em Pé: Itamar, Sergio, Dilson, Alex, Carla Hickmann, Abelirio, Eu, Grande Martins (RN), (Falhou o Nome) e o Mestre Luiz Galvão  - Lula (PE); Sentados: O Grande Mestre Osamu Hidaka (SP), Leilton (RN), O Mestre Mario Leal (SP), Vitor Martin (AL), e Mestre Bergson Vasconcelos (AL).

O Penjing de Bergson Vasconcelos da Oficina do Bonsai, Foi morar em Maceió/AL  junto com Bergson como todos os outros que ele dá vida...

O Penjing de Mário Alberto Garcia Leal do Atelier do Bonsai, Ficou em Natal/RN, ambos foram fotografados passo a passo e serão postados com certeza nos proximos dias.

 

Um Agradecimento Especial ao Chará Ronaldo Herlinger (Bonsaisul), Tanto por aceitar o nosso convite como pelo Presente muito especial, valeu amigão! E o outro é o Nosso Amigo que nos proporcionou este evento simplesmente divino! nós sabemos o quanto foi difícil bancar um evento deste porte com reunindo estas Feras! Obrigado em Meu nome como Bonsaista, e acredito que este agradecimento se estende de coração ao membros antigos e novos do Bonsai-RN e Bonsai Potiguar, Valeu muito para nós amigo JOSÉ MARTINS (Bonsai-Nordeste/Natal/RN.

    Rafael, bom dia! Notei pelo seu post que vc sentiu dificuldades para entender a minha concepção de educação para a sua muda de ficus variegata. Isso é compreensível. Para dirimi-las fiz um desenho esmiuçando os passos que considero uma das formas possíveis de moldar a sua planta em um futuro bonsai. Você verá com o tempo que existem inúmeras possibilidades de estilos para desenvolver qualquer planta em bonsai. Outros colegas poderão apresentar outros projetos para a sua muda. Isso é que é gostoso no bonsaísmo. Existem vários caminhos para se alcançar o mesmo objetivo, mas esse objetivo deve contemplar os preceitos básicos de uma árvore com estilo equilibrado, sereno, que retrate a paz contemplativa da natureza e só assim você terá em suas mãos um verdadeiro bonsai. Espero que tenhas apreciado esse meu esforço. Um abraço!


Para ver o desenho vá ao Bonsai Potiguar:
http://www.grupos.com.br/blog/bonsaipotiguar/

Um abraço!

Dúvidas Sobre Meu Bonsai!!!

13:31 @ 19/11/2007

Olá, Bom Dia...Me chamo Rafael. Tudo bom? Espero que sim!

 

Gostaria, se fosse possível, de uma ajuda de vocês.

Comprei um Bonsai a uma semana e estou tendo dúvidas de qual é o nome verdadeiro dele.

Já vi algumas fotos na net e verifiquei pela aparência igual ao meu para saber qual é o nome (espécie) dele.

Encontrei: Ficus Variegata, Ficus Trançado, Ficus Benjamina Variegata, Ficus Benjamina Starlight, Ficus Fukinagashi e Ficus Jangada.

Por isso, estou mandando em anexo algumas fotos do meu Bonsai para vocês darem uma olhadinha e me responder realmente qual é o nome verdadeiro do meu Bonsai. E li também que ele nem é considerado um Bonsai, e sim um PRÉ-Bonsai. Isso é verdade?

E queria saber também se tem algum site que tire dúvidas de como cuidar dele e tudo mais.

 

Desde já fico grato pela atenção e aguardo retorno.

 

Atenciosamente,

Rafael Fernandes

 

 

 

Ipê Branco

12:14 @ 07/11/2007

Itamar, semeei algumas pra fazer o teste, vamos ver desta vez.....

Deixe elas na superfície msm. Abço a tds

Pequeno Shimpaku

21:19 @ 27/10/2007

Que eu começei com um raminho

.....espero estar evoluindo.....na paz do Bonsai. Um abço a tds

Gde Ronaldo do Horto!

21:04 @ 27/10/2007

A Serissa começa a tomar forma..........

........mas o fotógrafo.....só msm Itamar. Um abço a tds

É primavera!

00:07 @ 18/10/2007

O blog anda meio parado, vamos comemorar a estação!Abço a tds

A jibóia do Horto

18:26 @ 16/09/2007

Esta bela jibóia, segundo o Ronaldo Pereira, foi encontrada pelos escoteiros quando se encontrava machucada. Está sob cuidados e tratamento no Horto Parque das Serras.

abçs

Itamar

Queimada II

18:21 @ 16/09/2007

Mais fotos

itamar nobre

Queimada

16:36 @ 16/09/2007

Após o anúncio do Ropedar de que havia ocorrido uma queimada nas dunas próximas ao horto Parque das Serras fui fotografar para deixar aqui o registro. É lamentável.

Vejam a fotos abaixo.

Itamar Nobre

Ficus microphyla

20:10 @ 14/09/2007

   

Exposição no Parque da Dunas

17:33 @ 12/09/2007

Segue abaixo algumas fotos da exposição no Parque das Dunas. 02/07/2007

Kengai

10:39 @ 11/09/2007

   

Um muda de Jurema Branca

18:34 @ 09/09/2007

Estou postando uma foto de uma muda de jurema bca para apreciação. Ainda está sendo trabalhada.

abçs

itamar

Para que não foi para os três dias de evento no Parque das Dunas a opção foi o nosso encontro do mês no horto!

A 1ª Pegada na Jiboia agente nunca esquece! Não é Rafael?!

a 2ª Pegada é mais relax, até mesmo para um Prof. de Karatê e Bonsaista ...

Este é Waldeck Araújo, chegou com todo o gás para somar no Bonsai-RN ...

O Dilsão orientando (teoria e Pratica) na podação das folhas e no reenvasamento dos dois Bonsais sobre pedra (Ficus Benjamina e Retusa de 16 anos) de Waldeck ...

O Mestre Dilson em Ação ...

É na simplicidade que se chega a Perfeição! ...

O toque final e no Ficus Retusa sobre Pedra de 16 anos, e termina as explicações e orientação que seguiram Waldeck para sempre na arte do Bonsai.

Olha como ficou! É ou não uma arte apaixonante?!

Um abração para Todos e Todas.

    Pessoal, vejam este lindo squamata colhido em yamadori na montanha e o seu desenvolvimento até chegar a ser a esta maravilha!

Uma verdadeira jóia da natureza!




Um diamante bruto!




Agora trabalhado com os jins e sharis e as podas de troncos e folhagens.



A perfeição agora exibida em todo o seu esplendor!