Grupos

Wisteria floribunda

16:41 @ 02/01/2007

Vejam que espetacular a floração deste bonsai.

A Wisteria japonesa ( Wisteria floribunda) é uma liana da família das  Wisterias. Foi trazida do império do sol nascente por George Rogers Salão em 1860. Desde então, tem se tornado  a mais florida das plantas dos jardins americanos.

A floração da  wisteria japonesa  é talvez a mais espectacular da família das Wisterias. Ostenta  grandes  flores brancas, violetas, ou azuis aglomeradas. As flores carregam uma fragrância distintiva similar ao de uva.

Pinheiro branco japonês

00:32 @ 03/01/2007

Estilo Kengai ( cascata em queda total). A forma dessa árvore lembra a daquelas que crescem à beira de penhascos ou desfiladeiros.

Acer palmatum

00:37 @ 04/01/2007

Aqui ocorreu uma sobreposição de estilos. Hokidachi (vassoura) e Moyogi ( ereto informal), mas a hamonia e a sensação de serenidade é completa.

Azaléia Satzuki

16:08 @ 05/01/2007

Caqui

16:11 @ 05/01/2007

Minhas nativas

18:17 @ 08/01/2007

gente boa, vejam a minha jurema branca, as juremas pretas e a ubaia.

Jurema branca

jurema preta 1

 

jurema preta 2

 

ubaia azeda

 

abçs

itamar

Fiz uma mesa co material de sucata e gostaria de partilhar com vcs. Vejam a seguir:

 

Um eixo de bicicleta + uma catraca e coroa de moto, todos soldados como mostra a imagem abaixoM

 

duas tábuas circulares com 30 cm de diâmetro

 

Parafusa-se as peças conformae mostro aqui:

outra vista:

 

agora mostrando o freio ainda improvisado, pois pretendo melhorá-lo. Se quiser pode-se colocar uma borracha sobre a tábua de cima.

 

Fiz duas dessas, ms só adaptei o freio em uma delas. Penso em repassar a segunda.

itamar nobre

Mesa de sucata de vitrola

15:57 @ 09/01/2007

encontrei essa bandeja de uma vitrola que iria para o lixo e fiz o REUSO, adaptando uma plataforma de madeira e uns pés de bloco de madeira nela. Ficou uma belezura e funcional.

abçs

itamar nobre

Visita ao Sergivaldo Costa.

00:48 @ 12/01/2007

     No dia 11/01 estivemos (Edmar, Itamar e Sérgio) visitando o Mestre Sergivaldo Costa em sua residência na cidade de Cabedelo. Fomos muito bem recebidos por ele e sua esposa, D. Dulcinéia, que nos acolheram de forma simpática e carinhosa. Sergivaldo nos mostrou seus belíssimos bonsais de espécimes nativas do nordeste, assim como outras variedades que cultiva em seu bem organizado viveiro. Conversamos um bom tempo sobre temas ligados ao Bonsai, trocamos sementes, ganhamos  alguns e  adquirimos outros bonsais. Em seguida esticamos até o restaurante "O Bocão" e traçamos uma deliciosa picanha. Um filé! Ambiente de primeira!  Nossos sinceros agradecimentos ao casal amigo pela recepção cordial e prestativa.

 

Sergivaldo Costa, Edmar, Sérgio e Itamar.


Um dos mais belos bonsais do Sergivaldo: um belíssimo pau-mulato!


Esse Araçá-piroca  é uma obra de mestre!


Pense numa Jurema branca de excelente trato e cultivo! Obra-prima!


Uma estupenda Caliandra!


Vista do viveiro do mestre Sergivaldo Costa onde se denota a organização do ambiente, o extremo esmero e cuidado com os excelentes bonsais de sua coleção. O endereço do site do mestre Sergivaldo é : www.nativosdonordeste.com.br

 

 

Itamar no viveiro de Sergivaldo.  The heaven is here!


Em João Pessoa,  perguntava Itamar: -E agora... pra onde nós vamos, Edmar? O homem é uma fera no volante e, modéstia à parte, eu estou ficando um perito em fotografia. Essa ficou perfeita! Olhem no detalhe do retrovisor!

Ficus retusa x ficus benjamina

00:20 @ 13/01/2007

Para tirar as dúvidas! Existem muitas variedades de ficus, mas pelo menos essas duas nós temos como distingüir.

Essas são folhas do Ficus retusa

Já estas são as folhas do Ficus benjamina. Observem o ápice (ponta comprida) e as bordas (laterais) onduladas.

Flor da caliandra vermelha

22:57 @ 16/01/2007

Oi, gente, olhaí a flor da minha caliandra vermelha

 

itamar nobre

Novato

16:36 @ 18/01/2007

Oi galera, sou novato nesse grupo e no mundo Bonsai! Ontem eu iniciei minha primeira tentativa de obter uma bonsai atraves de semente (Misho)... espero ter sucesso... estou fazendu isso seguindo as dicas da wikipédia... tomara que dê certo...  

Horto

09:02 @ 19/01/2007

Olá Pessoal,

Ví na mensagem do Ronaldo uma referência ao "horto" e fiquei curioso para saber do que se trata. Alguém poderia sintetizar onde se localiza e quais seus principais objetivos??

Um abraço,

Sergivaldo

Bonsai chinês

12:38 @ 24/01/2007

Os chineses têm um estilo de bonsai que tende algumas vezes ao "literati", minimalista.  Alguns preferem árvores com formas que lembram animais.


São mestres no estilo fukinagashi ( varrido pelo vento ) e landscapes.


 Chinese master pieces

 

 

 

A "Celicia" do Hiper!

12:46 @ 26/01/2007

Outro dia eu estava no Hiper e, como sempre, fui dar uma olhada no departamento de jardinagem. Lá chegando me deparei com um caixote de madeira cheio de mudinhas de uma espécie bicolor, variegata, murchinha...quase morrendo. Olhei para o nome escrito na etiqueta e lá estava: CELICIA. Achei engraçado o erro ortográfico e pra confirmar o achado tirei uma folhinha, amassei e cheirei. Era aquele cheirinho característico da Soerissa foetida, variedade "Monte Fuji". Olha aí uma foto da menina!

 

Casa de Ficus!

23:43 @ 27/01/2007

O Ficus é uma espécie muito utilizada em bonsai, mas pode ser usado para fazer casas. Claro que são ornamentais! Esta é da ilha de Okinawa.


Vejam como os troncos se entrelaçam e se unem.


Ela segue uma estrutura básica de metal, mas seu efeito atual e como ficará no futuro prometem!

O Senhor das Guabirabas!

15:40 @ 28/01/2007

Estávamos, eu e o nobre Itamar, colhendo umas deliciosas guabirabas no horto quando, de repente, apareceu o dono. Nos afastamos depressinha, não sem antes clicarmos o seu semblante para postarmos no blog!


Ficus benjamina

13:10 @ 29/01/2007

Esse Ficus benjamina foi desenvolvido por estaquia e já tem uns oito anos. Lembram daquele ficus do Dr. Flávio? Pois esse é resultado de um galho podado daquele bonsai gigante.



Tem um expressivo uro em sua base.


Piteco de dez mil dólares!

11:45 @ 31/01/2007

Esse Pithecollobium tortum, tataré para os íntimos, está à venda na net como "brazilian rain tree" por $ 10.000! É da coleção de Jim Smith, mestre de bonsai da Flórida, EUA. Segundo informes está sendo treinado desde 1979 e tem 34 polegadas de altura e 3 pols. de diâmetro no tronco. Vejam como é valorizado lá fora essa nossa nativa. Outra coisa, a cor branca em vaso, segundo me consta, não deveria ser usada em bonsai. O que vocês acham? 

Espécie?

14:36 @ 31/01/2007

Olá pessoal,

Gostaria de saber a espécie desse pre-bonsai que acabei de ganhar.
Desde Já agradeço.


No endereço abaixo tenho mais fotos dela:
http://picasaweb.google.com/claudiofernandopinto/PrimeirasFotosBonsaiBonitinha?authkey=Q5rxqlu4IF0&pli=1