Grupos

Confraternização do Bonsai RN

20:15 @ 09/12/2006

Vocês não sabem o que perderam! Um gostoso churrasco regado a " vinho madeira", com carne-de-sol, lingüiça de frango e farofa de soja no acompanhamento. Um ótimo bate-papo com  reflexões filosóficas sobre trabalhos sociais e voluntariado. Sentimos a falta dos outros participantes do Bonsai RN, mas... fazer o que, né?

Oi, gente, enfim consegui postar uma msg. Trata-se de como curtir farinha de osso mais torta de mamona. Essa informação eu vi no site do Atelier do Bonsai e fiz uma adaptação e garanto que não libera mau cheiro.

Material necessário:

1 garrafão plástico de cinco litros

1 garrafa pet inteira

1 garrafa pet somente com a metade superior, sem fundo

1 metro de mangueira par aaquário

1 kg de TO + 1 kg de FO

Procedimento:

através de furos, interliga-se o garrfão com as garrafas pet e veda-se ao redor com silicone. A garrafa inteira deve ficar com água até a metade para que a água alivie o odor da amônia (ver a garrafa transparente que tb deve ficar com um pedaço de mangueira como suspiro. Não aparece por causa do fundo, mas está próximo à tampa azul).  A garrafa cortada deve ficar com parte enterrada no solo para que o chão absorva a amônia liberada (ver a garrafa verde).

Mistrura dentro do garrafão de 5 litros as partes de TM 50% + FO 50%, com água, fazendo uma pasta bem molhada e pode deixar passar o tempo. eu aind anão abri a minha. Hj é dia 09 de dezembro de 2006 e já fazem seis meses que eu fiz aminha experiência,pois fiz no dia 07 de junho deste ano. Logo, logo abrirei par aver o resultado.

itamar nobre

 

Serjão e seu ficus

22:17 @ 09/12/2006

 

Esse é o Serjão. Esse homem é um craque. Vejam que belo ficus.

Itamar

Meus tamarindos

19:57 @ 11/12/2006

Oi, gente, vi a msg do Edmar sobre tamarindos e lembrei de mostrar dois exemplares que eu cultivo. A fotografia que verão a seguir é de uma planta que foi feita a partir de uma semente achada debaixo de uma árvore lá na UFRN e a plantei. Ela nasceu no dia 01 de maio de 2005 (tem até data de nascimento). Ambas ainda estão sendo trabalhadas.

A próxima fotografia mostra outro tamarindo, sendo que este eu adquiri lá no Horto Parque das Serras, onde nos reunimos, no dia 01 de outubro de 2005, a planta tb está sendo trabalhada. Só depois da fotografia é que eu vi como ele ainda pode ser mt melhorado. Existem alguns galhos finos entre e abaixo de alguns galhos grossos que eu decidi deixá-los para ver o futuro deles.

abçs

itamar nobre

Meus ptecos e o Grupo Bonsai-RN

13:14 @ 14/12/2006

Oi, gente, estou postando a memória da formação do nosso grupo Bonsai-RN. A primeira reunião foi na casa do Leilton Lima, no dia 06 de agosto de 2005. Lá o Sérgio Barbosa me deu umas sementes de ptecolobium, que eu plantei e só nasceram no dia 17 de outubro de 2005. Vejam as imagens a seguir.

Ptecos nascidos no dia 17 de 0utubro de 2005.

 

Pteco 1

Pteco 2

As imagens a seguir são da nossa reunião:

Os primeiros reunidos da esquerda para a direita: Mazinho, Sérgio, Natalício, Leilton, Poti e Itamar. (a foto foi feita pelo Matheus, o filho do Leilton)

Poti e sua graviola-manga:

Sérgio e seu tamarindo.

abçs

itamar

 

Estas fotos é da 1ª Reunião do Bonsai-RN no Horto, em 03/09/2005, as presenças de Leilton, Itamar, Serjão, Jordão e Ronaldo (eu), após um passeio no morro para selecionar plantas para yamadore. Ronaldo (Bonsai-RN).

Sonho que se sonha junto.

14:55 @ 20/12/2006

Sei que é sonhar alto, mas sonhos são para serem sonhados altos. -Imaginem um cantinho parecido com esse lá no horto, hem? Com sua devidas adequações quanto ao clima e à flora. Um lugar onde pudéssemos expor de forma mais natural possível os nossos bonsais mais bem elaborados, os top-de- linha. Um ambiente de contemplação que nos convidasse à introjeção espiritual e à meditação. Sei que agora temos uma área na qual estão disposto os bonsais e isso já é muito, mas peço que cada um do grupo pense nessa idéia. Talvez possamos amadurecê-la e, com o esforço (leia-se mutirão) de todos, realizar no futuro esse sonho; que, sendo de muitos - como dizia o Raul Seixas- passará a ser realidade! 

Pré-bonsai de quixabeira

10:21 @ 24/12/2006

Oi, pessoal, esta é uma quixabeira que venho cultivando há mais de dois anos. Ela foi propagada a partir de semente, nascida em junho de 2004. A quixabeira é uma planta nativa da caatinga, possui folhas pequenas, fruto tb pequeno, preto e adocicado, mas mt leitoso, cujo leite deixa a boca pegajosa quando o fruto é esmagado e entra em contato com o ar, mas é mt gostoso. Vejam pela foto como está ficando.

 

 

abçs

Itamar Nobre

Caliandra em novo vaso.

10:32 @ 29/12/2006

Pessoal, esse vaso foi feito por mim! "Né lindo o bixim?". Essa caliandra em duplo tronco e plantada sobre pedra vai ter um estilo agora!

Origem do termo.

11:14 @ 30/12/2006

     O termo Bonsai significa "árvore plantada em vaso". É um termo japonês que se aplica ao conjunto: planta+vaso, e não somente à arvore ( por isso é inadequado dizer -Vou podar o meu bonsai!). Os ideogramas  que o representa são:

     Sendo o primeiro BON que significa vaso, jarro, pote ; e o segundo SAI indicando árvore, planta. A pronúncia dá ênfase a segunda sílaba.

     O chinês usa várias sinonímias para o termo, tais como: p'oon tsui, p'an tsai, p'en tsai, pun-sai, pen-sai, penzai, pencai.

     A primeira referência publicada em texto ocidental sobre "as plantas anãs envasadas" - dwarf potted trees - remontam a 1900, Bligth, " Among the plants," p. 258.