Grupos

Dúvidas Sobre Meu Bonsai!!!

13:31 @ 19/11/2007

Olá, Bom Dia...Me chamo Rafael. Tudo bom? Espero que sim!

 

Gostaria, se fosse possível, de uma ajuda de vocês.

Comprei um Bonsai a uma semana e estou tendo dúvidas de qual é o nome verdadeiro dele.

Já vi algumas fotos na net e verifiquei pela aparência igual ao meu para saber qual é o nome (espécie) dele.

Encontrei: Ficus Variegata, Ficus Trançado, Ficus Benjamina Variegata, Ficus Benjamina Starlight, Ficus Fukinagashi e Ficus Jangada.

Por isso, estou mandando em anexo algumas fotos do meu Bonsai para vocês darem uma olhadinha e me responder realmente qual é o nome verdadeiro do meu Bonsai. E li também que ele nem é considerado um Bonsai, e sim um PRÉ-Bonsai. Isso é verdade?

E queria saber também se tem algum site que tire dúvidas de como cuidar dele e tudo mais.

 

Desde já fico grato pela atenção e aguardo retorno.

 

Atenciosamente,

Rafael Fernandes

 

 

 

Comentários

(18:32 @ 19/11/2007) Itamar Nobre disse:
Rafael, acesse o link http://www.grupos.com.br/blog/bonsaipotiguar/month/9-2007.html do bonsai potiguar que vc encontrará explicações feitas pelo Edmar. Itamar Nobre

(20:22 @ 19/11/2007) Ronaldo Araújo disse:
Amigo Rafa, espero que o material enviando te ajude é só teclar! E obrigado pelo convite da sua rede de amigos, o prazer é todo meu! Ronaldo Araújo (Bonsai-RN)

(14:58 @ 20/11/2007) Sandro disse:
Olá Rafael, Suas fotos se referem a uma ficus variegata me parece da especie retusa, a foto não esta muito boa.....no caso não se trata ainda nem de um bonsai e nem de um pré bonsai na verdade se trata de uma muda ainda é muito comum venderem este tipo de muda em supermercados e venderem como bonsai em um vasinho de plastico...Para ser um bonsai a planta precisa ter uma estrutura que infelizmente a sua não tem ainda....te aconselho adquirir algumas revistas e livros sobre o assunto ( olha a revista cultivar Bonsai que sai a cada 4 meses pela editora dois ) nestas publicações você verá varios bonsais e pré-bonsais e poderá entender um pouco mais as diferençcas...tambem te aconselho a visitar foruns como o atelier do bonsai mas não se preucupa em colocar fotos , tenta ver as materias mais antigas e procurar termos como mamadeira, estilos, adubação, etc....e olhe as plantas dos foristas isto ajuda a ampliar a visão doque é bonsai..... Se sua cidade possuir algum bonsaista te aconselho a investir em uma aula...isto fara toda a diferença inclusive para você aprender as tecnicas basicas de aramação, replantio, estilos, etc.... Abraços....

(11:42 @ 21/11/2007) Ed disse:
Grande Rafael. um abraço! Meu amigo esta muda de Ficus benjamina "Starligth" te dará dor de cabeça se vc deseja fazer dela um bonsai. Eu, uma vez, me atrevi a comprar uma porque era de Ficus Wiandii (uma variedade de folhas pequenas). Essa muda na verdade é um trançado de 3 ou 4 mudinhas de ficus. O que eu fiz? Podei todos os galhos livres a partir do trançado e os plantei, o que me rendeu sete a oito pés do ficus que eu pretendia e estou educando-os para fazê-los bonsais pequenos. No tronco trançado que devia ter uns dez centímetros deixei só um galho e o aramei para um primeira curva do estilo moyogi. Plantei-o em um vaso maior e com uma inclinação de 45 graus. Esses troncos trançados se fundem e no futuro ficará dificil alguem dizer que eram trançados. Bom, era isso, mas procure conhecer mais da técnica do bonsai visitando sites, lendo livros especializados e participando de encontros e cursos. A sua evolução nesta arte depende do seu interesse, persistência e paciência. Um abraço!

(15:13 @ 21/11/2007) Rafaffc disse:
aiiii, cada vez vai complicando mais...meu Deus!!! rsrsrs