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O cartão cidadão é um dos documentos mais simples e conhecidos no Brasil. A maioria conhece bem o documento porque ele é crucial para o saque do Bolsa Família. Este, contudo, não é o único uso do pequeno cartão. Há muitas formas de solicitar e uma delas é online. Saiba mais a seguir.

Entenda mais sobre o carrão cidadão

A aparência é de um simples cartão de crédito. Quadrado, pequeno, feito de plástico e com magnético e uma numeração, o cartão cidadão é um documento de identificação de qualquer cidadão cadastrado em um projeto social. Ele é emitido apenas com permissão do Governo Federal.  Todos os brasileiros de alguma forma participam de um projeto social do Governo Federal. Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás, FGTS, PIS 2019 ou PASEP são alguns dos programas em que é preciso se cadastrar e ter um cartão cidadão para efetuar o saque. Uma vez cadastrado em qualquer um dos programas citados acima é automático o envio do cartão. Ele serve para a vida toda e intransferível. Apenas deve ser usado por um único CPF e com apresentação do documento com foto do cidadão cadastrado.

Como se usa o cartão cidadão?

Cadastramento realizado com sucesso no projeto ou programa social o cartão será enviado para a residência do brasileiro beneficiário.  Então deve ser desbloqueado e uma senha criada em uma agência da Caixa Econômica Federal. Quando a senha foi criada ele agora um cartão de saque para qualquer necessidade. Os usuários do Bolsa Família utilizam nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas. No caixa eletrônico é só passar o magnético do cartão e digitar senha. O atendimento nas lotéricas é feito a apresentando o cartão e um documento oficial de identificação com foto. Quando o cartão cidadão for vai ser usado da perna e do tipo de benefício que se quer sacar. O FGTS, por exemplo, é liberado apenas de Momentos Especiais pelo Governo Federal ou na aposentadoria.  Já o bolsa família exige que o cartão seja usado todos os meses.

Como fazer um cartão cidadão online

O documento possui solicitação gratuita e seu pedido pode ser feito quantas vezes for necessário. Em caso de perda ou roubo é só procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para invalidar a primeira via e solicitar uma segunda. Com uma média de 15 dias um novo cartão já chega na mão do contribuinte. A primeira solicitação do cartão é feita quando ao cadastramento em algum programa social. Uma vez que o trabalhador começa a atuar com carteira assinada, por exemplo,  ele se cadastra no PIS (Programa de Integração Social) e receberá o seu cartão. Não há como solicitar o Cartão Cidadão pela internet porque é preciso se cadastrar em um dos programas sociais já falados acima. E nenhum deles permite o cadastramento online sem verificação da documentação. O máximo que pode ser feito virtualmente consultar o saldo do PIS e do Bolsa Família através dos aplicativos da Caixa Econômica Federal. Mas fazer o uso do cartão cidadão solicitar uma segunda via é impossível de ser feito online.