Grupos

Duque de Caxias, 16 de Abril de 2007.

  • Pesquisar reclamações e queixas na Ouvidoria.
  • Fazer uma maior integração com a Secretaria de Saúde.
    • Motiva: acompanhar os dados

Público-Alvo

- Média complexidade

- Foco: violação de direitos

Especial

Complexidade

Suporte (Básica)

1 – PETI

 

1 – Agente Jovem

2 – Sentinela

 

2 – ProJovem

3 – Casa de Passagem

Alta

3 – BPC

4 – Centro de Referência da Mulher

 

4 – PPD

5 – Casa Social Reviver

 

5 – Carteira de Identidade

6 – Coordenação Direito dos Idosos

 

 

7 – Casa Comunitária

 

 

  • Possibilidade parceria com CIEPS para utilização de espaço físico

Básico

Especial

BPC

Centro de Referência de População de Rua

CRAS

Casa de Passagem

Identificação (Carteira Profissional e Identidade)

Casa Lar

Serviço Cartorial

CREAS

Serviço Funerário Municipal

Centro de Referência da Mulher Vitimizada

Banco Municipal de Empregos

Casa Social Reviver

Encaminhamento Médico

Casa Social Renascer

Encaminhamento Jurídico

Casa Comunitária

Agente Jovem

PPD – Violação

PPD

Migração

 

CRAS 1

25 de agosto (1º Distrito)

CRAS 2

Imbariê (3º Distrito)

CRAS 3

Jardim Gramacho e Sarapuí (1º Distrito)

CRAS 4

Vila Urussaí (2º Distrito)

CRAS 5

Vila Ema

CRAS 6

Trevo das Missões e Vila Ideal (1º Distrito)

  

CRAS

1 – Objetivo e Público Alvo

2 – Apresentar à Joyce – CIEPS

3 – Negociação de espaço

     3.1. Coordenação Regional Metropolitana

     3.2. Comissão da SMAST

Se aprovado é encaminhado para outra esfera de negociação

SMAS + CRM + Prefeitura de Duque de Caxias

Recursos humanos e Mobiliário

Contra-partida – Auxiliar de Serviços Gerais

Limpeza, alimentação

Recursos do FMAS

Qual a estrutura daremos para compensar os gastos?


Participantes:

Jaqueline Dutra (Sentinela)

Mauro Morateli (PPRua)

Maria José (PPRua)

Jocenildo (PPD)

Ana Paula (Serviço Social)

Duque de Caxias, 9 de Abril de 2007.

  • Estruturação do PPA para incluir o CRAS e CREAS.
  • CREAS: Crianças, Mulheres, Idosos e PPD.
  • Equoterapia: atendimento para 50 crianças.
  • Avaliação do espaço do sentinela para o CREAS.
  • Situação dos Egressos e Jovens com medidas sócio-educativas.
  • Para onde encaminhar os jovens que saem do Renascer?
  • possibilidade de articular com o Núcleo de Apoio à Vítima e Violência de Acidentes - Secretaria Municipal de Saúde.
  • Estudar a possibilidade de fazer do Sentinela uma etapa do CREAS.


Participantes:

Jaqueline Dutra (Sentinela)

Debora (BPC)

Liandra Carvalho (CRMulher)

Ana Paula (SESO)

Mauro (PPRua)

Links Úteis

10:29 @ 01/04/2007

30/03/2007 - 16:55


Gestores e conselheiros estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social estarão nesta segunda-feira (02/04), em Brasília, para iniciar a preparação da 6ª Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá, em dezembro, na capital brasileira. A abertura do encontro será às 9h, na Procuradoria Geral da República e contará com a presença da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Lígia Gomes.

No encontro, os participantes irão elaborar as diretrizes e o método de trabalho que serão empregados nas Conferências municipais e estaduais que antecedem o evento nacional. Pelo cronograma de atividades, elaborado pela comissão organizadora e pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), as conferências municipais acontecerão de abril a julho. De agosto a outubro, estão previstos os encontros estaduais.

Com o tema “Efetivação do Plano Decenal da Assistência Social”, a 6ª Conferência será realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro deste ano, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Duque de Caxias, 26 de Março de 2007.

Finalidade da Reunião:

Contato com todos os Coordenadores.#

Origem da reunião:

Solicitação da Joyce para estruturar o CREAS.

Necessidade atual:

Conhecer os programas existentes na Secretaria.

Pendências:

Mapeamento dos Municípios e das demandas.

Coordenadores que apresentaram os Programas:

1 - Helena - PETI

2 - Jocenildo - PPD

3 - Mauro Moratelli - População em situação de rua

4 - Débora - Idosos e BPC

5 - Jaqueline Dutra - Sentinela

6 - Ana Paula - Plantão Social e CRAS

Problemas Pautados:

1 - Faltam instrumentos para atender as demandas dos PPD

2 - Não deixar que as pessoas em situação de rua fiquem descobertas, isto é, que quando ocorrem as triagens, elas sejma encaminhadas e consigam as vagas no abrigo.

3 - A quantidade de pessoas que vem sendo atendida no programa BPC e Idosos não reflete a realidade da demanda real.

Uma das soluções:

 - Apostar no poder da intermunicipalidade.

Outros pontos:

Zezé apresentou a necessidade de ter o levantamento de todos os serviços prestados pela Secretaria.

Conclusão:

Após a apresentação e discussão e cientes da valia deste trabalho chegamos a conclusão da necessidade da participação dos outros coordenadores paraestrturuação e tomada de decisão em conjunto.

Temos que procurar saber pq  envio do ofício da Joyce não surtiu o efeito desejado para a promoção da reunião.

Ainda faltam os seguintes programas:

1. Isenção cartorária

2. Assistência Funerária

3. Ecoterapia

4. Geração de Renda

5. Agente Jovem

6. PBF

Próxima Reunião:

  • 2 de Abril

Pauta:

  • Mais uma rodada de apresentação dos programas que não compareceram
    • Dividir em Atenção Básica e Especial e a partir daí para a média e a alta complexidade
    • Fazer uma nova circular para solicitar a participação de TODOS. 
  • Estruturar em caráter de emergência o CREAS - Motivação: PPA visando a continuidade dos serviços prestados
  • Sugerirmos que após esta estruturação emergencial retomemos as rodadas para formação dos núcleos de proteção básica e especial objetivando Avaliação e Monitoramento sem esquecer que temos que tratar ainda da Vigilência da Exclusão.
  • Ana Paula está com o Anuário da Maria José a fim de fazer o levantamento dos indicadores de Duque de Caxias.

 Participantes:

1. Maria Helena Flanin- PETI

2. Rodrigo - PETI 9114-0263

3. Mauro Moratelli - CR População em Situação de Rua - mauromoratelli@yahoo.com.br - 97884384

4. Maria José Vieira Fernandes - CR População em Situação de Rua - myvfernandes@ig.com.br - 2672-6654/8855013/91042140

5. Jaqueline Dutra - Programa Sentinela - sentinela@duquedecaxias.rj.gov.br - 2771-2879

6. Débora da Sina Santos- Direitos dos Idosos e BPC - deboramarias@best.com.br / 2672-6673 /8745-5965

7. Ana Paula - Serviço Social - Assistente Social do Plantão apguarani@yahoo.com.br

8. Jocenildo - PPD

9. Caela Alves do Nascimento - Sentinela

 

Duque de Caxias, 19 de março de 2007.

1. Ana Paula apresentou resultado de pesuisa realizado para subsidiar a discussã entre este e os documentos do MDS, cujas cópias foram possibilitados aos participantes.

Faça o download da apresentação na opção Disco Virtual.

2. Maria José esclareceu a quantidade de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) definida para as características do Município, totalizando em 16. Foi colocado também que inicialmente serão implantados 02 (dois) CRAS - 1º Centro e 3º Distritos (Centro e Imbariê). Foi informado também que Duque de Caxias já pode ser considerada metrópole, pois possui mais de 900.000 habitantes. Já ultrapassamos a 1 milhão.

3. Refletiu-se que a estrutura do CRAS do 1º distrito está montada e funcionará no espaço físico da SMAS - apesar de não ser o ideal -  operacionalizando os programas/projetos sociais já existentes.

Quanto ao CREAS já existem algumas estruturas montadas, contude faz-se necessário identificar os serviços sociais oferecidos, levantamento dos agrupamentos e dos programas e projetos por eles desenvilvidos.

4. Estabeleceu-se a formação de duas Comissões. Uma para pesquisar os dados do território e outra para levantar a rede de serviço inicialmente as públicas municipal, ficando assim distribuida:

Subcomissão Territorial:

Ana Paula, Edson, Fernanda, Zenaide. Reunir-se-ão na 6a. feira - dia 23/03 às 16:00h, na Casa Social Reviver.

Subcomissão Rede de Serviço:

Débora, Fábio, Jaqueline, Liandra, Mauro, Rodrigo e Sonia.

5. Próxima reunião: Dia 26/02 Às 9:30h SMAS

Pauta: apresentação da produção das subcomissões.


Participantes:

1. Zenaide Sacic- PETI

2. Rodrigo - PETI 9114-0263

3. Mauro Moratelli - CR População em Situação de Rua - mauromoratelli@yahoo.com.br - 97884384

4. Maria José Vieira Fernandes - CR População em Situação de Rua - myvfernandes@ig.com.br - 2672-6654/8855013/91042140

5. Jaqueline Dutra - Programa Sentinela - sentinela@duquedecaxias.rj.gov.br

6. Débora da Sina Santos- Direitos dos Idosos e BPC - deboramarias@best.com.br / 2672-6673 /8745-5965

7. Ana Paula - Serviço Social - Assistente Social do Plantão

8. Sônia Lopes Cunha da Silva - CRMulher - soniassocial@ig.com.br - 9379-8976/2783-6267/3661-9306(Fórum)

9. Edson - Casa Social - Administrador - 9757-4033

10. Fernanda Cardosos - Casa Social - Assistente Social - 2671-8055 / 99550210

11. Liandra L. Carvalho (CRMulher) - 2672-6667 /8234-1001

Duque de Caxias, 13 de Março de 2007.

Por solicitação da Subsecretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, os Coordenadas da SMAS se reuniram com objetivo de estudar a estruturação do CREAS.

O nosso ponto de partida é Projeto Sentinela que está sob a Coordenação de Jaqueline Dutra. Porém, no decorrer da reunião vários pontos foram pautados e chegamos as seguintes conclusões:

  1.  É preciso diagnosticar a situação Secretaria para compreender como o processo caminha atualmente.
  2. Fazer o levantamento de todos os programas existentes de forma que possamos enquadrá-los em Proteção Social Básica e Especial
  3. Estruturar um "Núcleo" ou "Coordenação" ou "Observatório' de forma que viabilize a estratégia, isto é, a visão gerencial das unidades dos CRAS e CREAS.
  4. Atentar para as questões de Planejamento, Avaliação e Monitoramento (PAM) com perspectivas aos Resultados.
  5. Estruturar o organograma da SMAS
  6. 6. Solicitar uma lista dos Programas e Projetos da Secretaria com o nome dos seus coordenadores, para convidá-los a participar das próximas reuniões.

Decido que se farão reuniões todas às segundas-feiras às 09h30min, na sede da SMAS (sala será agendada pela Profª Zenaide) com todos os coordenadores do projeto/programas, para se criar uma proposta e enviá-la a Secretaria de Assistência Social, primeira-dama, Daniele Reis.

  • Próxima reunião: 19 de Março de 2007
  • Pauta: Definir Prtoeção Básica e Proteção Especial e classificar todos os Projetos e Programas da SMAS.


Nesta reunião foi possível contar a presença de:

1. Zenaide - PETI

2. Rodrigo - PETI

3. Helena - PETI - Supervisora de Campo

4. Márcia - CRMulher

5. Sônia - CRMulher

6. Mauro Moratelli - CR População em Situação de Rua

7. Maria José - CR População em Situação de Rua

8. Jaqueline Dutra - Programa Sentinela

9. Débora - Direitos dos Idosos e BPC

10. Edson - Casa Social - Administrador

11. Rafael - Bolsa Família

12. Ana Paula - Serviço Social - Assistente Social do Plantão