Grupos

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio – Enem tem um grande incentivo para mandar bem ao realizar as provas neste ano e querer uma ótima aprovação: em 2018 será maior o número de universidades que vão utilizar a nota do Enem como critério para seleção. A Universidade de Campinas (Unicamp) deve aprovar cerca de 20% de alunos sem a necessidade de realizar o vestibular, somente com a nota do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, com a intenção de avaliar o desempenho de estudantes do ensino médio em escolas públicas e particulares do Brasil, oportunizando também ao estudante de ingressar em uma universidade com bolsas de estudo. O resultado das provas aplicadas neste ano está previsto para o dia 18 de janeiro. Após o estudante saber o seu resultado, pode se inscrever para programas como o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, mais de 30 universidades já utilizam a nota da prova para o processo seletivo de vagas na universidade, além da Unicamp. Já são mais de 1200 pessoas que começaram os estudos em uma universidade fora do País usando a nota do Enem. Uma nova alternativa para quem deseja começar os estudos em um ensino superior, mas sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, é o Educa Mais Brasil. O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 70% do valor para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, idiomas, preparatório para concursos, pré-vestibular e EJA – Educação Jovens e Adultos para quem não tem possibilidades de pagar uma mensalidade integral para ter acesso ao ensino particular. Cerca de 900 mil pessoas já se inscreveram no Educa Mais Brasil e tiveram um excelente ensino de qualidade, agregando valor ao currículo e conseguindo um bom posicionamento no mercado de trabalho. Para fazer a sua inscrição educa mais brasil basta levar alguns documentos até a instituição de ensino escolhida após receber a confirmação de aprovação e comprovar que não possui situações financeiras para pagar a mensalidade integral. No caso de bolsas de graduação, o candidato tem que estar a pelo menos seis meses sem estudar para conseguir ser aprovado.

A rotina de quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM pode ser um pouco estressante e não muito divertida durante o ano. O desejo de atingir uma boa nota e conseguir uma bolsa de estudos na melhor faculdade é o que muitas pessoas sonham e por isso se dedicam priorizando os estudos, em troca dos momentos de lazer. No próximo domingo (11), vai acontecer a segunda etapa do ENEM 2018 onde mais de 5,5 milhões de pessoas vão participar. No segundo dia de prova serão aplicados os cadernos de ciências da natureza e matemática, tendo até cinco horas para resolver 90 questões. Para aqueles estudantes que não compareceram no primeiro dia de prova, é recomendado que compareça nessa segunda etapa pois pode perder a gratuidade de inscrição no próximo ano. Dicas para o segundo dia de prova 1° As regras continuam sendo as mesmas para o segundo dia de prova. É importante que o candidato fique atento ao relógio, o ENEM será aplicado em quatro fusos horários diferentes. Os locais de provas e horários para o exame seguem sendo os mesmos do primeiro dia. 2° Separe tudo que você precisa levar, um dia antes! Não se esqueça: documento de identificação oficial com foto, caneta de tinta preta revestida com material transparente e cartão de confirmação da inscrição impresso. Caneta de material não transparente, corretivo líquido, dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smarthphones, tablets, ipods, gravadores, pen drives e relógios), fones de ouvido, gravador ou receptor de dados de imagens, vídeos e mensagens, impressos ou anotações, lápis, lapiseira, livros e manuais, não entram de maneira alguma. EVITE LEVAR PARA O LOCAL DE PROVA! 3° Se alimente de maneira equilibrada e mantenha a calma antes do exame! Beba muita água e coma alimentos leves, frutas e verduras são uma ótima opção. Aproveite o dia anterior para descansar e dormir bem, dê uma pausa para a sua cabeça e deixe os materiais de estudo de lado, afinal, você já se preparou o ano inteiro, né? Uma boa noite de sono fará com que você se concentre melhor para responder a todas as questões. Mas, se por acaso você não conseguir atingir uma boa nota no ENEM e seu sonho for ingressar em uma universidade, não deixe de conhecer o Educa Mais Brasil . O Educa+ fornece bolsas de até 75% de desconto para aquelas pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com 100% da mensalidade. Faça sua inscrição educa mais brasil e aproveite para qualificar seu currículo.

Depois do primeiro dia de provas com questões de linguagens, ciências humanas e redação, os candidatos se preparam para o segundo dia de provas do ENEM no próximo domingo (11), com a duração de cinco horas para responder 90 questões. O gabarito do primeiro dia de provas já foi liberado e com ele muitos alunos desanimados com os seus resultados, o que gera desmotivação para fazer a segunda prova. As notas dos dois dias de provas são independentes, mesmo se o candidato não tenha se saído bem no primeiro dia, ainda tem grandes chances de ingressar no Ensino Superior com o resultado do segundo dia de provas. Temos três dicas para a o segundo dia de exame, continue lendo o artigo. Dica 1: Não se desespere e deixe para estudar na véspera da prova, isso só vai prejudicar seu corpo e a mente para o dia seguinte. Confie no que você estudou durante o ano e em seus conhecimentos gerais, relaxe, assista um filme, passe um tempo com sua família e amigos. Mas nada de sair para balada no dia anterior a prova e beber todas, o álcool causa indisposição e mal-estar no próximo dia e você deve estar preparado e descansado. Dica 2: Respire bem e invista em chás naturais. Os chás têm uma boa função calmante e tranquilizante, você vai precisar! Controle sua respiração inspirando o ar até ver o movimento da sua barriga e depois expire devagar. Dica 3: Comece pelo assunto no qual você tem mais facilidade, só assim você não perde tanto tempo com quebrando a cabeça com questões que não lembra a resposta. As vezes ao tentar solucionar outras questões, você pode acabar lembrando daquela que não sabe. Se você está decepcionado com os seus resultados na primeira etapa do ENEM 2018, achando que não vai conseguir se inscrever em algum dos programas do governo como Prouni, Fies ou Sisu porque não estudou o suficiente durante o ano, não deixe de conhecer o Educa Mais Brasil . O programa Educa Mais Brasil Rio Grande do Sul oferece auxilio para quem não tem condições de pagar a mensalidade integral de determinado curso. Com mais de 20 mil instituições parceiras beneficiando quase meio milhão de alunos em todo Brasil, você não precisa da nota do ENEM para se inscrever. Faça já sua inscrição educa mais brasil e aproveite para seguir qualificando o seu currículo e construindo uma carreira profissional de sucesso.

O Enem se aproxima e junto dele vem também a ansiedade presente em milhares de pessoas que vão realizar as provas na busca de uma bolsa de estudos para os próximos anos. As provas vão ser aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos, sendo o primeiro domingo dos cadernos de Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e no segundo dia ciências da natureza e matemática. Confira as 4 dicas especiais que temos para você se preparar fisicamente e psicologicamente em apenas uma semana que antecede as provas. Tire o dia para descansar e passear! Afinal, você já passou meses seguindo a rotina de estudos em casa ou em um cursinho, não é? Agora aproveite para distrair a sua mente e não fique desesperado lendo textos e mais textos ou então, refazendo testes dos exames de outros anos. Aproveite para passear, vá ao cinema, jantar com a família ou conversar com seus amigos. Se permita descansar por um momento, isso não quer dizer que você não tenha foco, somente já se preparou o suficiente durante o ano para mandar bem em todas as questões. Isso não quer dizer que você deve exagerar ao se divertir e distrair! Nada de ir para balada e beber demais no dia anterior. O álcool gera uma sensação de euforia e aumentar a sua ansiedade. Pesquise todos os meios para chegar até o seu local de prova Você já conferiu o seu local de prova? Não deixe para a última hora! Verifique os melhores trajetos para chegar até a unidade sem pegar congestionamento no trânsito e não se atrasar. Faça uma visita até o local para não se perder, cuide quanto tempo vai levar para chegar até o local (caso for de carro ou ônibus) e não se atrase, os portões fecham as 13h (horário de Brasília). Dê preferência para refeições leves antes da prova e prepare os lanches para levar Procure comer alimentos saudáveis antes e no dia do exame. Além de alguns alimentos serem ricos em nutrientes que seu corpo precisa, eles fornecem energia para o cérebro e melhoram a produção de serotonina que é responsável pelo bem-estar. Aposte em chás calmantes e tranquilizantes, podem ser ótimos aliados para este momento. Separe todos os documentos necessários para realizar a prova e não esqueça de levar a caneta Antes de você dormir, deixe organizado os documentos necessários para serem levados no dia da prova para que você não esqueça de nada no meio da correria. Leve um documento de identificação com foto, de preferência o seu RG. Sem o documento com foto não tem conversa, você não pode realizar o Enem. Em casos em que o RG foi roubado ou extraviado, deve ser apresentado um Boletim de Ocorrência. Leve no mínimo 2 canetas de material transparente e tinta preta. Não serão aceitas canetas de tinta azul, vermelha, lápis ou lapiseira. Não esqueça de testar as canetas antes da prova! Não fique triste! Se você não atingir uma nota suficiente para inscrição em algum dos programas do governo para bolsas de estudo no ensino superior, não se preocupe! Você já conhece o Educa Mais Brasil? São milhares de escolas parceiras educa mais brasil que oferecem bolsas de estudos com até 75% de desconto e o melhor de tudo, você não precisa da nota do Enem para se inscrever e conseguir o desconto.