Grupos

TEXTO: A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO



Jô-Ana Ribeiro Martins

joanamartins@bol.com.br



Hoje, a nossa sociedade passa por sérios problemas no que se diz respeito a questão da aprendizagem. O dinamismo da vida atual exige cada vez mais do cidadão um conhecimento ou habilidades que envolva uma grande multiplicidade de saberes,que possa levá-lo a uma interação global entre todas as culturas. A grande questão é ter acesso às informações , e, ao mesmo tempo transformá-las em conhecimentos significativos

O maior desafio para essa nova modalidade de aprender e ensinar com certeza será para os sistemas educacionais de ensino, no nossas escolas, pois se encontram em condições muito desfavoráveis para acompanhar os avanços das tecnologias da informação. Portanto, a escola que é um ambiente de aprendizagem se torna cada vez mais sem atração para os educandos, pois esses na sua maioria já possuem uma vivência significativa com os meios de interação tecnológica.

Toda essa demanda, ao buscar aprendizagem no ambiente escolar não se sente atraído por não encontrar os meios tecnológicos atraentes e eficientes para que possa avançar no processo do conhecimento, que é o seu objetivo principal.

Ainda falta muito nas nossas escolas para que possamos contar com uma aprendizagem coerente com as necessidades do mundo moderno e globalizado. Para que os sistemas educacionais possam interagir com as diversidades atuais será preciso que haja um grande esforço e compromisso de toda a sociedade com o processo de ensino aprendizagem que que se deseja na sociedade globalizada.


Referência Bibliográfica

MONERO, C,; pozo, j. l.Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC.


Comentários

(12:57 @ 01/10/2009) staryoungmd@hotmail.com disse:
JOANA ,PARABÉNS GOSTEI DO SEU TEXTO!