Grupos

Parque do Cocó

 

 

SEMANA VIRTUAL DO MEIO-AMBIENTE

 

Auxiliadora Carvalho

 

         Em Fortaleza, estamos na Semana do Meio Ambiente, com uma programação rica de passeios, pic-nics e palestras no Parque do Rio Cocó. Que acham vocês da idéia de fazermos virtualmente uma programação similar sobre a temática "Salve o Rio Jatobá"? Nessa programação, solicitaríamos das autoridades locais – prefeito, secretários da municipalidade ipueiresnse, além de educadores e moradores - depoimentos, idéias e sugestões com espaços para comentários.

 

       Quem sabe daí poderá surgir, uma Carta de Compromisso em Defesa do Rio Jatobá? Com considerações de importância para o meio ambiente e entretenimento e lazer e um rol de propostas exeqüíveis, proteção de suas nascentes, medidas rigorosas contra agressões ao seu leito, etc... No trecho urbano, uma Avenida Beira Rio, urbanizada e rearborizada, com locais mirantes, para ver o por do sol, balneário (para banhos mesmo no verão) ...Incentivos fiscais para as residências abrirem seus quintais arborizados e ajardinados com calçadas bem feitas e usáveis. Sistema de Vigilância e proteção do meio ambiente e dos usuários... Assim como fizeram com o Açude do Osmon? (nome que aprendi quando criança), hoje bairro chique de Ipueiras.

 

       Veja quantos quintais se transformariam em jardins! Creio que os tempos mudaram as visões de mundo... Fortaleza, por longos anos, deu as costas para o mar... Os quintais das casas da Praia de Iracema (a de maior densidade), foram demolidas após o Plano de Desenvolvimento Metropolitano - PANDIRF - 1979 - consolidado no atual código urbano , votado no Governo Municipal de  Lúcio Alcântara!

 

 

 

EM ADESÃO À CAMPANHA PROPOSTA

 

Solange Rosa

      

 

       Em adesão à campanha "Salvemos o Jatobá", endosso as idéias de Auxiliadora e Jean Kleber, acrescentando mais algumas pistas de ações concretas, como:

 

 

a) formação de grupos de crianças, jovens para realizarem uma limpeza simbólica às margens do rio coletando material poluente. Esta ação pode deve ser divulgada e documentada com fotos para que se comece uma ação de "conscientização" da poplulação;

 

b) debates na radio local abrindo espaço para a população se colocar nas ações a realizar em defesa do rio;

 

c) lista de assinaturas da população para solicitar, do poder municipal, leis de proteção ao rio e de despoluição.

 

      No momento são estas ações, depois lançaremos outras.

 

 

 

Comentários

(23:11 @ 07/06/2006) Jean Kleber disse:
Parabéns Solange e Auxiliadora. A coisa começa bem com as ações em foco que vocês estão apresentando. Também Estou interessado em conhecer as ações da Comunidade do Orkut que trata do rio Jatobá. Vou procurar. Abraço.