Grupos

NOVO ENDEREÇO

00:35 @ 06/08/2007

AS INFORMAÇÕES DA TURMA PODEM SER ACESSADAS AGORA EM UM NOVO ENDEREÇO. O BLOG DOS JORNALISTAS DO IESPES GANHOU NOME E SOBRENOME E PODE SER ACESSADO NESTE LINK:

 

WWW.CIDADEMIDIA.BLOGSPOT.COM

 

CONTINUE ACESSANDO NOSSAS INFORMAÇÕES. OBRIGADO!

   No dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que devemos nos dedicar a fazermos um mundo melhor... Evitando a exploração sexual dos pequenos brasileiros. Muitas vezes eles não estão tão inocentes nessa historia..mas em outros momentos nós somos responsáveis pelo que acontece com eles...
Esse Pacto Virtual é a maneira que nós encontramos de nos manifestar como parceiros dessa iniciativa...
Se você acredita que ainda podemos fazer um mundo melhor... um Brasil melhor...
Entre nessa...
Fazer o bem é uma forma de transformarmos o mundo!!! O nosso mundo!!! E o mundo das crianças e adolescentes que passam por isso...

"Hoje é o dia perfeito pra fazer tudo direito"...

A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma violação de direitos humanos e toda a sociedade brasileira pode contribuir para a proteção das crianças e adolescentes no nosso País.   

Uma pesquisa titulada "Pesquisa Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil" (Pestraf), realizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), com coordenação da ONG Cecria (Centro de Referência, Estudos e Ações sobre a Criança e o Adolescente) revelou que o crime organizado no Brasil utiliza 241 rotas terrestres, marítimas e aéreas para explorar sexualmente mulheres, jovens e crianças. Essas rotas estão divididas em 78 interestaduais, 32 intermunicipais e 131 que ligam o Brasil ao exterior. Os países que mais recebem meninas e mulheres brasileiras para a exploração sexual são Espanha, Holanda, Venezuela, Itália e Portugal. Mas o tráfico sexual não é só internacional. Dentro do Brasil, meninas são levadas das cidades menores para os grandes centros urbanos com a falsa promessa de uma vida melhor.

A exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil é uma realidade, tanto nos grandes centros urbanos como em pequenas cidades. Mas, ao contrário do que se imagina, o problema não tem ligação apenas com a pobreza e a exclusão social. Está também está relacionado com questões culturais como o machismo, o preconceito racial e a idéia de que os adultos têm poder sobre as crianças e os ricos sobre os pobres.

Não vamos mais permirtir que os sonhos dessas crianças deixem de ser realizados por culpa de quem deixou de sonhar a muito tempo!!!

Assine essa idéia...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=32504952

 

 

A diretoria do Movimento pelo Plebiscito e Criação do Novo Estado programa para este sábado, 05, a partir das 19 horas, a primeira blitz em prol da coleta de assinaturas em favor do plebiscito, na Orla da cidade, em Santarém, nas imediações da Praça do Pescador.

 

Durante o evento vão ser distribuídos aos motoristas e transeuntes adesivos e folders para a divulgação da campanha que está acontecendo na região Oeste do Pará e na capital amazonense.

 

A coordenação do movimento já organizou 15 equipes que vão adesivar os veículos que passarem pelo local. Em contrapartida os proprietários podem contribuir com qualquer valor para a confecção de novos adesivos.

 

A campanha de coleta de assinaturas em prol do Estado do Tapajós iniciou no dia 27 de março e se estenderá até o dia 31 de julho de 2007, momento em que as 500 mil assinaturas serão encaminhadas a Câmara dos Deputados em Brasília, pedindo a aprovação do Projeto 0731/2000, que autoriza a realização do Plebiscito.

 

Segundo informações do coordenador do Movimento, professor Edivaldo Bernardo a programação de lançamento da campanha já atingiu 12 municípios: Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Novo Progresso, Santarém, Terra Santa, Trairão, Uruará, Prainha, Óbidos com previsão de coletar 340 mil assinaturas.

 

Pelo cronograma o Movimento tem até o dia 15 de maio para atingir todos os municípios que formarão o futuro Estado do Tapajós.

 

Edivaldo solicitou aos prefeitos e presidentes de câmaras dos municípios de Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Brasil Novo, Medicilândia, Monte Alegre, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Rurópólis  e Vitória do Xingu ao vir a Santarém que façam contato com a diretoria do Movimento na Câmara Municipal para programar o lançamento da Campanha em sua cidade.

Numa partida emocionante, a equipe de funcionários da Administração do Sistema Tapajós de Comunicação (STC) sagrou-se campeã da I Copa de Integração de Futsal Joaquim da Costa Pereira, ontem à noite (01/05), após vencer pelo placar de 5 X 4 o time de Operadores do Complexo da TV Tapajós. Na disputa pelo 3º lugar, a equipe da 94 FM goleou o time do Jornalismo pelo placar de 4 X 0.  

 

O evento fez parte do Programa Motivação e foi sugerido pelos funcionários do STC como forma de melhor integrar os departamentos, além de marcar a abertura do mês de aniversário da TV Tapajós e da 94 FM. A diretora-executiva do STC, Vânia Maia, entregou os troféus ao campeão, vice, 3º colocado e ao artilheiro da competição.

 

Atrações - Um dos grandes atrativos da partida principal foi a disputa pela artilharia entre os atletas Diego Campos (Administração) e Cid Batista (Operadores), sendo este último o vencedor da disputa ao marcar os quatro gols de sua equipe e totalizou 18 gols, enquanto Diego marcou apenas três e somou 17 gols.

 

Outra atração do evento foi o jogo de abertura: uma partida amistosa de futsal feminino disputada por duas equipes de funcionárias do STC dos departamentos de Jornalismo e Administração, que acabou em 8 X 2 em favor da equipe de Jornalismo.

Repórter Diário

07:10 @ 02/05/2007

Os sem-diploma
Os alunos da primeira turma de jornalismo da Unama já se formaram, mas até hoje não viram a cor do diploma. Segundo souberam, a instituição aguarda assinatura do ministro da Educação para validar o curso. Por enquanto, os recém-formados usam apenas uma declaração da Unama para procurar emprego, mas ninguém pode obter o registro junto à DRT.

Linha Direta

Jornalistas de todo o Brasil já se mobilizam para as próximas eleições da Federação Nacional dos Jornalistas, em torno da chapa de oposição “Luta Fenaj”, que tenta reabrir o debate em torno do futuro da profissão. As eleições na Fenaj estão marcadas para julho próximo.

Diário do Pará, de hoje.

Um pouco sobre o Álvaro Adolfo

07:07 @ 02/05/2007

Neste momento em que festejamos os 45 anos de história de uma das mais tradicionais escolas do Pará, como ex-aluno - representante de turma e integrante da banda marcial - quero me somar aos milhares de outros cidadãos e cidadãs que estão a aplaudir essa marca.

A escola Álvaro Adolfo foi uma conquista muito valiosa para Santarém, pois o Estado não investia na educação desde 1947, quando ocorreu a decisão do governador Moura Carvalho, após a doação do imóvel por Paulo Rodrigues dos Santos, de criar a Escola Técnica de Comércio ali instalada.

Coube ao jovem governador Aurélio do Carmo, assinar o Ato de criação da primeira escola pública de segundo grau do interior do Estado. Também, participar em Santarém em 30.04.1962 de sua aula inaugural; da nomeação do pastor batista Sóstenes Pereira de Barros como o seu primeiro diretor e do lançamento, no dia seguinte, em homenagem ao “Trabalhador Santareno”, de sua pedra fundamental no terreno que pertencia ao extinto grupo escolar Borges Leal na esquina da Avenida Presidente Roosevelt, atual Marechal Rondon, com a Barão do Rio Branco.

Quanto ao nome da nova escola, nada mais justo que homenagear um professor do quilate e da grandeza do compromisso que tinha com as causas da educação Álvaro Adolfo da Silveira, falecido em janeiro de 1959. Além de professor e deputado, Álvaro Adolfo da Silveira representou o Pará no Senado da República deste a queda da ditadura Vargas até sua morte. Sempre empenhado em pugnar por recursos à educação paraense, inclusive por uma escola pública de segundo grau em Santarém, fez no Congresso Nacional relevantes parcerias em defesa dos interesses paraenses ao lado de outros ilustres representantes como Abelardo Conduru, Magalhães Barata, Valente Ribeiro, Augusto Meira, Prisco dos Santos e Lameira Bittencourt.

Concretizado o sonho, logo o prédio escolar se tornou pequeno para a nossa grande demanda estudantil com foco no vestibular, condicionando o então governador Alacid Nunes a investir na educação em Santarém, com o novo prédio do Álvaro Adolfo, inaugurando-o no começo de abril de 1966.

Fato marcante na memória:

Após concluir em 1971 o ginásio normal na escola Santo Antonio em Belterra, ingressei na escola Álvaro Adolfo através de um teste de seleção para o curso de Ciências Humanas, concluído em 1974. Ano em que, por haver patrocinado veementes críticas à direção da escola, estando Santarém sob intervenção federal e interessa da Segurança Nacional (Governo Militar), fui dela afastado sob a acusação de subversão no final do mês de maio, retornando em agosto, após responder a procedimentos no Comando do 8º BEC e na Polícia Federal.

No ano seguinte, ingressava na vida político-partidária da cidade, filiando-me ao MDB, movimento de oposição à ditadura militar, por cuja legenda fui eleito vereador em 1976.

Ao sempre lembrado Álvaro Adolfo, credito parte da formação e da sede de conhecimentos que continuo alimentando. Parabéns!

A equipe de Operadores do Complexo da TV Tapajós decide amanhã (01/05) à noite no Ginásio Kanecão com a equipe da Administração do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), quem será o campeão da I Copa Interna de Futsal Joaquim da Costa Pereira. O evento faz parte do Programa Motivação e foi sugerido pelos funcionários do STC como forma de melhor integrar os departamentos, além de marcar a abertura do mês de aniversário da TV Tapajós e da 94 FM.

As duas equipes venceram os dois turnos da competição realizados entre os dias 14 e 21 de abril no ginásio Kanecão. As outras duas equipes, Jornalismo e 94 FM, decidem o 3º lugar também amanhã à noite. Outra atração no evento de amanhã é a realização de um jogo entre dois combinados femininos de funcionárias do STC, em modalidade que ainda não foi definida. 

Premiação - O 2º turno foi disputado em jogos de mata-mata no dia 21 de abril, sendo decidido entre a equipe de Jornalismo e a Administração. As duas haviam vencido na primeira rodada as equipes de Operadores (4 X 2) e 94 fm (3 X 1), respectivamente. Na final houve o empate em 5 X 5, sendo decido nos penaltis em favor da Administração (2 x 0). A equipe dos Operadores já havia vencido o 1º turno, que aconteceu no sistem a de pontos corridos.

 

Além dos troféus ao campeão, vice e 3º colocado, será dado também um troféu para o artilheiro da competição. Dois jogadores das equipes que disputam a final, Cidineuce Batista (Operadores) e Diego Campos (Administração) estão empatados com 14 gols cada.

 

A diretora-executiva do STC, Vânia Maia, confirmou presença no evento para a entrega da premiação.

A história desse embate no futebol, que se transformou em intermunicipal há 12 anos, fará aniversário no feriado da próxima terça-feira.

Há 70 anos, numa tarde de sábado, dia 1º de maio de 1937, no campo do “Coração” da Estrada 8, em Belterra, o Ríver Sport Club, que no final desse mesmo ano por imposição de Ato do ditador Getúlio Vargas (Estado Novo) mudou para Santa Cruz Futebol Clube, recebia a inédita visita do São Francisco Esporte Clube (Esporte, grafia da época), de Santarém, com o amistoso transformando-se no primeiro jogo da história entre belterrenses e santarenos.

O Ríver, fundado meses antes em 12.10.1936 (pioneiro na então vila recém-fundada por Henry Ford) era presidido pelo afamado doutor João Siqueira Mendes, que dispensara tratamento especial ao valoroso “quadro azulino” que chegara a Belterra singrando o rio Tapajós em embarcação especial para apresentar-se com Pelágio- Admir, Manoel Luiz e Anunzinho- Adalgiso e Vavá- Vadico, Crochê, Lauri, Xixito e Lelé.

Com grande afluência de público ao primeiro campo de futebol da Bela Terra, que também estava sendo entregue (atualmente denominado de Arlindo Aires), a contenda histórica terminou empatada pelo escore de 1x1, satisfazendo a todos e inaugurando a série de memoráveis disputas entre belterrenses e santarenos no futebol.  

Aliás, a partir desse marco, Belterra passou a ser celeiro de craques e a atender sempre a Santarém com atletas que só enobreceram e têm, ao longo de todo esse tempo. engrandecido o futebol regional. Dentre esses - apenas para citar uns poucos – Norman, Cabarão, Pelágio, João da Mata, Silvito, Wilson Coelho, Quina, Ramiro, Dedé Cão, Santa Rosa, Jaguar, Oscar, Rosito, Dimas, Edmilson, Quebrado, Queixinho, Carne Seca, Eurico, Zezito, Real, Valdir, Javali, Antenor, Leonardo, Onésimo, Natal, Chico Imbiriba, Bimba, Caipira, Cuca, Rui Sebinho, Paulo Roberto, Canhoto, Valeco, Caveirinha, Guajará, Maromba, Mundão, Navarrinho, Pelado, Bibal, Dirceu, Fantico, Peruca, Pierre, Maginha, Riso, Zé Paulo, Barriga, Zequinha, Bianor, Carpegiane, Belterra, Beto, Chico Belterra, Careca, Clodoaldo, Gatinho, Red e Xinhoca.

Fonte: Arquivo pessoal de Oti Santos/Acadêmico de Jornalismo do IESPES.

As discussões sobre a recusa dos pedidos do DEM, do PSDB e do PPS para que obtenham de volta os mandatos dos 23 deputados que trocaram de legenda este ano e aderiram ao governo, não encerraram após a decisão do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Segundo o jornal Estado de São Paulo, dirigentes dessas três legendas se preparam para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana, dispostos a fazer valer a fidelidade partidária e a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato dos eleitos pertence aos partidos, e não aos parlamentares.

"Os advogados dos partidos já estão conversando. Nossa idéia é preparar o texto do mandado de segurança logo após o feriado e dar entrada conjunta no Supremo", revelou ontem o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Ele lembrou que 6 dos 11 ministros do STF já se manifestaram sobre o assunto - 5 deles a favor e 1 contra a tese - e admitiu que, nesse cenário, os partidos de oposição têm "muita esperança" de sucesso.

Redação Terra

O prefeito de Pedralva (MG), Antônio Eloísio Gomes, o vice, Sebastião Bonete, e o vereador Gerson Luiz Correa - todos filiados ao PR -, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por pertencerem a dois partidos.

Segundo O Estado de S.Paulo, Eloísio Gomes não havia regularizado a saída do DEM. Segundo a legislação, a dupla filiação impede o candidato de disputar eleições.

Redação Terra

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou arquivar os pedidos dos partidos Democratas, PSDB e PPS que haviam solicitado de volta os mandatos dos deputados que haviam deixado as legendas após as eleições. A informação é da Agência Câmara.

O PPS já anunciou que entrará na próxima semana com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ato da mesa diretora da Casa. O partido perdeu oito deputados federais. A ação, de acordo com o presidente do partido, Roberto Freire, será baseada na interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato eletivo pertence às legendas, e não aos eleitos.

Redação Terra

O cerceamento à liberdade de imprensa mais uma vez foi notícia. Na manhã desta quarta-feira, 25, o policial federal, identificado como Alessandro Dantas de Oliveira, agrediu e deu voz de prisão à equipe da TV Record em Belém, formada pelos jornalistas Edílson Matos, repórter-cinematográfico, e Célia Pinho, repórter, além do motorista Marcelo Silva. O policial é acusado de ter assassinado um assaltante, na manhã da terça-feira, 24, em frente ao colégio Grão Pará, no bairro do Marco, na capital paraense, onde a equipe repercutia o caso quando foi presa e teve seu equipamento de reportagem danificado.


Em nota oficial (leia aqui), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiaram a atitude do policial, a qualificando como abuso de poder e como um atentado à liberdade de imprensa. As entidades também condenaram o tratamento desrespeitoso dado aos profissionais, que foram algemados e detidos na sede da Polícia Federal, na capital paraense. O caso foi acompanhado de perto por diretores do Sinjor-PA.


A presidente do Sinjor-PA, Carmen Silva, informa também que o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, entrou em contato com o delegado geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, para pedir esclarecimentos sobre o fato e solicitar providências. Da mesma forma, a Fenaj também está entrando em contato com o ministro Tarso Genro para denunciar o caso.

A Câmara Municipal de Belterra realiza nesta quinta-feira, 26, a partir das 09 horas, o lançamento da campanha de abaixo-assinado pelo Plebiscito do Estado do Tapajós, com a participação do prefeito Geraldo Pastana, dos vereadores e dos representantes do movimento de Santarém.

 

A Câmara Municipal de Santarém estará representada pelos vereadores Reginaldo Campos (PSB), Evaldo Costa (PT), Henderson Pinto (PFL) e Emir Aguiar e Beth Lima (PR), Luiz Alberto e Rui Correa (PMDB).  Além da presença do deputado estadual Antônio Rocha (PMDB).

 

Segundo informações do coordenador do movimento, professor Edivaldo Bernardo cada município tem uma meta para atingir até o dia 31 de julho.

 

No caso de Belterra a meta estabelecida é de 8.964 assinaturas, ou seja, 40% do total da população existente no município, que hoje totaliza 22.410 habitantes, de acordo com informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Ao empatarem com a equipe de funcionários da Administração pelo placar de 6 X 6, o time de Operadores de TV do Sistema Tapajós de Comunicação sagrou-se campeão do 1º turno da I Copa de Integração Joaquim da Costa Pereira, ao final da 3ª rodada do torneio realizada no sábado (21/04) à noite. A equipe foi favorecida ainda pela vitória, no segundo jogo da rodada, da Rádio 94 FM contra a equipe de Jornalismo pelo placar de 9 X 5.

 

A equipe dos Operadores de TV somou 5 pontos, com uma vitória e dois empates (19 gols a favor, 17 gols contra, 02 gols de saldo), ficando com o vice campeonato a equipe da Administração com 4 pontos de uma vitória, um empate e uma derrota (13 gols a favor, 13 gols contra, sem saldo de gols), mesmo número de pontos da equipe de Jornalismo que fez campanha idêntica, mas ficou em 3º lugar por conta do saldo de gols (11 gols a favor, 14 gols contra, -03 gols de saldo). Na lanterna da copa ficou a 94 FM com 3 pontos de uma vitória e duas derrotas (21 gols a favor, 20 gols contra, 01 gol de saldo).

 

Nova etapa - O 2º turno da competição deveria começar no domingo (22/04), mas após um acordo entre as equipes foi definida apenas uma rodada que deve acontecer no meio desta semana, adotando outra fórmula de disputa diferente da de "pontos corridos" utilizada no 1º turno: o sistema "mata-mata".

 

A colocação no 1º turno já definiu os adversários no sistema "mata-mata" do 2º turno: o campeão (Operadores) enfrentará o 3º colocado (Jornalismo), enquanto o vice (Administração) jogará contra o 4º colocado (Rádio 94).

 

Os vencedores dos dois jogos farão a final desta nova etapa na mesma rodada, definindo quem enfrentará a equipe vencedora do 1º turno no dia 1º de maio. Se o campeão do 2º turno for o mesmo do 1º, este será o campeão do torneio e jogará um amistoso contra um selecionado das demais equipes naquela data.

Pantera Negra mantém diretoria

18:42 @ 21/04/2007

O Conselho Deliberativo do São Raimundo Esporte Clube reunido ordinariamente na sede do clube na manhã deste sábado, 21, por 15 votos a 3 elegeu a Chapa 1, confirmando a reeleição de Rosinaldo do Vale, 57, para um novo mandato de 3 anos.

 

A reunião do Condel alvinegro, sob a direção de Sílvio Tadeu Santos que compôs a mesa dos trabalhos com o secretário da Assembléia Geral, professor Antonio Santos Pereira; David Natanael Barbosa dos Santos, fundador do clube e os dois concorrentes Rosinaldo Batista do Vale (Chapa 1) e Cleodoberto Colares Batista (Chapa 2), foi iniciada às 08h30 e transcorreu normalmente com maciça participação. Além de 18 dos 20 conselheiros titulares, compareceram diversos suplentes, atletas, torcedores, curiosos e a imprensa santarena.

 

Após a apuração dos votos, retirados de uma urna gigante nas cores do clube, o vencido Cléo Colares, 42, professor de educação física, que se fazia acompanhar de sua ilustre genitora professora aposentada Zilma Colares, abordou sobre seu projeto e entusiasmo em colaborar com o São Raimundo, bem como reclamou pugnando por mais transparência nas ações da diretoria e na análise das contas desta pelo conselho fiscal.

 

Com o presidente Sílvio Tadeu franqueando a palavra, o conselheiro Oti Santos a usou para registrar os seguintes pedidos: que os estatutos sejam reformados, ampliando-se de 20 para 50 o número de conselheiros no Condel e o retorno da equipe ao campeonato de amadores deste ano, como forma de aquecer a paixão do torcedor sãoraimundino, motivar o futebol santareno de um modo geral e, ainda, para servir de base ao Parazão. 

 

Rosinaldo do Vale, por sua vez, muito emocionado, além de agradecer a confiança do Condel aproveitou para descrever sobre sua paixão pelo Pantera, as conquistas alcançadas sob sua gestão e um pouco de sua história como dirigente do clube iniciada em 1977 como vice-presidente de Felipe Sousa Filho.

 

Finalizando, falou sobre os seus planos afastando qualquer insinuação sobre risco ao patrimônio por conta de dívidas, da parceria e companheirismo do vice-presidente Antonio Sampaio de Sousa, também reeleito, e de sua disposição em nomear para secretário e tesoureiro os mesmos companheiros da diretoria passada.

 

 

Por Oti Santos/Acadêmico de Jornalismo do IESPES.


Contador Gratis