Grupos

Este é o primeiro Post deste Blog dos Jornalistas do Iespes, criado para informar as novidades do mundo das comunicações aos integrantes do 1º Curso de Comunicação Social/Jornalismo, do Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém (Iespes).

Numa idéia discutida entre as coordenadoras da turma Danni e Renata, com a participação do colega Jota Ninos, um dos "Dinossauros" do jornalismo de nossa turma, resolvemos criar o nosso fórum de debates com a possibilidade de enviar rapidamente a todos os integrantes da turma informações sobre as aulas, novidades do jornalismo, notícias interessante ou textos para estudo.

Este blog será um espaço social para informar a todos sobre temas de relevância, sendo inicialmente coordenado pelos três já citados. Isso significa que todas as mensagens que aqui aparecerem, serão o resultado de um consenso entre os três Moderadores, que terão o papel de editores deste nosso Jornal Virtual.

QUALQUER PESSOA QUE PARTICIPE OU NÃO DO GRUPO PODERÁ COMENTAR AS NOTAS AQUI POSTADAS, mas a inclusão destas notas na página principal ou mesmo na caixa de comentários, dependerá da aprovação dos editores, como forma de evitarmos excessos, brincadeiras de mau gosto ou mesmo os famigerados spams.

A intenção é que este seja um espaço ético de debates filósoficos ou de informações válidas para a nossa profissão. Ele estará aberto a TODOS QUE FREQÜENTAM A INTERNET E NÃO SOMENTE AOS MEMBROS DO GRUPO, por esse motivo, as precauções.

O outro espaço é o dos e-mails. Quando alguém do grupo quiser repassar uma informação a todos, basta enviá-la para o e-mail joriespes06@grupos.com.br que a mensagem será espalhada para todos os integrantes do grupo.  A divulgação do e-mail TAMBÉM RESPEITARÁ OS PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE NORTEIAM A INTENÇÃO DESTE SERVIÇO, TENDO A MODERAÇÃO DO TRIO DE EDITORES.

Estaremos sempre abertos para avaliação e, caso o grupo queira rediscutir algumas das normas ou aponte exageros na moderação dos comentários que possam indicar um possível cerceamento da liberdade de expressão, o tema deverá ser discutido junto à turma.

Quem quiser inserir qualquer informação, foto, artigo ou reportagem que ache interessante, é só falar com os editores através do e-mail da turma. Após a avaliação deles, a sugestão poderá ser postada aqui.

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

 

Querida, encolhi a turma...

18:59 @ 21/08/2006

Como já era previsto, no segundo semestre do pioneiro curso de Jornalismo em Santarém muita gente não voltou.

Quando o curso foi anunciado, foram ofertadas 120 vagas para duas turmas, uma à tarde e outra à noite. Mas a turma da tarde não se completou e entre os 80 aprovados no vestibular, alguns aceitaram tentar estudar à noite.

Éramos 62 alunos de Comunicação Social/Jornalismo e contávamos com mais 16 acadêmicos do curso de Publicidade e Mídia, que acompanham algumas disciplinas comuns dos dois cursos. Chegávamos a ter 73 pessoas (!) em sala nas primeiras semanas! Tanto é que foi preciso dividir o pessoal em duas turmas (A e B).

Essa é a triste realidade da maioria dos cursos em faculdades ou universidades pagas. Muita gente se inscreve, faz das tripas coração para continuar, mas chega à triste constatação de que talvez não consiga bancar o curso.

Alguns dos colegas que retornaram ainda negociam débitos e podem até não ficar. Outros ainda tentam voltar, mas grande parte já desistiu ou trancou o curso, esperando as coisas melhorarem.

Agora, estamos todos, confortavelmente, em uma só sala. Somos 43 acadêmicos de Jornalismo (até a última contagem), somados com alguns alunos da Publicidade (que também já não têm os 16 iniciais).

É bem verdade, que com uma sala com menos gente o estudo se torna mais produtivo. Mas apesar disso, torcemos que os colegas que não puderam voltar agora, consigam completar o curso noutro momento.

E caso não voltem, foi bom estar com vocês...

 

Dois retornos e uma perda

00:09 @ 23/08/2006

Na noite desta terça (22/08), registramos com alegria o retorno de mais dois colegas que já constavam da lista de abandono.

O jornalista Ednaldo Rodrigues e a colega Joelza Albarado somam-se agora aos que já haviam retornado no segundo semestre, conforme informamos no post anterior, tendo assim um total de 45 acadêmicos.

Mas no fim da noite, um anúncio em lágrimas: a carismática Denise Abreu, entrou na sala e comunicou, aos prantos, que resolveu priorizar seu curso de Direito na UFPa., já em fase final. Ela emocionou a todos e foi aplaudida por seu gesto simples e sincero.

Continuará conosco e será lembrada sempre por suas participações incisivas e polêmicas nos debates. 

Agora somos 44.

 

Comentários

10:15 @ 23/08/2006

Depois da publicação do lançamento do nosso blog, pelo jornalista Jeso Carneiro, muitas pessoas têm apresentado comentários de boas vindas a mais um integrante da blogosfera. Agradecemos a todos e esperamos que continuem nos dando esse apoio.

Os comentários podem ser lidos na caixa de comentários do post de estréia.

Orkut virou “mico”

00:50 @ 24/08/2006

Essa nota está no Blog do site Observatório da Imprensa:

O Google brasileiro entrou em conflito com o Ministério Público Federal sob a acusação de não ajudar a identificar racistas, pedófilos e neo-nazistas que usam as páginas do site de relacionamento Orkut. No Rio, o Tribunal Regional Eleitoral multou um candidato que usava o Orkut para fazer propaganda eleitoral.

O Orkut, como se sabe, foi dominado por brasileiros. Por isso se tornou estrategicamente desinteressante para a empresa Google internacional. E o escritório brasileiro não tem autonomia suficiente para modificar o produto de modo a atender a Justiça brasileira.

Microsoft e Yahoo! são mais prudentes e costumam só lançar produtos quando têm estrutura montada para atendimento ao cliente. Isso não significa renunciar à popularidade. O Yahoo Respostas brasileiro, por exemplo, lançado há um mês, já é o segundo do mundo, atrás apenas do americano.

 

Na sala de aula, aos pés do mestre Manuel Dutra...

(foto do já saudoso Dudu "por hoje" Dourado)

Em plena Semana de Jornalismo da USP, que vai até sexta-feira no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, estudantes do curso de jornalismo redigiram um manifesto para reclamar das condições de ensino oferecidas a eles. Com o manifesto, eles lançaram a CONTRA-Semana de Jornalismo.

A notícia é do Portal Imprensa, com conteúdo de informações da Revista Imprensa. Vale a pena acessar e ler o Manifesto.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recebe até esta quinta-feira (31/08) as inscrições para o Enade 2006 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).  A inscrição dos alunos que prestarão o Enade é feita pelas instituições de ensino superior (IES) nas quais eles estudam.

Neste ano, 15 áreas serão avaliadas: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores educação básica (formação de professor das séries iniciais do ensino fundamental, formação de professor do ensino fundamental e normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

Para saber mais sobre este processo, do qual nossa turma também vai participar, clique AQUI.

Novo canal de TV em Santarém

18:04 @ 25/08/2006

Alguém já sintonizou o canal 40 em Santarém?

Pois se você sintonizar vai encontrar um novo canal de TV retransmitindo a programação da RIT - Rede Internacional de Televisão, rede evangélica de televisão fundada há 7 anos com o apoio de  "um grupo forte com 25 anos de experiência e que traz consigo várias empresas como: editora, rádio, gravadora e site", conforme é explicado em seu histórico no site da RIT. Segundo o mesmo site, "hoje a RIT conta com cinco emissoras e mais de 80 retransmissoras. São mais de 70 milhões de telespectadores, o que representa aproximadamente 42% de domicílios brasileiros".

O "grupo forte" é na verdade uma grande estrutura baseada no poderio evangélico da Igreja Internacional da Graça de Deus, Missionário R. R. Soarescomandada pelo missionário evangélico R. R. Soares (foto), "o homem que mais tempo se expõe na televisão brasileira", segundo informou a Revista Época, em matéria publicada há três anos (leia mais AQUI).

A matéria da Época dizia ainda que Soares é cunhado do bispo Edir Macedo, com o qual fundou, no final dos anos 1970, a Igreja Universal (atual proprietária da Rede Record), mas depois de uma briga entre eles surgiu a igreja concorrente, que criou o forte grupo com um portal na internet de causar inveja a qualquer multinacional.

Ponta Negra

A Igreja Internacional da Graça de Deus já existe em Santarém há três anos e funciona na Avenida Rui Barbosa, 500, em frente à sua principal rival, a Igreja Universal, que comprou a sede do São Francisco.

Segundo informou com exclusividade  ao blog, por telefone, o pastor Rafael Sussuarana, o canal 40 já funciona em Santarém desde maio, operando com um transmissor de 2 KW de potência, transmitindo integralmente a programação da rede. O transmissor foi instalado no prédio da TV Ponta Negra  e nos próximos meses estará retransmitindo programação local. "Estamos providenciando equipamentos e toda a parte legal do  nosso canal". O blog fez buscas no site da Anatel e do Ministério das Comunicações, mas não encontrou qualquer autorização para funcionamento de uma RTV (Retransmissora de TV) para Santarém.

A programação da RIT conta com grande espaço para noticiários, através do Telejornal Toda Hora. O pastor Sussuarana afirmou que será montada aqui uma equipe para a programação local "a partir de uma seleção de profissionais locais, cujos nomes serão enviados para a aprovação de nossa direção em São Paulo".

Além de jornalismo, a RIT tem clipes evangélicos e programas de pregação religiosa, principalmente do missionário R. R. Soares, que esteve em Santarém no início do mês "realizando vários milagres, com  a graça de Deus", segundo afirmou o pastor Sussuarana.

 

Alterações no blog

14:05 @ 26/08/2006

Visando facilitar a leitura dos posts neste blog, alteramos um pouco o padrão inicial que buscava  implementar cores diversas em palavras destacadas ou linkadas, dando um colorido concretista às notas.

Agora, as palavras coloridas serão aquelas com link para outras páginas na internet. Palavras em negrito serão apenas um destaque no texto para dar maior ênfase no contexto final. Já a utlização do itálico será para destacar ipsis litteris citações de terceiros.

Com relação aos Comentários, na medida do possível responderemos aos mesmos na própria caixa de comentários. Quando considerarmos um comentário relevante para determinado tema, repetiremos este na página principal.

No momento, a turma ainda está se cadastrando no site para que, em seguida, todos possam apresentar textos de suas autorias ou que tenham sido pesquisados na internet.

E como sempre se diz nos expedientes dos jornais "os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do blog".

Aceitamos qualquer sugestão que melhore ainda mais o nosso blog, inclusive (e principalmente) quando houver por ventura erros ortográficos ou de digitação.

Afinal HERRAR É UMANO...

Boas vindas

15:24 @ 26/08/2006

Vale a pena publicar os vários comentários já postados dando boas vindas ao nosso blog. Como já dissemos antes, OBRIGADO!:

 

  • Por Albanira Coelho (acadêmica do curso e editora do Diário do Tapajós) às 19:49 @ 21/08/2006

Por falta de tempo acabei não acompanhando a discussão sobre a criação do blog, mas já que somos pioneiros nada mal implantar também o primeiro blog formado por acadêmicos do curso de comunicação Social em Jornalismo do Iespes. Adorei a idéia e parabéns aos idealizadores.

 

  • Por Amarildo Sena (Acadêmico de Publicidade e Mídia) às 11:40 @ 22/08/2006

Parabéns aos colegas de Jornalismo pelo blog!!! Fico muito feliz pela iniciativa e mais ainda sabendo da competência dos alunos que estão por trás desta idéia. Abraços. 

 

  • Por Alessandra Carvalho (santarena, Doutora em Comunicação e professora universitária em Vitória/ES),  às 13:41 @ 22/08/2006

Desejo sucesso e união à turma. abs   www.karapana.zip.net

 

  • Por Anônimo às 14:12 @ 22/08/2006

Parabéns pela idéia da criação do blog, através dele, todos podem saber as novidades sobre o curso e os eventos promovidos pelos acadêmicos.

 

  • Por Dra. Silvania Franco (advogada e jornalista) às 16:11 @ 22/08/2006

Quero parabenizar aos alunos dos Iespes pela iniciativa do blog, todo e qualquer espaço de discussão e de troca de informação é sempre importante. Coloco-me à disposição para promovermos a defesa do consumidor. Dra. Silvania Bezerra Franco Consultora em Direito do Consumidor

 

  • Por Anônimo às 10:13 @ 23/08/2006

Parabéns pela iniciativa. Espero que seja um espaço democrático, mas responsável, pois tem muita gente aproveitando blogs para vomitar suas besteiras e disseminar discórdia.

 

  • Por Geisa de Olliveira (locutora Rádio Guarany FM) às 09:35 @ 24/08/2006

Olá amigos achei uma ótima idéia a criação desse blog e quero dizer que adoro estar sempre bem informada e estarei sempre aguardando notícias e claro mesmo não fazendo parte dessa turma maravilhosa torço pelo sucesso de todos.

 

  • Por Juvencio de Arruda (publicitárioe professor de Belém) às 21:36 @ 25/08/2006

Nota dez. Grande iniciativa.Bem vindos e façam o favor de alimentar sempre. Viu Ninos?...rs Abs.

 

  • Por Genival Cardoso (jornalista) às 14:56 @ 26/08/2006

Olá acadêmicos. Sou proprietário do jornal Tribuna da Calha Norte, de Monte Alegre, com circulação nas cidades da Margem esquerda do Rio Amazonas. Legal o blog. Espero que essa união para meios de comunicação seja apenas o inicio de uma longa estrada em nossa região. Afinal de contas, nossa região é carente de informação.

Limpando a barra

15:30 @ 26/08/2006

Depois da pressão que vem sofrendo (leia o post neste blog) , o Orkut colocou em sua página uma mensagem para tentar limpar sua barra:

Lembre-se: nós todos gostamos do orkut.com e contamos com a sua ajuda para mantê-lo saudável.

Por favor use o serviço com responsabilidade e seja proativo ao reportar abusos em perfis e comunidades. Conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido.
Veja nossos
Termos de Serviço.

Stay beautiful,
- A Equipe do orkut

Nem bem lançamos este espaço e já nos deparamos com um dos grandes problemas dos blogs: como evitar que determinados comentários saiam do tom democrático e transformem-se em ofensas pessoais e/ou morais, passíveis até mesmo de processos? E quando alguém se utiliza do anonimato para esse tipo de ação, a coisa torna-se ainda mais grave.

Não queremos de forma alguma impedir qualquer manifestação sobre os mais diversos temas, desde que isso seja feito de forma responsável. Afinal, como estudantes de jornalismo precisamos nos pautar por preceitos éticos que tanto são cobrados hoje da grande imprensa. Se desrespeitarmos estes preceitos, como poderemos um dia nos comportar nas redações das empresas de comunicação, quando tivermos nosso diploma?

Diante disso, publicamos hoje as regras para os comentários que devem ser obedecidas pelos leitores deste blog. O modelo é o mesmo de outros blogs e nos foi cedido pelo jornalista Jeso Carneiro, que adota as mesmas medidas no seu espaço de webjornalismo. O não cumprimento destas regras nos forçará a excluir comentários que destoem desta política, como já fizemos hoje.

Queremos que haja sempre o duelo de idéias, desde que não resvale para ofensas pessoais. Os anônimos (ou os que usam pseudônimos) terão vez e voz aqui, pois se não querem se identificar é porque têm motivos e isso deve ser respeitado, desde que estejam dispostos a observar nossas regras mínimas para o salutar convívio com as divergências.

As regras seguem abaixo:

  1. Ao comentar nossas notas, não empregue termos chulos. Se ocorrer, o comentário será apagado;
  2. Não escreva o que possa ser caracterizado como crime de calúnia, injúria ou difamação. O eventual processado neste caso serão os proprietários do blog, já que você estará protegido pelo anonimato;
  3. Comentários com expressões do tipo: "esse governo corrupto e canalha"; ou "sicrano é ladrão"; ou "fulano é viado e não se assume", "o idiota do..." serão sumariamente eliminados e provavelmente não respondidos.
  4. A crítica a pessoas ou instituições podem ser duras e diretas. Mas não devem descambar para a ofensa que configure crime e nem se render ao mau gosto.
  5. No mais, é escrever, comentar, criticar, protestar, se contrapor aos argumentos que você não concorda. Sem desqualificar a pessoa que a expõe.

Obrigado, e continue participando do nosso espaço.

O  risco iminente de um desastre ecológico no Amapá, com o rompimento das barragens de contenção do garimpo Vila Nova, no município de Porto Grande, a 180 quilômetros da capital, Macapá, levou o chefe do 16º Distrito do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), Marco Antonio Palheta, a pedir à Polícia Federal a imediata suspensão das atividades garimpeiras na região. Em ofício encaminhado ao superintendente da Polícia Federal no Amapá, delegado Neder Duarte, o DNPM alerta a PF para o fato de o garimpo funcionar de forma ilegal e sem qualquer preocupação com o meio ambiente.

 

A notícia acima foi divulgada no site Amazonpress, pelo jornalista paraense Ronaldo Brasiliense (foto). Clique no link em leia a matéria completa.

A informação reforça o que estamos discutindo atualmente na disciplina Realidade socioambiental da Amazônia.

Missão amazônica

17:56 @ 29/08/2006

Há tempos a Amazônia sofre com a exploração predatória de seus recursos naturais e com o desrespeito às populações tradicionais que habitam a maior floresta do mundo. Missionários católicos estrangeiros, como prevê a Teologia da Libertação, lutam para reescrever essa história...

 

 

Este é o trecho inicial da reportagem de Carlos Juliano Barros, que está no site Repórter Brasil, e enfatiza o trabalho de missionários como o francês Frei Henri des (foto), que também está ameaçado de morte pelos mesmos motivos que levaram ao assassinato de irmã Dorothy Stang

Os donos da internet

18:10 @ 29/08/2006

Gigantes das telecomunicações querem tomar posse da web e lucrar com taxas sobre sites e serviços online. Telefonia via rede pode estar com os dias contados.


 

Trecho inicial da reportagem do jornalista Ernesto Rinaldi, na Revista Superinteressante deste mês.

 

Você pode ler a reportagem completa clicando AQUI

Imprensa histérica

16:43 @ 30/08/2006

Para o professor de telejornalismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Antônio Brasil, em artigo publicado no site do Observatório da Imprensa, a cobertura da imprensa tem mostrado o aparato tecnológico para cobrir diversos acontecimentos, mas se esquece de investir na formação do jornalista, encarregado de explicar, reportar e acrescentar informações para os telespectadores que assistem as imagens pela televisão.

 

Trecho do livro Imprensa histérica, informação prejudicada - Uma análise da cobertura carioca no 11 de setembro (foto), do jornalista Alexandre Monteiro Barboza, que após dois anos de pesquisas focou o estudo nas edições extras publicadas por dois dos principais jornais brasileiros – O Globo e Jornal do Brasil, sobre o atentado às Torres Gêmeas.  

O livro foi lançado no ano passado, com depoimentos inéditos de jornalistas como Ricardo Boechat, Eliane Cantanhêde, Nilson Lage, Bernardo Ajzenberg, entre outros, o livro, em formato de reportagem, levanta a questão de como a imprensa preferiu as informações oficiais e de agências de notícias, cuja campanha ideológica apontava o principal culpado, Osama bin Laden, e a suposta vítima: EUA - em vez de contextualizar e analisar os fatos, e não sua reprodução espetacularizada.

Você pode ler este livro, de graça, pela internet, clicando AQUI. Outras informações sobre a obra estão no blog do escritor.

Aproveite e leia outros livros de graça no site ebooksbrasil. E falando em textos gratuitos, há também a opção do site Dominio Público, onde podem ser encontradas as mais diversas teses sobre qualquer assunto.

Sobre plágio

17:19 @ 30/08/2006

O plágio é repugnante, desprezível e inaceitável, mas há incontáveis nuances que envolvem o sempre complexo comportamento humano. Meu interesse era o de entender não apenas 'como' ou 'por quê' uma pessoa plagia a outra, mas principalmente o quê a pessoa sente antes, durante e depois de plagiar.

 

Interessante reflexão contida na crônica da redatora, repórter e apresentadora de rádio e TV, Rosana Hermann, que pode ser lida no Blônicas, blog de crônicas variadas de autores nacionais.

Agosto termina hoje, e à partir de amanhã setembro nos traz um mês repleto de datas comemorativas da área das comunicações.

Logo no dia 02/09, comemora-se o Dia do Repórter Fotográfico e na semana seguinte, no dia 10/09, é o Dia da Imprensa e também o Dia da fundação do 1º Jornal do Brasil.

O mês ainda tem o Dia do Radialista (21/09),  o Dia Interamericano das Relações Públicas (28/09) e o Dia Nacional do Jornaleiro (30/09).

O mês de maio é o mais profícuo em datas comemorativas da área da Comunicação. Inspirado nisso e ressaltando a importância do ato de se comunicar, o colega Jota Ninos escreveu este ano um artigo em sua coluna semanal publicada pelo Diário do Tapajós (encarte regional do Diário do Pará). A quem se interessar em lê-lo, basta clicar AQUI.

Mas falando do repórter fotográfico, homenageado depois de amanhã, ele é o profissional que registra imagens para fazer a capa de uma publicação, ilustrar um texto jornalístico ou, simplesmente, fazer uma história à volta dessa imagem. Paralelamente, um repórter fotográfico conversa com o jornalista encarregado do material jornalístico, para se inteirar completamente sobre o tipo de imagens que são necessárias. 

Para homenagear todos os repórteres fotográficos, enviamos os parabéns ao colega de turma, Celivaldo Carneiro (foto), profissional que se destacou nesta área no início de sua carreira no idos dos anos 1980, quando trabalhava na redação do jornal O Tapajós, acompanhando principalmente seu irmão, o então repórter Jeso Carneiro, antes dos dois fundarem o jornal do qual Celivaldo é hoje o editor, A Gazeta de Santarém (que na época se chamou Gazeta do Tapajós). 

Aliás, até hoje Celivaldo não se afastou desta função, que na era digital é ocupada, também, pela a grande maioria dos repórteres. Hoje, as fotos de Celivaldo ilustram com maestria não tão-somente as páginas de seu jornal, como também o blog do Jeso. Algumas destas fotos podem ser apreciadas AQUI.

Na próxima semana apresentaremos em nosso blog, uma matéria especial sobre o Dia da Imprensa e do 1º jornal brasileiro, destacando também a história dos jornais locais.

O ‘jornalista sentado’ trabalha com uma infinidade de fontes distintas, muitas delas oferecendo notícias prontas para publicação. Nesse caso, reconhece-se a idéia de que o jornal (on-line) é um espaço privilegiado, na medida em que transforma determinado acontecimento em notícia via publicação.

 

Trecho do interessante artigo de Fábio Henrique Pereira, que analisa o trabalho dos webjornalistas, profissionais do jornalismo na era digital.

O artigo pode ser lido AQUI.

Primeiro foi a TV, agora também o rádio vai se tornar digital. A nova tecnologia vai possibilitar transmissões de áudio com qualidade de CD, nada de interferências ou chiados, além da transmissão de textos e imagens para o visor do rádio.

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou na semana passada que o Brasil deve apresentar ainda neste ano uma decisão definitiva sobre a tecnologia a ser utilizada na digitalização do rádio.

O decreto estabelecendo as bases da transição do sistema analógico para o digital pode ser publicado até dezembro. Quinze emissoras comerciais do Brasil já testam há quase um ano o padrão de rádio digital norte-americano e importam equipamentos com a autorização do governo.

Mas um levantamento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação aponta que o sistema utilizado pelas emissoras é o mais caro dos quatro disponíveis no mundo.

 

Geórgia Moraes, da Rádio Câmara


Contador Gratis