Grupos

Depois da manifestação contra a Empresa em Santarém por parte de alguns grupos da sociedade, agora é a vez dos funcionários da multinacional demonstrarem sua insatisfação. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA), denuncia a degradação das condições de saúde e segurança dos trabalhadores, resultado do intenso ritmo de trabalho exigido pela empresa para lidar com a demanda de exportações.

Na unidade de Dourados, no interior do Mato Grosso do Sul, funcionários entraram em greve no final do mês de setembro contra o arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho. Eles denunciam que 70% dos trabalhadores que foram demitidos estavam já com problemas sérios de saúde como coluna desviada e comprometimento da audição, resultado das lesões por esforço repetitivo e das doenças ocupacionais.

Para mais informações sobre o caso clique aqui.

 

O líder guerrilheiro colombiano Ricardo Palmera será julgado a partir de hoje nos Estados Unidos. Palmera é considerado o principal dirigente das Farc já capturado.
O julgamento de Palmera é a mais recente evidência de um endurecimento da posição dos Estados Unidos em relação às Farc, que Washington considera uma organização terrorista. Desde 2000, os EUA forneceram mais de 4 bilhões de dólares à Colômbia para o combate à insurgência e ao narcotráfico.

A Justiça Federal em Marabá, no Pará, aceitou o pedido do MPF (Ministério Público Federal) e condenou o fazendeiro Aldimir Lima Nunes a nove anos de prisão e pagamento de multa por submeter seis trabalhadores à condição análoga de escravo. Por ser de primeira instância, cabe recurso da decisão. O fazendeiro cumprirá a pena em regime semi-aberto.
 
 
Segundo a assessoria de imprensa do MPF (Ministério Público Federal), a decisão, publicada no nesta segunda-feira (16/10) no Diário Oficial da Pará, também condenou o fazendeiro por transporte irregular dos trabalhadores, desrespeito dos direitos trabalhistas, falsificação de documentos e crime ambiental.
 
O juiz Carlos Henrique Haddad considerou que o crime de redução de trabalhadores à essa condição "gerou significativo grau de reprovação social, uma vez que foram praticados em grande escala, com o envolvimento de várias vítimas".
 

Dificuldades

16:54 @ 20/10/2006

Estamos para alcançar a barreira dos 1100 acessos neste blog, criado há três meses pelos acadêmicos de Jornalismo do Iespes. Por esse motivo, cabe um pedido de desculpas por não estarmos conseguindo atualizar o blog com maior freqüência.

 

O problema é que até o momento só dois colegas estavam cadastrados em nosso site para efetuar as mudanças e com as provas acvontecendo eoutros compromissos dos  editores deste blog, fica difícil uma melhor atualização. Em poucos dias eestarão sendo habilitados novos colegas para ajudarem na atualização e até o final do curso, queremos que todos os futuros jornalistas escrevam neste blog, nosso jornal virtual onde pretendemos exercitar a produção de notícias que faremos no futuro, para os grandes meios de comunicação.

Um personagem chamado Brasil

17:45 @ 20/10/2006

Se tivesse sido combinado, não daria tão certo. “Olhar estrangeiro”, documentário sobre os clichês perpretados pelos filmes internacionais que têm o Brasil como personagem, entra em cartaz hoje - apenas três dias depois da divulgação do trailer de “Turistas”, produção americana em que um grupo de mochileiros sofre o golpe “Boa noite, cinderela” em uma viagem ao país.

Baseado no livro “O Brasil dos gringos: imagens no cinema”, de Tunico Amâncio, e dirigido por Lúcia Murat (”Quase dois irmãos”), o documentário mostra que a visão estereotipada presente em “Turistas” é a regra dos filmes estrangeiros que têm o Brasil como cenário ou que citam de alguma forma o país.

 

Trecho do texto de Ricardo Calil, falando do documentário de Lúcia Murat sobre o estereótipo do Brasil lá fora, onde só cabem figuraS paradisíacas e mulheres com seios à mostra... Leia a íntegra da reportagem clicando AQUI.

Você, notícia

18:53 @ 20/10/2006

Colaboração da colega Débora Cibele, do Curso de Jornalismo do Iespes, que ao pesquisar na internet encontrou um endereço onde você pode ser notícia!

Para saber como funciona, clique AQUI e siga as instruções. É divertido!

Blog educativo

19:26 @ 20/10/2006

Tem blog novo na internet tapajônica.

É o Blog do Projeto Rádio Pela Educação, da Rádio Rural, coordenado pelas jornalistas Rosa Rodrigues (colega da nossa turma) e Joelma Viana, que na hora vagas também faz poesias que podem ser lidas no seu Blog.

Para acessar o novo Blog do Projeto Rádio Pela Educação  e saber um pouco mais deste grande trabalho de comunicação Educativa com crianças em nossa região, basta clicar AQUI.

 

 

Volta do Oti

20:22 @ 23/10/2006

Depois de um periodo afastado de suas atividades em função de uma cirurgia no coração, o colega e jornalista Oti Santos deve retornar esta semana ao nosso convivio em sala de aula.

 

Oti retornou de Belém na semana passada e continua em repouso, mas sua recuperação está além do esperado.

 

Disputa

18:40 @ 24/10/2006

A UFPa. em Santarém vive um clima de disputa entre duas mulheres pela coordenação do Campus local: logo mais às 18hh30, acontece o debate entre as candidatas à coordenadora do campus da UFPA em Santarém, as professoras Edna Alencar, antropóloga e Marlene Escher, advogada.

O debate terá duração prevista de 90 a 120 minutos e terá como mediador nosso colega de turma, o jornalista Jota Ninos.

O debate terá cinco blocos, assim divididos:

No primeiro, as candidatas terão cinco minutos para apresentação.

No segundo e terceiro blocos, as duas professoras vão responder temas sorteados na hora pelo mediador.

No quarto bloco as perguntas serão feitas pela platéia. Seis perguntas, três para cada candidata, dentre as inscritas serão sorteadas.

E no quinto e último bloco serão feitas as considerações finais pelas candidatas.

A Amazônia será tema de filme

15:08 @ 25/10/2006

A beleza amazônica será mais uma vez "a menina dos olhos" do cinema mundial. A  cineasta  Tizuka  Yamasaki  vai  desbravar  a  Amazônia  e  ressaltar  a  importância  em  manter  esse  patrimônio  mundial  preservado  em  seu  novo  filme: "Amazônia  Caruana".
O  longa-metragem será  rodado  em  boa   parte  na  bela  Ilha  de  Marajó, a partir desse mês de outubro.  O  tema  central  gira  em  torno  da  maior  floresta  do  mundo,  de  suas  belezas  naturais,  da  cultura  de  seu  povo,  das  crenças,  mas  também  dos  riscos  que  há  anos  a  região  vem  sendo  submetida  e  da  importância  em  conservar  essa  natureza  para  gerações  futuras.
A  produção  do  filme  já  está  em  andamento. O  lançamento  está  previsto  para  o  ano  que  vem.  Estão  sendo  sondados  para  integrar  o  elenco  nomes  como  Dira  Paes,  Tony  Ramos,  Caio  Blat,  Du  Moscovis,  Marieta  Severo,  entre  outros.  

Para saber mais, clique AQUI.

Quem já não se perguntou como um político corrupto pode ter uma boa noite de sono depois de um dia recheado de falcatruas?  Como consegue dormir sem peso na consciência?  Talvez um banho antes do sono tenha alguma coisa a ver com isso....


Ora, mesmo que intuitivamente, a grande maioria de nós tem plena consciência da própria imagem moral perante a sociedade ou mesmo de quando estamos sendo anti-éticos em determinadas situações. E mais, podemos até apagar ou compensar essas atitudes anti-éticas, fortalecendo nossa imagem moral. Isso acontece diariamente em diversas religiões que, muitas vezes, utilizam alguma forma de purificação física, como banhos hindus ou mesmo o batismo católico....


 Mas quais seriam as implicações dessa sobreposição psicológica entre limpeza moral e física? Será que forçar certos políticos a um rigoroso processo de higiene os tornaria mais éticos? Ou será que, ironicamente, a limpeza física teria o efeito oposto, fornecendo uma licença para comportamentos não-éticos? Teríamos então que impedir o hábito da higiene pessoal na política? Certamente ainda estamos longe de responder a essas questões, mas esses resultados mostram como atividades mundanas diárias podem ter um impacto profundo na forma como percebemos e julgamos nosso próprio comportamento...

 

Texto de Alysson Muotri que pode ser lido AQUI

Apesar do artigo 54 da Constituição vetar a participação de políticos eleitos em concessões públicas de comunicação, 27 senadores (1/3 do total) e 53 deputados (mais de 10% da câmara) possuem algum tipo de participação comprovada nesse tipo de atividade.

A conclusão é do jornalista Alceu Castilho, que se baseia em dados levantados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), do RS, e pelo professor Venício de Lima, pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da Universidade de Brasília. Além disso, declarações dos próprios políticos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também foram utilizadas para complementar o estudo.

O texto completo pode ser lido acessando AQUI.

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira estende até a meia-noite desta sexta-feira a permissão para manter no ar a página de propaganda de campanha dos candidatos na internet.

A decisão do tribunal foi uma resposta ao requerimento da coligação PT-PRB-PC do B. A propaganda terminaria 48 horas antes da eleição, marcada para este domingo(29/10).

De acordo com o TSE, a medida, além de criar simetria temporal com a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, autorizada até a meia-noite de hoje, beneficia de modo igual também a coligação PSDB-PFL, que também poderá manter a página de sua campanha na internet.

"Com revolta, perplexidade e pesar, nós, jornalistas da Rede Globo, nos vemos no dever de denunciar a insistente tentativa de atingir nossa honra e nossa correção profissional por alguns supostos colegas nestes dias que antecedem o encerramento das eleições 2006".

 

Esse é o trecho inicial da Carta Aberta dos jornalistas da Globo, que repudiam a acusação de tentarem manipular as eleições em favor de Geraldo Alkmin, através dos noticiários da emissora que demonstram sempre uma maior tendência contra Lula. Para ler o manifesto completo, clique AQUI.

Nesta altura da vida já não sei mas quem sou ...

Vejam só que dilema!!!

Na ficha do médico, Cliente

No restaurante, Freguês

Quando alugo uma casa, Inquilino

Na condução, Passageiro

Nos correios, Remetente

No supermercado, Consumidor

Para a receita Federal, Contribuinte

Se vendo algo importado, Contrabandista

Se revendo algo, Muambeiro

Carnê com o prazo vencido, Inadimplente

Se não pago imposto, Sonegador

Para votar, Eleitor

Mas em comícios, Massa

Em viagens, Turista

Na rua caminhando, Pedestre

Se sou atropelado, Acidentado

No hospital, Paciente

Nos jornais viro, Vítima

Se compro um livro, Leitor

Se ouço rádio, Ouvinte

Para o Ibope, Espectador

Para apresentador de televisão, Telespectador

No campo de futebol, Torcedor

Agora, já virei, Galera

E, quando morrer...

uns dirão... Finado

outros ... Defunto

para outros ... Extinto

para o povão ... Presunto

em certos círculos espiritualistas serei ... Desencarnado

evangélicos dirão que fui ... Arrebatado

E o pior de tudo é que para qualquer governante sou simplesmente um ...

Imbecil !!!

E pensar que já fui mais EU !

(Luiz Fernando Verissímo)

 

Ana Júlia ou Almir Gabriel?

13:51 @ 29/10/2006

Nunca uma eleição no Pará esteve tão indefinida.

Hoje os paraenses vão às urnas com a certeza de que a disputa será voto à voto. As duas últimas pesquisas de intenção de votos dos institutos Ibope e Vox Populi apontam um empate técnico, apesar da ligeira vantagem da candidata Ana Júlia em relação à Almir Gabriel.

O PSDB, partido dos Tucanos, está há 12 anos no poder estadual e sentiu nesta campanha o desgaste de sua administração, tendo maior dificuldade de conseguir êxito. A expectativa no início do ano é que Almir, que já foi governador por dois mandatos, conseguisse o terceiro ainda no primeiro turno. 

Entretanto, a aliança nos bastidores entre o PT e o PMDB ainda naquela fase ficou nítida, quando o deputado Jader Barbalho lançou seu primo José Priante e o PT mudou de candidato tirando o deputado estadual Mário Cardoso de cena e colocando a senadora Ana Júlia. Com a entrada na disputa do ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, pelo PSOL, a vantagem tucana foi diminuindo e o 2º turno tornou-se inevitável.

As alianças do 2º turno em torno de Ana Júlia e o crescimento do presidente Lula em nível nacional, podem ser considerados os fatores que levaram a disputa à essa situação.

A força do voto do interior é grande vedete destas eleições. Regiões como o Sul e o Oeste do pará, que sempre foram preteridas nos investimentos dos últimos governos, e por isso lutam por emancipação política, sonhando com a craição de dois novos estados, alcançaram votações surpreendentes no 1º turno elegendo uma bancada considerável de deputados estaduais e federais.

Essa diferença pode ser decisiva no 2º turno. Santarém e Marabá são as duas cidades que poderão influenciar diretamente no resultado, já que a votação para o candidato do governo nestes colégios eleitorais foi muito abaixo da expectativa.

Em compensação, a capital Belém pode acabar sendo o fiel da balança para definir o futuro governador ou governadora.

A mídia e as eleições 2006

14:29 @ 30/10/2006

"A mídia não foi eleita por ninguém, a não ser pelo dinheiro da publicidade que recebe por um discurso que agrada ao poder econômico. Ela já deixou, há muito tempo, de expressar a opinião pública, desde que as concessões públicas lhes foram entregues pelo Estado, em períodos históricos que estão longe de ser éticos e democráticos: a ditadura! A efetividade do poder da mídia (sua ‘audiência’ e suas tiragens) tem apenas bases totalitárias!”

 

Trecho do artigo publicado pela jornalista Marilene Felinto (foto), publicado na Revista Caros Amigos de maio. Foi enviado ao blog pela professora Rosângela Oliveira, de Sociologia Geral e da Comunicação, para reflexão sobre o papel da mídia nesta campanha e pode ser lido na íntegra clicando AQUI.

Opção pelos pobres

14:47 @ 30/10/2006

(...) Lula não pode mais, neste segundo mandato, querer agradar a ricos e pobres. (...) Ana Júlia foi eleita também pelos pobres, em especial a população do Oeste do Pará. Também ela não pode fazer o jogo das minorias, que sempre se beneficiaram dos políticos de plantão, os madeireiros, os latifundiários, as empresas mineradoras e o agronegócio.

 

Trecho do comentário matinal do padre Edilberto Sena (foto), da Rádio Rural de Santarém, publicado hoje no Blog do Jeso Carneiro, após os resultados do 2º turno que consolidaram a vitória petista no Pará, com Ana Júlia no Governo e Lula, na Presidência da República.

Imprensa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu melhorar seu relacionamento com a imprensa em seu segundo mandato, para o qual foi reeleito domingo (29), com quase 58 milhões de votos. A afirmação de Lula foi feita em seu primeiro pronunciamento após a confirmação da vitória. O presidente permitiu que quatro jornalistas que cobriam seu pronunciamento fizessem perguntas.

O presidente sinalizou ainda que pretende conceder mais coletivas. Seu primeiro mandato foi marcado por escassas entrevistas coletivas e um distanciamento das lideranças sindicais dos jornalistas. Rogamos que o presidente, de fato, inaugure uma nova era no relacionamento com a imprensa e amplie sua interlocução com os jornalistas e suas lideranças. (Minael Andrade)


Contador Gratis