Grupos

21 anos de redemocratização: grandes mudanças na sociedade brasileira, e as ligas acadêmicas fazem parte desse processo.

 

Ligas Acadêmicas no Brasil

22:08 @ 15/08/2006

 


 
 

As Ligas acadêmicas foram inicialmente idealizadas num momento de grande tensão político-social. Os anos da ditadura. Enquanto pessoas morriam de doenças infectoparasitárias outras morriam esmagadas pelos governos militares. Nesse contexto, A UNE e UBES buscavam através de passeatas, marchas, palestras, ... meios de solucionar os problemas político-sociais vigentes. Longe da alienação que os governos militares lhes impunham, estes estudantes passaram a questionar a essência do ensino universitário, este de fato alienado, em que cada avanço técnico-científico estava dissociado da realidade além-campus. Assim, o conceito de extensão tem se tornado mais tônico, com raízes mais profundas na construção do conhecimento acadêmico.
Aqueles anos, também, representam mudanças no perfil epidemiológico brasileiro, em que a violência urbana e os acidentes automobilísticos passaram a ter um impacto sobre a mortalidade proporcional maior do que as doenças infectoparasitárias, requerendo-se, portanto, uma abordagem diferenciada oriunda de uma formação universitária também diferenciada alicerçada sobre um novo modelo de causalidade, dito Bio-psico-social e ambiental, em que cada um desses elementos interagiria simultaneamente na determinação de doentes e não mais doenças cujo conceito simplista e ultrapassado conferiria uma abordagem também simplista e ultrapassada a esses problemas.
Então nesses 21 anos de redemocratização, de mudanças profundas na sociedade, de mudanças nas abordagens de Atenção a Saúde e de reformas curriculares, surgiram as primeiras ligas acadêmicas. Numa tentativa de orientar e organizar a criação de Ligas, a DENEM elaborou um guia de criação de ligas que seria um tipo de receita a ser adaptada às demanda locais.
Todos esses elementos e o interesse dos estudantes de participarem de ligas são estímulos para a criação de ligas acadêmcicas. Isso implica atualmente no fenômeno de explosão de ligas em todo o Brasil. Há ligas sobre diversos temas: Pediatria, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia, Acupuntura, Hipertensão, Cardiologia, Neurologia e Neurocirurgia, Nefrologia, etc.


 

Dentro dos diversos temas relacionado  às demandas da Sociedade e baseados no atual perfil epidemiológico brasileiro, surgiram a Ligas do trauma. Existem atualmente 56 ligas do trauma filiadas ao Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (COBRALT) distribuídas por todas as regiões do Brasil.
Estas mesmas Ligas, desde 1999, se encontram anualmente no Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) que é um evento realizado por estudantes de saúde, membros de ligas do trauma. Este evento tem ganhado espaço de destaque no cenário nacional pelo seu grande número de participantes, pela relevância dos temas abordados, pela qualidade de seus palestrantes,...
O CoLT se encontra na sua 8a edição a ser realizada esse mês de agosto em Fortaleza-CE. O anterior, o 7° CoLT, foi realizado em São Luís-MA, sendo essa a 1a vez que esse evento foi realizado fora do centro-sul.
Desde a sua sexta edição, realizada em Curitiba-PR, a nossa liga se encontra filiada ao COBRALT.

     

 

Particípe de nosso grupo de e-mail. Você será muito bem vindo!

I Simpósio da LETUFPE

09:30 @ 30/07/2006

I Simpósio da Liga do Trauma, com o tema "O Trauma na Atualidade" que acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Auditório Jorge Lobo.
As inscrições começam segunda-feira(17/07) com Sr. Ivo da Livraria Artes Médicas(no DAMUC). Cada participante além de pode assistiras palestras, fazer perguntas, também levará um Cd-Room com o conteúdo das palestras(escrito)elaboradas pelos próprios palestrantes.Haverá também filmagem das palestras, onde disponibilizaremos o DVD para os inscritos interessados em adquirir.O certificado será emitido pelo Deptº de Medicina Social e entregues no final do evento. As inscrições são limitadas.
Qualquer dúvida pode procurar Sr. Ivo ou ligar para o DAMUC 21268563.

Vá em arquivos de disco virtual do grupos, lá vc vai encontrar o poster mais legível na pasta Simposio da LETUFPE

Foi muito emocionante.

Experiência sem igual.

Nunca vou esquecer. Desejo felicidades a todos que participaram desse momento.

Numa próxima mensagem, colocarei a lista dos priimeiros membros da Liga.

E também a lista dos atuais membros.

Pô, que momentos legais.

#

Cara, esse pessoal fez muita coisa.

Vale dizer que sem eles a liga não seria o que é hoje.

Tenho esperanças que a liga vá mais longe.

Lembranças

21:12 @ 27/07/2006

Olá, Pessoal,

vejam algumas fotos de cursos de capacitação: