Grupos

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

..

2010


Disciplina: Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências

Departamento de Ciências Biológicas

Professora Doutora Ana Lúcia Crisóstimo


  1. Ficha de registro


Orientações de preenchimento do item 10 do formulário da ficha de registro.

Possíveis assuntos tratados ou atividades desenvolvidas:

    • Observações em sala de aula

    • Participação em projetos de extensão

    • Elaboração de um mini-projeto

    • Elaboração de palestras

    • Aulas ministradas

    • Atividades Pedagógicas – projeto de intervenção

    • Outra...

  1. Relatório final do estágio supervisionado (individual)

      1. Capa

      2. Contra capa: Estágio desenvolvido na escola___...

      3. Características da unidade escolar ou instituição

3.1 * Nome da Escola:

* Endereço:

* Subordinação / vinculação

* Cursos: (exemplo ensino regular, supletivo, técnicos)

* Quantidade de turnos:

* Corpo Administrativo:

* Comentários pessoais da escola e seu funcionamento:

3.2 Ambiente Escolar

Descrever e listar os materiais e equipamentos que poderão ser utilizados para as aulas de ciências. A observação é independente da presença do aluno no contexto escolar:

    • Laboratório e/ou similar: inventário de equipamentos e mobiliário; inventário de material didático; infra-estrutura básica.

    • Biblioteca: inventário de livros didáticos (qual é utilizado no dia-a-dia) do professor de ciência, jornais, livros etc. Verificar se o espaço é utilizado para outras atividades simultaneamente.

    • Salas de aula e sala dos professores; relacionar a existência de sala ambiente, de sala de professores, presença de material pedagógico (relacionar alguns).

4. Currículo Escolar

Anexar copia do(s) planejamento(s) anual da disciplina de ciências vigente no ano de 2010 na escola e apresentado pelo professor.

Relacionar com o documento oficial das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, que pode ser encontrado em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/

 

5. Modalidade de Estágio

5.1 Assinale a modalidade de ensino escolhida para a realização do Estágio Supervisionado:

Modalidade A ( ) Observação e aula de regência

Modalidade B ( ) Participação em projeto de intervenção extensionista

Modalidade C ( ) Palestra

Modalidade D ( ) outra a definir_______________________________

5.2 Nome do professor (es) que acompanhou (ram) o Estágio Supervisionado

6. Relato detalhado da modalidade de estágio desenvolvido

6.1 Modalidade A: observação e regência

        1. Descrição resumida e comentários da observação em sala de aula.

Roteiro de observação em sala de aula: tempo sugerido 4 aulas de registro da observação no relatório final .

  • Anote os principais temas do conteúdo que for ministrado, seja ele escrito no quadro de giz, explicado pelo professor, estudado ou pesquisado em livros, exibido em audiovisuais, praticados em laboratório.

  • Para cada tópico ou assunto desenvolvido pelo professor registre a estratégia de aula correspondente: aula-expositiva, leitura, debate, vídeo, experimentação, seminário...

  • Anote a fonte na qual o professor se baseou para ministrar a aula se necessário consulte o professor sobre isso: jornais, Internet, livro didático, etc.

  • Registre o grau de interesse e participação dos alunos frente ao conteúdo ministrado.

  • Sugestão: para cada aula que for observada, elaborar um registro contendo: local, data, horário, classe/série, professor, tema da aula.


O registro é uma descrição comentada ou não do que se observou, de preferência deve ser feito logo após a observação para não se esquecer os detalhes. Durante a observação é importante ir anotando os pontos que achar mais relevantes para elaboração do registro posterior. Quando as observações forem feitas aos pares, cada aluno deve fazer suas anotações e elaborar seu próprio registro.

        1. Descrição detalhada das aulas a serem ministradas pelo estagiário na regência e apresentação do plano de aula – sugestão no mínimo 4 aulas.

        2. Comentários sobre a participação dos alunos:

          • Distribuição espacial dos alunos em sala de aula observe e registre o comportamento dos alunos em relação a participação voluntária nos assuntos abordados pelo professor, disciplina em relação às atividades propostas;

          • Relação com o professor: observe e registre o comportamento dos alunos nas atividades propostas: passividade, obediência, respeito quanto a presença do estagiário.

          • Participação dos alunos nas atividades propostas: grau de participação e interesse, se questionam, se conversam sobre as atividades propostas.

        3. Principais dificuldades.

        4. Comentários e observações sobre o estágio.

6.2 Modalidade B: participação em projetos de intervenção extensionista

a. descrição resumida do projeto principal

b.apresentação do mini-projeto das ações individuais, a serem desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de intervenção:

Mini-Projeto

  1. Capa: Nome, Curso, RA do estagiário

  2. Nome do Projeto de Intervenção Extensionista

  3. Coordenação do Projeto

  4. Participantes

  5. Local do Projeto de Intervenção

  6. Período total de realização

  7. Objetivo geral do projeto

  8. Ações individuais a serem desenvolvidas junto ao projeto - em tópicos – seqüência cronológica das atividades desenvolvidas em 2010.


c. relatório detalhado das ações desenvolvidas pelo estagiário no projeto de intervenção.

Incluir obrigatoriamente comentários sobre a participação dos alunos da escola: principais dificuldades encontradas, comentários e avaliação pessoal sobre a participação no projeto de extensão. Quanto a participação dos alunos:

  • Distribuição espacial dos alunos em sala de aula, observe e registre o comportamento dos alunos em relação a participação voluntária nos assuntos abordados pelo professor, disciplina em relação às atividades propostas;

  • Relação com o professor: observe e registre o comportamento dos alunos nas atividades propostas: passividade, obediência, respeito quanto a presença do estagiário;

  • Participação dos alunos nas atividades propostas: grau de participação e interesse, se questionam, se conversam sobre as atividades propostas.






6.3 Modalidade C: palestras

a. descrição resumida do tema trabalhado / data e local das palestras

b. apresentação do plano de aula da palestra

c. comentários sobre a participação dos alunos

d. apresentação completa das palentras

Participação dos alunos

  • Distribuição espacial dos alunos em sala de aula, observe e registre o comportamento dos alunos em relação a participação voluntária nos assuntos abordados pelo professor, disciplina em relação às atividades propostas;

  • Relação com o professor: observe e registre o comportamento dos alunos nas atividades propostas: passividade, obediência, respeito quanto a presença do estagiário;

  • Participação dos alunos nas atividades propostas: grau de participação e interesse, se questionam, se conversam sobre as atividades propostas.


e. principais dificuldades

f. comentário pessoal

7. Referências

  1. Pasta com xérox das atividades referentes a instrumentalização para o ensino de Biologia – pasta de estágio no xérox do CEDETEG.



Observações importantes:

  • Ficará a critério do estagiário a inserção de fotos no relatório final;

  • O relatório final poderá ser entregue digitalizado (PDF), impreterivelmente 1 a 5 de novembro de 2010 e será devolvido para possíveis correções até o dia 20 de novembro de 2010. A aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I está condicionada a entrega dos itens I, II e III deste documento, dentro dos prazos mencionados.

  • A quantidade de horas a serem registradas na ficha de registro deve ser, no mínimo, de 20 horas.





Comentários