Grupos



Após anos tramitando na ALERJ o ICMS Verde foi finalmente aprovado na forma da Lei n. 5100 em 4/10/07 e passa a vigorar a partir deste ano, quando distribuirá cerca de 36 milhões de reais aos municípios segundo critérios de conservação ambiental. Este valor (estimado pela Secretaria de Fazenda) ainda representa somente 1% do valor total arrecadado no ICMS, mas a lei já garante 1,8% em 2010 e 2,5% em 2011.

Trata-se da redistribuição de 2,5% do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) segundo critérios ambientais.

Esta redistribuição foi pensada para compensar os municípios que tinhamhistoricamente, o uso de seu território limitado pela presença de unidades de conservação (reservas, parques e etc) ou por mananciais estratégicos para o abastecimento das cidades.

Pela estimativa da Sec Estadual de Fazenda o valor que Miracema vai receber está em torno de R$ 131.746. Além de Miracema, mais quatro municípios da região noroeste fluminense vão receber o valor correspondente ao ICMS Verde: Porciúncula, Aperibé, Cardoso Moreira e Itaperuna.

As informações são do PORTAL MEIO AMBIENTE.

Leia mais: www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com



"Sem dúvida um belíssimo e ousado projeto! Divulgar, por qualquer meio e forma, a imensa teia de complexidades que é o Velho Chico, merece todo apoio.
Sempre foi emocionante, nas diversas pescarias que lá fizemos, desfrutar do por e do amanhecer do sol no meio do rio; presenciar, à noitinha, a subida dos imensos cardumes de matrichãs, piaus, lambarís pelas margens do rio, fugindo dos ataques dos dourados; conviver com o povo rosiano em pleno sertões das gerais... Inesquecível!" (Do Blog do Zéfred)

VEJA MAIS :
Blog LOGRADOUROS DE MIRACEMA: PEDAL LIVRE 2009 - A CICLOVIAGEM SERÁ PELAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Veja aqui o primeiro pedal 2009, treino preparatório para o PEDAL LIVRE 2009 pelas margens do Rio São Francisco.