Grupos



Um sucesso o lançamento do novo volume de Logradouros de Miracema


No último dia 27 de setembro, o Lions Club de Miracema promoveu mais uma noite de lançamento da obra LOGRADOUROS DE MIRACEMA, já em seu volume IV.
O evento foi de muita emoção para os coordenadores, que foram surpreendidos com a apresentação do Hino Logradouros de Miracema, de autoria da coordenadora, Ricarda Maria Leal Alvim e música do tecladista Cláudio Gonçalves, na voz do Grupo de Canto Santa Cecília. Além do coral houve apresentação de música com Joel de Alvim e Silva cantando e o chorinho com o Grupo Academia do Choro.
Com a participação de autoridades locais e da sociedade organizada, o evento marca a conclusão de mais uma etapa da obra que completa um vazio deixado pelas bibliografias até então existentes.
A capa (na foto) apresenta algumas sedes de históricas fazendas do município. O volume IV contém 5 capítulos que tratam dos seguintes logradouros: Rua Antonio Carlos Moreira, Rua Cândido Dias Tostes, Rua Deodato Linhares, Rua Rosário Mercante e Rua Salvador Ciuffo. A obra apresenta a biografia do patrono e histórias pertinentes a cada rua, praça, avenida e prédio público, incluindo ainda depoimentos de miracemenses e amigos de Miracema.
Um trabalho que busca resgatar a memória da nossa gente e da nossa terra, e é confeccionada através de colaborações gratuitas.
Para colaborar com o trabalho ou adquiri-lo envie um email à:
coordenação:
mpmemoria@yahoo.com.br ou
ricardalealvim@ig.com.br

Mais informações, no blog : www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com

Do Jornal "DOIS ESTADOS", p.1 e 4, Ano XX, n º377, 14/11/08.



A Banda Sete de Setembro recebeu no dia 30/11/08, oficialmente, na Sala Cecília Meireles, o título de PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, juntamente com 21 bandas civis centenárias do Estado.
Estiveram presentes: o prefeito Carlos Roberto, o vereador Armandinho e a Secretária de Educação, Regina Titonelli, que receberam também amigos que foram homenagear a banda.

Informações e fotos do site oficial do Município de Miracema.




Capa do Volume IV, de LM


Há dois anos, no dia 20/11/2006, foi lançado o volume I  da obra "Logradouros de Miracema", numa radiante noite ocorrida no Centro Cultural Melchíades Cardoso. Esse trabalho nasceu do encontro virtual de "Conterrâneos e Amigos de Miracema", grupo que se encontra diariamente pela internet.

Desde 2005, vinham os "Miracemenses e Amigos de Miracema" discutindo a terrinha, lembrando histórias antigas, trocando opiniões, manifestações em prol de uma Miracema melhor. Um dos integrantes do grupo, Luiz Carlos Martins Pinheiro, demonstrava grande interesse na história local, com experiência em pesquisas genealógicas há mais de 10 anos, principalmente, no que diz respeito a Miracema, sobre a família Moreira. Nos bate-papos, num projeto intitulado "MIRACEMA, EU GOSTO DE VOCÊ!" (PMEGV), de autoria do amigo Mundinho, o Luiz Carlos recebeu a incumbência de levar adiante sua idéia de escrever as páginas de resgate da memória de nossa terra tendo como escopo os LOGRADOUROS.

Algumas pessoas saíram, outras esqueceram de 'guardar os 15 minutos diários por Miracema', mola mestra do PMEGV, mas o Luiz Carlos, após encontrar o apoio de Tia Ricarda ao projeto, levou adiante, fazendo nascer há 2 anos, a obra 'LOGRADOUROS DE MIRACEMA'.

Alguns atropelos, muitas vitórias, após esses anos contamos já com 4 volumes publicados, com material para lançar pelo menos uns 6 volumes. De impressão doméstica, para viabilizar a falta de recurso financeiro, além de outros benefícios, como a atualização ilimitada, contamos para essa obra com a participação voluntária de miracemenses, do grupo, de interessados 'não-miracemenses', mas que abrem seus baús... e seguimos adiante.

Com muita alegria comemoramos os 2 aninhos de 'Logradouros de Miracema', certos do objetivo alcançado, com a pretensão maior de preservar a memória de nossa terra e de nossa gente, sem nenhum compromisso com patrocinadores, entidades ou qualquer outra fonte que iniba a busca da verdade histórica, apenas a certeza de que cada indivíduo guarda em si uma memória e uma verdade inquestionáveis e também imprescindíveis ao resgate de nossa história.

Tia Ricarda traz ao papel a imagem pitoresca, sensível, de cada cantinho percorrido nos logradouros, para conduzir o leitor a uma viagem pelos vários momentos registrados em cada capítulo sob a forma de fotografias, biografias, genealogias, depoimentos e documentos. O leitor se pega num repente integrado ao cenário, que se não foi seu, foi de seus antepassados ou conhecidos.

Não há aqui a versão conquistadores x conquistados, ou vitoriosos x derrotados, ou criador x criatura, mas a certeza de proporcionarmos um novo olhar ao nosso paraíso, nossa Princesinha do Norte Fluminense, com depoimentos muitas vezes esquecidos e desconhecidos.

Parabéns aos coordenadores por essa vitória! E a todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram com esse sucesso o nosso muito obrigada!


Grupo "Conterrâneos e Amigos de Miracema", 1º e 2º Encontros do Grupo, em Miracema-RJ.
Texto de Angeline Coimbra, 20/11/2008

S.O.S. NOROESTE FLUMINENSE

22:55 @ 20/12/2008

Acabamos de receber informações da paduana Camila Rocha de que a IGREJA SÃO JUDAS TADEU disponibilizou-se a colaborar com uma CAMPANHA DE DONATIVOS PARA OS DESABRIGADOS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA. Camila é neta do Sr. Walber Rocha e nos contou que os pais estão na rua desde o início das enchentes e os avós ilhados, porque moram em apartamento e não têm como sair de casa, nem se alimentar.

PONTO DE COLETA DE DONATIVOS EM NITERÓI-RJ
IGREJA SÃO JUDAS TADEU
Localização: ESQUINA DA PRAIA DE ICARAÍ COM A AV. ARY PARREIRAS
Horário: 08 às 12h e 13h às 18h (LOJINHA).
Após esse horário, falar com o segurança que os donativos são para Pádua.*

*Isso deve se especificado, pois a igreja possui outras ações de caridade.

ITENS PARA DOAÇÃO: água potável, alimentos não-perecíveis e roupas, inclusive de cama.

Ainda estamos com dificuldade para o transporte dos donativos, pedimos a quem possa nos ajudar que entre em contato com o blog. A princípio, no mais tardar segunda-feira, Camila e o irmão irão até Pádua levar os donativos em 2 carros.

Alô AUTOVIAÇÃO 1001, precisamos de ajuda!

S.O.S. NOROESTE FLUMINENSE (II)

22:56 @ 20/12/2008

SOS LAJE DO MURIAÉ

PONTO DE COLETA DE DONATIVOS EM MIRACEMA-RJ

Rádio Princesinha
- qualquer donativo para Pádua e Laje do Muriaé.

SOS PÁDUA - CENTRAL DE DONATIVOS

As doações estão sendo encaminhadas para o posto montado no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida (CERGA), em Santo Antônio de Pádua, próximo à Rodoviária.

SOS PÁDUA

PONTO DE COLETA DE DONATIVOS EM NITERÓI-RJ
IGREJA SÃO JUDAS TADEU
Localização: ESQUINA DA PRAIA DE ICARAÍ COM A AV. ARY PARREIRAS
Horário: 08 às 12h e 13h às 18h (LOJINHA). Após esse horário, falar com o segurança que os
donativos são para Pádua.*

*Isso deve se especificado, pois a igreja possui outras ações de caridade.

ITENS PARA DOAÇÃO: água potável, alimentos não-perecíveis e roupas, inclusive de cama.

SOS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

PONTOS DE DOAÇÃO EM MIRACEMA-RJ:

Stradas Motoclub - qualquer tipo de donativo para Pádua e Miracema (local: Casa Padilha na Rua Marechal Floriano, esquina com a Mattoso Maia)

Farmácias do Mauro - leite, pão e água para Pádua

Armarinho do Chiquinho - leite, pão e água para Pádua, na Rua Paulino Padilha.

Hospital de Miracema - roupas e fraldas descartáveis, para gestantes e recém-nascidos (procurar por Filomena na Secretaria)

Rádio Princesinha - qualquer donativo para Pádua e Laje do Muriaé.