Grupos

MIRAFANTASY 2008 - Não perca!

10:13 @ 01/09/2008



MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: www.mirafantasy.com

FERIADO PROMETE!

13:50 @ 02/09/2008

A região estará em festa no feriado.
Dias 4 e 5: FESTA DO TOMATE - São José de Ubá
Dia 6: MIRAFANTASY
Dia 7: mais FESTA DO TOMATE.
Maiores informações nos sites:
www.saojosedeuba.blogspot.com
www.mirafantasy.com



MAIORES INFORMAÇÕES: www.stradasmc.com.br

ESPERAMOS VOCÊ...

12:42 @ 12/09/2008



No lançamento do Volume IV de Logradouros de Miracema promovido pelo Lions Club de Miracema, em 27/09/08 (sábado), com mais 5 vias públicas da mesma cidade.
Com ele se encerra a primeira etapa desta obra e se inicia a segunda com uma restruturação de sua organização, sobre a qual maiores detalhes serão apresentados no evento. Tudo visando a sua continuidade.

LOCAL: Sede do LIONS CLUB DE MIRACEMA-RJ
Data: 27/9/08 - sábado
Coordenador Geral: LUIZ CARLOS MARTINS PINHEIRO
Coordenadora de Conteúdo: TIA RICARDA




Pesquisadores de um projeto coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos descobriram que o bom  uso de solos e a adoção de  tecnologias adequadas podem aumentar em até 40% a rentabilidade dos cultivos de maracujá no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o engenheiro agrônomo Sergio Cenci, que coordena a pesquisa, os resultados poderão ser aplicados em outras regiões do país.

Com um ano e meio de estudos e testes de campo, os pesquisadores constataram que os resultados são promissores. Eles encontraram variedades de maracujá resistentes às principais doenças, a partir de material oriundo da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Brasília.

"Os testes demonstram que são variedades de alto potencial para uso na indústria, em sucos principalmente, e para consumo in natura", disse o pesquisador, que tem especialização em ciência dos alimentos.

O projeto é um resgate do programa Frutificar, desenvolvido há alguns anos no Norte e Noroeste fluminenses, que se destacava no apoio ao crédito agrícola.


Segundo Cenci, o Frutificar acabou não gerando os resultados previstos porque o produtor não absorvia as informações requeridas para o manejo da cultura.

O objetivo do novo projeto é "preparar o produtor, os técnicos e as indústrias para que eles tenham a capacidade de fazer a inovação tecnológica no processo produtivo". O importante, de acordo com o pesquisador, é que o produtor dê continuidade ao que lhe é repassado.


"Eu diria que hoje o mais importante é revitalizar [a produção com a tecnologia] com bases sustentáveis. Uma produção sustentável, que venha a crescer com o tempo".

Atualmente, o Frutificar continua com o trabalho de  financiamento ao pequeno produtor, mas com uma nova visão integrada de campo e indústria. O programa é parceiro da Embrapa Agroindústria de Alimentos no sentido de recuperar a cultura do maracujá no Norte fluminense.


Em 2004, a área cultivada naquela região alcançava 1.500  hectares. No ano passado, esse número caiu para 450 hectares. A queda foi atribuída por Cenci a problemas tecnológicos. O pesquisador revelou que a demanda das agroindústrias é de 50 mil toneladas de maracujá por ano. A produção nas regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, entretanto, não supera nove mil toneladas.

O déficit é suprido com importação de outros estados. Cenci disse que a baixa produtividade e a necessidade de importação afetam a eficiência da indústria e contribuem para onerar o processo, além de ter efeitos na qualidade da matéria-prima.

Nos próximos 18 meses, os técnicos irão verificar a adaptabilidade dos materiais às condições regionais de clima e solo. Cenci afirmou que, em outubro, os pesquisadores pretendem promover evento com a participação dos produtores, para motivá-los a aderir ao plantio do maracujá.


É o Dia de Campo, evento que também servirá para capacitar a agroindústria. O mês de outubro foi escolhido para o encontro porque coincide com o período de  colheita do fruto.

A pesquisa reúne técnicos da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf), programa Frutificar da Secretaria  Estadual de Agricultura, Federação das Indústrias  do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro).

 

- Agência Brasil


FONTE: www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=70762

VOTE EM PAZ!

01:05 @ 18/09/2008








No dia 5 de outubro, desejamos um dia pacífico, com eleitores indo às urnas manifestarem sua vontade livremente.

Atenção:


"Mesmo que algum candidato desonesto tente pressionar ou  intimidar você, vote  tranqüilo e com a sua consciência porque ninguém saberá em quem você votou."



Frase extraída do GUIA DO ELEITOR CIDADÃO, Senado Federal.

Grupo CONTERRÂNEOS E AMIGOS DE MIRACEMA.

BAÚ DO MARCELINO

19:15 @ 21/09/2008




BAÚ DO MARCELINO é o endereço mais novo da internet, onde o conterrâneo Marcelino de Alvim Tostes nos presenteia com fotos, histórias e lembranças do seu jornal PÁGINA UM e de nossa terrinha.
Não deixe de visitar: http://marcelino.fot.br/





A MORRO AZUL EVENTOS & SOM, do nosso amigo e conterrâneo André Xoxô, lançou a primeira rádio, via internet, de Miracema. Rádio ao vivo, com música de primeira e informações úteis da terrinha. Visite e curta... Para você que fica ligado na net, nada como ouvir um som agradável e manter-se informado enquanto vagueia por esse universo virtual.



Fique ligado na Rádio MORRO AZUL EVENTOS:





Não percam a oportunidade de conhecerem esse trabalho feito em mutirão, sem compromisso com obtenção de lucros, apenas por pessoas que voluntariamente se dignam a fornecer dados, depoimentos, fotos e assim vão registrando a história da nossa gente.
Visite também o Blog LOGRADOUROS DE MIRACEMA.