Grupos

Oiticica ao alcance de todos

18:14 @ 06/10/2006

Reunindo artigos de pesquisadores de cinco países sobre a obra de Hélio Oiticica, coletânea on-line disponibiliza material pouco conhecido do público. Publicação é do Fórum Permanente da Incubadora de Conteúdos Digitais.

 

Para saber mais, clique aqui.

Labcom

18:22 @ 06/10/2006

Livros editados pelo Labcom.
Site dos livros editados pelo Labcom com versões integrais dos livros em PDF 
 
Livros Labcom é um projeto editorial que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom de Portugal.
 
 

Para saber mais, clique no artigo publicado no Universia Brasil.

The Literacy Project

 

Google lança projeto educacional em parceria com LitCam e UNESCO onde oferecerá serviços voltados para estudantes, entre eles, Book Search, Google Acadêmico, Vídeos,Mapas, Blogger e Grupos de discussão.

 

Conheça o projeto em: http://www.google.com/literacy/

 

 

Lançamento: Google Search Code

16:29 @ 11/10/2006

Google Code Search

 

Com ele é possível descobrir milhões de linhas de código utilizadas em aplicações criadas sob a lógica do código aberto.

 

Para acessar o Google Search Code clique aqui .

Um balde de água fria aos críticos de plantão!

 

Veja matéria completa, clicando aqui.

 
AirDisaster.Com Accident Database
 
= Possui dados históricos e técnicos "(nada de fotos chocantes)".
 
= É possível realizar pesquisas por Data, Palavra-chave, Nome da companhia área ou Nome do fabricante do avião.
 
Clique aqui.
 
 
 

 
A biblioteca particular do escritor português José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura, situada em Lanzarote (Espanha), será digitalizada e publicada na internet. São mais de 20 mil exemplares, além de manuscritos pessoais, que poderão ser acessados livremente na Web. O projeto se tornou possível graças a um convênio fechado com a Universidade de Granada, na Espanha. A biblioteca estará no site da Universidade e, posteriormente, terá um endereço próprio na internet. Segundo a agência Lusa, o reitor, David Aguilar informou que uma equipe de bibliotecários da instituição trabalha no processo de catalogação e digitalização do material. O objetivo é disponibilizar 1,8 mil exemplares da coleção. O escritor declarou ter um carinho especial pela sua coleção, composta por livros que começou a recolher quando tinha 18 anos e "com dinheiro emprestado". Para ele, a iniciativa será também uma vitrine para escritores desconhecidos ou que só publicaram suas obras em edições limitadas.
 
Fonte: Panorama Editorial - Outubro 2006

Como o tesauro é um instrumento dinâmico e hospitaleiro, esta fase de seu desenvolvimento constitui-se de uma primeira versão e conta com 2.092 termos, selecionados a partir dos acervos da Biblioteca Amadeu Amaral e do Museu de Folclore Edison Carneiro do CNFCP. Os termos foram organizados nas seguintes categorias temáticas: Alimento, Artefato, Associação, Atividade Produtiva, Atividade Ritual, Indivíduo e Matéria-prima. Numa próxima versão outras categorias serão trabalhadas, como por exemplo: Literatura / Linguagem; Medicina Popular; Música; Religião entre outras.

 

Acesso: http://www.museudofolclore.com.br/tesauro/index.html

 

 

 

 

 

Atualização

18:32 @ 31/10/2006

Bibliografia recomendada atualizada no Pesquisa Mundi.

 

Para acessar clique aqui.

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada em Recife (PE) e vinculada ao Ministério da Educação, está digitalizando seu acervo. Só este ano, foram 18.676 documentos que passaram pelo processo. Dentre eles estão antigos rótulos de cigarro, fotografias, folhetos de cordéis e livros, incluindo 39 obras de Joaquim Nabuco que contam um pouco da história nacional. Desse total, 1.151 documentos e 4.892 arquivos digitais estão disponíveis na página eletrônica da Fundaj e no portal Domínio Público do MEC.

 
Iniciado em 2003, o Projeto Núcleo de Digitalização, fruto de uma ação conjunta entre a Fundaj e o MEC, tem por objetivo preservar acervos, evitando o manuseio de originais, e ampliar e democratizar o acesso às informações. Os investimentos já somam R$ 818 mil.
 
De acordo com Marco Aurélio Nogueira, acadêmico e pesquisador da obra de Nabuco, a publicação do legado do autor na internet demonstra a força e importância deste brasileiro. Segundo Nogueira, a iniciativa é de extrema importância para estudantes e pesquisadores de todo o mundo. “Ele foi um marco no pensamento político nacional, principalmente no tocante à abolição da escravatura e à construção da política externa brasileira”, concluiu.
 
Fotografias e periódicos – Outros dois projetos de digitalização estão sendo desenvolvidos em paralelo, por meio de uma parceria entre o MEC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): os Periódicos Raros do Acervo da Biblioteca Blanche Knopf da Fundaj e a Coleção Francisco Rodrigues – fotografias raras sobre aspectos da vida sociocultural brasileira, entre 1840 e 1920. Os recursos disponibilizados pelo ministério são da ordem de R$ 12 mil. O trabalho vai colocar em formato eletrônico 75 mil documentos, 12 mil fotografias e 63 mil páginas impressas de periódicos.
 
Fonte: Portal Mec - Juliana Meneses - 19/10/2006

Detector científico

18:42 @ 31/10/2006

 

Sistema desenvolvido por pesquisadores da Unicamp identifica automaticamente reportagens sobre ciência e tecnologia publicados por jornais na internet e fornece uma ferramenta inédita para estudos de mídia

Para ler matéria completa, clique aqui.

 

PsiPesquisa

18:43 @ 31/10/2006

Administrado pela Rede Psi é considerado o principal portal brasileiro de busca de sites e páginas sobre psicologia.
 
 
PsiPesquisa
 
 
 
 
RedePsi