Grupos

A Fundação Dorina Nowill está disponibilizando em Braille e áudio diversos títulos infantis, entre eles, Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Saci, de Monteiro Lobato; Tio Pedro, de Orígenes Lessa; Valentão, de Ricardo Soares; e os seis volumes de Harry Potter, de J. K. Rowling. Os livros produzidos pela entidade são distribuídos gratuitamente para deficientes visuais em mais de 1.650 organizações, como serviços estaduais e municipais de educação especial, escolas públicas e particulares, bibliotecas, universidades e associações que atendem esse público. Na Biblioteca Circulante do Livro Falado e Digital, instalada na sede da Fundação e de acesso gratuito, ainda estão disponíveis mais de 500 títulos, nos formatos K7, CD, MP3 e digital. Informações (11) 5087-0990/0991 ou pelo e-mail biblioteca@fundacaodorina.org.br

Fonte: Panorama Editorial

O iGoogle é uma inovação em relação à homepage já existente, permitindo a personalização de conteúdos e a disposição dos temas de acordo com o gosto do utilizador.

 

A homepage personalizada do Google foi introduzida há cerca de dois anos e tem sido trabalhada com constantes melhoramentos, tendo sido agora alvo da maior inovação.
 
A personalização foi palavra de ordem para o conhecido motor de busca que coloca ao dispor do utilizador uma série de funcionalidades na qual constam, por exemplo, a dimensão geográfica dos resultados das pesquisas após prévia selecção no Google Maps.
 
É ainda possível aderir a uma funcionalidade que permite ter visível os últimos registos de acesso à Internet, isto para aqueles que tenham dado autorização para que a sua actividade na web seja monitorizada.
 
Uma ligação directa ao You Tube permite ver os vídeos on-line a partir da homepage e cerca de 25 mil gadgets estão disponíveis para serem adicionados como forma de completar a página.
 
Os temas de fundo também podem ser geridos de acordo com a vontade do utilizador, conferindo o carácter de personalização dado à ferramenta.
 
 

Com a intenção de conservar para a posteridade a realidade social do Reino Unido do século XXI, a British Library (biblioteca nacional britânica) decidiu criar o primeiro arquivo digital de e-mails do mundo.

A instituição, com sede em Londres, informou hoje que já pediu a colaboração dos cidadãos para o estabelecimento dessa inovadora base de dados.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Bibliografia recomendada do Pesquisa Mundi atualizada.
 
 
Visitem!
 
 

Professores de computação da UFMG ajudam empresa a treinar funcionários

 

Não é raro esbarrar em alunos vestidos com camiseta do Google, nos corredores do departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ali, a ligação com uma das empresas mais poderosas de internet do mundo extrapola o fascínio pela marca. O departamento está se transformando em um respeitado celeiro de profissionais para a companhia americana.

 

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Acesse o sítio e veja a Lista Nacional de espécies da Fauna Brasileira ameaçadas de extinção.

A lista nacional das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção é um instrumento de conservação da biodiversidade do governo brasileiro, onde são apontadas as espécies que, de alguma forma, estão ameaçadas quanto à sua existência.

Saiba quais são.

Mais informações:  http://www.mma.gov.br/port/sbf/fauna/index.cfm

O futuro dos livros em questão

19:26 @ 08/05/2007

Impacto da internet chega ao mundo impresso e suscita ampla discussão sobre propriedade intelectual

 

Livros na rede

GOOGLE:
O projeto do site de buscas pode ser acessado pelo endereço; nele, você digita o livro procurado e é direcionado para ele ou para bibliotecas virtuais em que ele pode ser encontrado.

CLÁSSICOS: Marcos da literatura brasileira e mundial estão nos sites como o E-BookCult (site), Domínio Público (site) e Virtual Books (virtualbooks.terra.com.br).

PROJETO GUTENBERG: Entre os sites estrangeiros, destaque para o do Projeto Gutenberg (site), que reúne cerca de 17 mil livros e tem dois milhões de downloads por mês.

UNIVERSIDADES: Instituições de ensino cada vez mais disponibilizam conteúdo na rede. A Universidade de São Paulo, por exemplo, oferece as teses defendidas por alunos (site) e livros (www. bibvirt.futuro.usp.br).

 

 

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui.

Agradecimentos

19:29 @ 08/05/2007

 
 
Meus agradecimentos à Biblioteca J. Baeta Vianna (Medicina-UFMG) pela divulgação do Projeto Pesquisa Mundi.
 
 
 
 
 

+ Agradecimentos

20:05 @ 08/05/2007

Estendo meus agradecimentos aos que fazem a divulgação do Pesquisa Mundi em seus blogs e páginas pessoais:

 

Blog A Biblioteca de Jacinto - http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/

 

Blog Florbela - http://prof.drika.zip.net/

 

Blog Obras de Jacob (J.) Lumier - http://leiturasjlumier.spaces.live.com/

 

Blog Pensamentos -  http://limitedarealidade.blogspot.com/

 

Profª. Zaira Zafalon - http://www.zafalon.eti.br/

Foi lançada no CBPF a primeira versão de um portal de educação a distância para as disciplinas de matemática e física. O Professor Global é resultado de uma parceria entre o CBPF, a Universidade de Brasília e a empresa AprendaNet.

 

O novo portal, que pode ser acessado em http://professorglobal.cbpf.br, traz cursos de matemática e física voltados para alunos desde o Ensino Fundamental até o universitário. Há também endereços de divulgação científica, livros em formato digital, entre outras ferramentas que facilitam a aprendizagem nas matérias de exatas.

Um grupo planeja criar uma enciclopédia online com dados de todas as espécies vidas da Terra.

 
O grupo reúne museus e fundações científicas de vários países e anunciou investimentos de US$ 100 milhões para construir a “Enciclopédia da Vida”.
A idéia é reunir num portal informações sobre todas as espécies de plantas, animais e microorganismos vivos conhecidos pela ciência.
 
A EOL (Encyclopedia of Life) espera publicar, numa primeira fase, dados sobre 1,8 milhão de seres vivos. Posteriormente, a EOL planeja atingir uma marca entre oito e dez milhões de verbetes.
 
 
Leia materia completa, clicando aqui.


Um grupo de 34 países da Europa e Mediterrâneo, entre os quais Portugal, colocou on-line uma base de dados dedicada a doenças raras e medicamentos órfãos. O português é uma das seis línguas em que a informação está disponível.

De acordo com os responsáveis pelo projecto, o objectivo da criação desta ferramenta foi «contribuir para melhorar o diagnóstico, seguimento e tratamento das doenças raras». Através do portal Orphanet é possível aceder a uma enciclopédia desenvolvida por peritos de várias especialidades que apresentam informações sobre serviços úteis para doentes, familiares, profissionais e investigadores.

Actualmente os utilizadores podem consultar informação sobre mais de 3600 doenças. A informação disponível vai desde consultas especializadas até grupos de apoio. O acesso à base de dados é gratuito e toda a informação contida no site é validada por especialistas da área da doença.
 

 

A Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (Aneps-RN) lançará amanhã, às 8h30, no auditório do Cefet, Lagoa Nova, o catálogo Mãos que fazem movimentos e práticas de educação popular em saúde no Rio Grande do Norte. A publicação é voltada para toda a sociedade e reúne os nomes das principais instituições, movimentos e pessoas que realizam práticas de educação e práticas populares de saúde no estado. Resultado de uma pesquisa realizada entre 2005 e 2006 por educadores voluntários, tem como objetivo fortalecer e reunir os saberes dessas pessoas que exercem práticas populares onde a saúde chega com mais dificuldade. O Rio Grande do Norte é o único estado brasileiro que possui um catálogo que lista todas as práticas populares (rezadores, curadeiras, raizeiras e parteiras).

 

...

 

As mil cópias do catálago da Anaps serão distribuídas em todo o estado. Para facilitar o acesso ao conteúdo do trabalho, uma versão digital do livro foi disponibilizada na internet e pode ser acessado pelo www.cefetrn.br . ‘‘O diferencial do exemplar on-line é que ele será uma base de dados constantemente atualizada. Como não conseguimos catalogar todas as pessoas no tempo da pesquisa, vamos adicionar os que forem encontrados aos poucos’’, disse Valquíria.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

O documentário Paulo Freire Contemporâneo, dirigido por Toni Venturi, já está disponível na internet. Produzido pela TV Escola, emissora da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o vídeo é encontrado em formato compactado no portal Domínio Público, na biblioteca digital do Ministério da Educação.
 
Lançado em homenagem ao educador, dez anos após sua morte, o vídeo aborda a biografia, o histórico dos trabalhos de Paulo Freire (1921-1977) com a alfabetização de adultos e as aplicações de suas teorias na atualidade, como prática da enfermagem e educação musical. Traz depoimentos de familiares e colaboradores, além de entrevistas com Freire. Com duração de 55 minutos, o vídeo está dividido em três partes.
 
Para assistir ao documentário, basta procurá-lo no portal Domínio Público. Na ferramenta de busca, em tipo de mídia, é necessário selecionar a opção vídeo; em categoria, selecionar DVD Escola; no campo título, digitar o nome Paulo Freire e clicar em pesquisar.
 
(Assessoria de Imprensa da Seed)
 

Nada substitui o prazer de conhecer um museu in loco. Mas um passeio pela internet oferece aperitivos bastante saborosos do que há nas instituições. As páginas trazem de informações práticas, como a localização, a destaques dos acervos.

Para a museóloga e chefe da Divisão de Difusão Cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), Marília Xavier Cury, a pesquisa virtual prévia ajuda a definir o quê e quando visitar. 'O interessante é que você pode se preparar', disse ela, que usou a internet para garimpar instituições dedicadas à arqueologia na Espanha, onde pretende fazer um estágio.

 

Leia a matéria completa, clicando aqui.

Darwin e sua macacada

19:04 @ 16/05/2007

Charles Darwin

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aproveitando a exposição sobre  Charles Darwin em SãoPaulo gostaria de  indicar algumas coleções digitais sobre o naturalista britânico:
 
 
::: Complete Works of Charles Darwin Online (Trabalhos completos de Charles Darwin Online)
 
Este local oferece atualmente mais de 50.000 páginas de texto pesquisável e mais de 45.000 imagens de sua publicações e manuscritos.
 
 
 
::: Darwin Correspondence Project (Projeto Correspondências de Darwin)
 
O projeto contempla cartas na íntegra de Charles Darwin.
 
 
 
::: Darwin Digital Library of Evolution (Biblioteca Digital Darwin da Evolução)
 
Este site possui links para texto completo de diversos manuscritos e publicações de Charles Darwin.
 
 
[Favor citar a fonte ao utilizar este texto]

O Brasil fará parte do banco de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Ação Internacional para a Saúde (AIS) que compara e avalia a evolução dos preços de medicamentos nos países em desenvolvimento. Serão traçados os perfis de preços de 30 medicamentos listados pela OMS e pela AIS e de mais 13 que fazem parte de programas do Ministério da Saúde.

 

 

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

O Google anunciou seus primeiros passos decisivos rumo ao modelo de busca universal que pretende oferecer ao usuário uma forma de busca e de visualização online mais integrada e compreensível. A companhia também apresentou um design atualizado da homepage e novas ferramentas que têm como meta tornar a navegação mais rápida e fácil para auxiliar os usuários a localizar a informação que estão procurando.

 

Para ler matéria completa, clique aqui.

A proliferação de informação na internet criou dezenas de serviços de busca. O especialista Eduardo Favaretto destaca as principais mudanças que deverão ocorrer nessas ferramentas.

A explosão da produção de conteúdo e criação de novos sites, o número de usuários conectados à Internet com uso de e-mail que já ultrapassa a casa de 1 bilhão, o aumento da velocidade na divulgação de qualquer informação, o surgimento do mundo dos blogs - a blogosfera, a Wikipedia e a consolidação das redes sociais criaram o verdadeiro envolvimento e interação de pessoas por todo o planeta.

Com a proliferação das informações surgiram também os serviços dos buscadores, com supremacia total do Google nos últimos anos.

Segundo análise das atuais ferramentas de busca, feita por Eduardo Favaretto, especialista em Tecnologia da Informação e Internet e criador do iBUSCAS, de uma forma geral os principais pontos a melhorar no serviço são a interface de interação com o usuário, a qualidade e relevância dos resultados apresentados e a abrangência das bases de dados consultadas.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Com a mudança, a empresa aumenta a pressão sobre suas maiores rivais, Yahoo e Microsoft, que tentam recuperar o espaço perdido nos últimos anos, desde o lançamento do Google. Quando surgiu, o site alcançou sucesso praticamente imediato por ser mais rápido nas buscas e por oferecer links mais relevantes com as pesquisas dos usuários. Ao contrário do Google, as máquinas de busca dos concorrentes apresentavam primeiro links patrocinados por empresas com as quais tinha acordos comerciais e de divulgação.

Durante anos a empresa quis aumentar a informação disponível em seu site de busca principal, mas não tinha o número de servidores necessários para sustentar o projeto. Desde então, porém, a empresa injetou bilhões de dólares em infra-estrutura e tem planos para abrir diversos centros de informação (data centers) nos próximos anos.

De acordo com o Google, a maioria de seus usuários não faz idéia de que a companhia oferece sites de busca mais específicos que apenas páginas relacionadas. Com a integração que quer promover em suas máquinas de busca, o Google espera elevar substancialmente o tráfego em seu site.

Temos tantos sites de busca que as pessoas quase precisavam de um site de busca para pesquisar nossos sites de busca, brincou a vice-presidente de busca e interação de usuários da empresa, Marissa Mayer.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui.