Grupos

Os manuscritos, desenhos, fotografias, mapas e partituras que dão corpo à Biblioteca Nacional estarão facilmente disponíveis a qualquer um que deseje consultá-los. A iniciativa de disponibilizar todo o acervo on line está inserida em uma outra ação maior - a World Digital Library, lançada na 37ª Conferência Geral na Unesco, em outubro.
 
A Biblioteca Digital Mundial tem como objetivos promover o conhecimento internacional e interculturalmente, expandir o volume e a variedade de conteúdos na internet e capacitar as instituições parceiras de forma a reduzir a exclusão digital dentro e entre os países. Tudo isso nas seis línguas da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo) e em português - acrescentada em razão da parceria da Fundação Biblioteca Nacional com o Projeto.
 
Do Brasil serão enviados, na primeira fase do projeto, 1.500 mapas raros dos séculos XVI a XVIII e 42 álbuns com cerca de 1.200 fotografias pertencentes à Coleção Thereza Christina Maria, doada pelo Imperador D. Pedro II à Biblioteca Nacional (registrada como Patrimônio da Humanidade no Programa Memória do Mundo da UNESCO).
 
Para ter acesso ao acervo virtual: http://www.bn.br/bndigital/
Para conhecer a Biblioteca Digital Mundial: www.worlddigitallibrary.org

Fonte: CBL Informa

Comentários