Grupos

"VALIDAÇÃO DO SISTEMA HEMOBAC TRIFÁSICO PARA REALIZAÇÃO DE HEMOCULTURAS EM PACIENTES DE TERAPIA INTENSIVA"


Kusano, EJU; Camargo, TZS; Correa, LMB; Otomo, HS; Ribeiro, JA
Lavoisier Medicina Diagnóstica - Hospital A. C. Camargo - São Paulo - SP
Probac do Brasil Produtos Bacteriológicos Ltda.

Objetivos:
Avaliar a aplicabilidade do Sistema Hemobac Trifásico® para realização de hemoculturas comparado ao sistema BacT/Alert® em uso no laboratório de microbiologia.

Casuística e Métodos:
Durante o estudo o sangue coletado de pacientes de terapia intensiva para a realização de hemocultura foi igualmente distribuído em um frasco BacT/Alert FAN (BA) e outro de Hemobac Trifásico® NA (HT), totalizando 43 pares de hemoculturas. As amostras BA eram colocadas em estufa própria que monitora a produção de CO2 e tinham o horário da positividade anotado, enquanto os frascos HT eram invertidos de modo a semear os meios acoplados assim que recebidos, colocados em estufa própria onde eram automaticamente invertidos duas vezes ao dia e lidos no período da manhã em busca de positividade do indicador de CO2 ou presença de colônias viáveis para processamento microbiológico.

Resultados e Conclusões:
A positividade foi 16,3%(n=7), concordância de 100% entre os sistemas: Escherichia coli(n=2), Enterobacter cloacae(n=2), Candida tropicalis(n=2) e Klebsiella pneumoniae(n=1).
O tempo médio para positividade relacionado à produção de CO2 do BA foi: 4,25h E. coli, 12,15h E. cloacae, 16,4h C. tropicalis e 20,3h K. pneumoniae, ao mesmo tempo, no HT além do indicador de CO2 positivo, as colônias já estavam disponíveis no mesmo dia da positividade CO2 do BA nos casos de C. tropicalis, E. cloacae e K. pneumoniae. Já nas hemoculturas onde foi isolado E. coli, a indicação de positividade pelo BA ocorreu durante o período da noite e no outro dia pela manhã já podia ser observado o indicador positivo e colônias no HT.
Concluímos que os sistemas analisados apresentam desempenhos semelhantes. BA mostra indicar positividade de CO2 precoce e automaticamente para a posterior semeadura em meios sólidos, enquanto HT mostra disponibilizar precocemente colônias viáveis para a rotina microbiológica necessitando de leitura diária dos frascos em busca de positividade.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA PROBAC
http://www.probacbrasil.com/produtos.html

 

PROBAC DO BRASIL MASI PERTO DE VOCÊ!

Comentários