Grupos

"IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE HEMOBAC TRIFÁSICO EM RELAÇÃO AO PROCESSAMENTO MANUAL TRADICIONAL DE HEMOCULTURAS"

Canuto, JS; Souza, VO; Silva, LD; Silva, AL; Razel, AP; Silva, MI; Camargo, TZS, Martino, MDV; Mimica, LMJ e Mimica, IM
Laboratório de Patologia Clínica do Hospital São Luiz Gonzaga - ISCMSP
Disciplina de Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Assunto: Comparativo Hemobac Trifásico x Metodologia manual tradicional

Objetivos:
Determinar o impacto da utilização de um novo sistema – Hemobac Trifásico comparado ao sistema manual tradicional para realização de hemoculturas em relação aos isolamentos e tempo decorrido para tal fim.

Casuística e Métodos:
Durante o período de Maio à Junho de 2003 o sangue coletado dos pacientes internados no Hospital São Luiz Gonzaga em São Paulo-SP para realização de hemoculturas no laboratório de patologia clínica deste hospital teve seu volume igualmente distribuído em um frasco com caldo TSB suplementado (TSB) e outro de Hemobac Trifásico (Probac do Brasil) (HT) totalizando 130 pares de hemoculturas. Ao recebimento as amostras eram colocadas em estufa sendo o TSB semeado em agar chocolate após 24, 48 e 120 horas de incubação, enquanto que os HT eram invertidos de modo a semear os meios acoplados 2 horas após o recebimento. Os frascos HT e as placas semeadas a partir do TSB foram lidas duas vezes ao dia sendo que, durante este procedimento os frascos HT eram novamente invertidos.
A positividade foi de 7,7% (n=10) nos frascos HT e 6,9% (n=9) nos frascos TSB. Os microrganismos isolados foram: Candida spp. (n=4), Acinetobacter baumanii (n=3), Enterococcus spp. (n=2) e Klebsiella pneumoniae (n=1). A média de tempo decorrido para a disponibilidade de colônias viáveis através dos sistemas foi de 51,21h para HT e 124,5 h para TSB. Isoladamente, no caso das leveduras em especial temos ainda que a média para obtenção de colônias viáveis foi de 51,62 h HT e 142 h TSB (p<0,05).

Conclusões:
O Sistema avaliado HT diminui o tempo para positividade das hemoculturas em relação à metodologia manual tradicional de semeaduras seriadas, devendo ser citado ainda que o sistema conta com um indicador da produção de CO2 que proporciona um resultado parcial precoce, além da facilidade técnica relacionada a não necessidade da realização de subcultivos cegos e seriados.

TRANFUSION - Abstract Supplement
2005 – Vol. 45 – Page 57A

 

CONHEÇA OS PRODUTOS DA PROBAC
http://www.probacbrasil.com/produtos.html

PROBAC DO BRASIL MASI PERTO DE VOCÊ!

Comentários