Grupos

Encenando a aula

13:49 @ 06/07/2011

Assistindo um vídeo do criador do Facebook dando uma palestra percebí que o cara só conseguiu reunir tanta gente por tanto tempo devido ao seu sucesso profissional. Mesmo assim muitos dos presentes devem ter desgostado da mis-en-scene do palestrante.

O teatro é uma imitação da vida, todos nós temos papéis sociais e a sala de aula não é diferente. Imagine que você docente é uma companhia teatral de uma pessoa só: você é autor, diretor, ator, figurinista ou cenógrafo de si mesmo. O que você pode fazer

Como figurinista, em relação ao seu visual?

Sabemos que o hábito não faz o monge, e que beleza não põe mesa, mas uma embalagem boa ajuda a vender um produto. Se o ambiente é bom, se vista de acordo, não destoe, cause uma impressão tão boa quanto seu entorno.

Como cenógrafo, em relação com o palco (ou sala de aula)? Dá pra mudar os móveis de lugar para que as pessoas assistam sua performance de modo mais agradável? Dá pra melhorar a visão de aula para os alunos que ficam longe de você?

Como ator,  como é a sua comunicação (verbal e não-verbal) com os alunos? As pessoas te escutam bem de longe? Você se comunica com clareza? Os alunos mais atrasados conseguem acompanhar a matéria, sem ficar para trás?
Como entretainer (animador) você dá a mesma atenção para todos, proporcionalmente?


Como autor, sua história é previsível e linear ou tem reviravoltas inesperadas - e interessantes - ao longo da peça? os diálogos possuem piadas e social para descontra(r)ir?

Como diretor, o que faz para que o conteúdo (a "história") seja interessante para quem aprende/ assiste? Você fala sobre um mesmo assunto longamente (esgota o assunto de modo consativo) ou divide um assunto em doses homeopáticas?

Cursos de informática podem ser esquetes, peças, óperas ou novelas.

Workshop é um tipo de aula (como uma esquete teatral, de curta duração), mas aulas (encenações longas, de média/longa duração como peças ou óperas) ou cursos (como as novelas)  não podem ser workshops.
Exposições curtas podem ser superficiais, focar um único assunto em profundidade ou vários sem aprofundamento. Cursos subentendem um conjunto de informações com média ou alta complexidade que se encaixam.

Essas são apenas algumas idéias para organizar aulas, de modo geral, do ponto de vista do teatro - que é espelho da vida.

Comentários