Grupos

Caros alunos,

com base em nossos estudos até o momento e para complementá-los, iremos realizar a seguinte atividade, disponível no link: http://eduardoreal.wikispaces.com/file/view/O+Resultado+Mensal.doc

 

*Utilize o apoio de nossos materiais, internet e a interação com os colegas da turma. Aproveite também a oportunidade de ver o que os colegas realizaram (compartilharam).

 

Bom trabalho a todos!

 

Prof. Eduardo

 

Comentários

(22:45 @ 22/10/2009) Marcelo Viana disse:
A tecnologia da Informação na Empresa Moderna se torna uma ferramenta indispensável para o sucesso da organização, onde todas as informações encontram-se disponíveis para as consultas e norteiam as tomada de decisão. Além de proporcionar maior agilidade, segurança e confiabilidade dos dados a tecnologia da informação possui um custo benefício, pois graças as suas inúmeras possibilidades a empresa sempre está com diagnóstico real da sua situação financeira, administrativa e organizacional. A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização, pois os dados devem transmitir uma confiabilidade e reproduzir uma situação real, onde as informações geradas através dos departamentos tenham os mesmos princípios, embora, possam ser utilizados de maneiras diferentes. Desta forma a importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa é incontestável . No Estudo de Caso apresentado, a falha que pude perceber estava na forma em que cada setor utilizavam as informações para justificar o “Faturamento”. A interpretação das mesmas informações de forma diferentes geram dados divergentes, por isso é necessário que os departamentos utilizem os mesmos princípios para a obtenção dos mesmos resultados pois não é possível uma mesma informação de Faturamento possuir efeito positivo para um departamento e negativo para outro.

(22:53 @ 22/10/2009) Juliana Zampieri disse:
A tecnologia da Informação na Empresa Moderna. Importantíssima “ferramenta” que permite uma maior agilidade e eficiência no trato dos dados recolhidos, mas que infelizmente ainda é utilizado de maneira irresponsável e ainda com pouca veracidade, o que resulta em relatórios e informações pouco confiáveis que podem gerar prejuízos para a empresa. A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? Sim. Na minha opinião, é o fator de troca mais importante entre toda a organização, pois informações incorretas levam a tomada de decisão incorreta, maior risco e maior probabilidade inclusive de falência da empresa, já que os dados coletados não são reais e podem levar a investimentos de risco, que se a organização não estiver tão bem estruturada quanto mostram os relatórios, seus gestores não fariam. A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa. Acho indispensável. Levando em consideração, os custos dos investimentos para se informatizar uma empresa se comparados aos benefícios e a diminuição de custos operacionais, sem dúvidas é importante. É só analisar o tempo gasto para efetuar-se qualquer procedimento manual e o tempo gasto para se fazer o meso procedimento de forma digital. Além do tempo em que se leva para processar os dados, para se fazer relatórios. Para uma empresa ser competitiva, é essencial que se haja uma maior velocidade e consistência das informações. A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação? Acredito que a conscientização dos usuários é o primeiro passo, já que os dados partem deles, depois uma boa fiscalização por parte de cada líder, de cada setor, todos precisam estar cientes da importância de cada lançamento, e do uso consciente da informação para o sucesso da empresa e a garantia inclusive dos postos de trabalho. No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. Pelo que percebi, o erro estava na interpretação e talvez na linguagem utilizada por cada departamento, pois cada um apresentava os seus resultados de acordo com o que deveria aparecer, sem observar a situação geral, ou a situação real, para que pudessem utilizar de uma mesma base para produzir seus relatórios.

(23:06 @ 22/10/2009) Edson José disse:
É o cerne de uma empresa moderna, focada no seu negócio empresarial. A informação está disponível a qualquer hora e lugar do mundo ao mesmo tempo para o sucesso na organização. Sem essa troca de informações entre os seus diretores e colaboradores a empresa está fadada ao seu fracasso. A troca de informações dentro de uma empresa moderna é uma peça fundamental para que todos possam conhecer a vida da organização e saber quais passos possam tomar para o sucesso da organização. São os componentes vitais quando se pretende alcançar o sucesso da empresas e organizações num mundo globalizado. É tendo um conjunto de todos os recursos tecnológicos que existe na empresa atualizada e moderna e com colaboradores motivados e treinados para buscar sempre o sucesso dentro da organização. O que faltava nesta empresa foi ter um sistema moderno de informações seguro e suficientemente ágil para orientar as tomadas de decisões dos seus executivos e todos os setores da empresa estarem interligados no que estava acontecendo dentro da sua organização.

(23:08 @ 22/10/2009) Prof. Eduardo disse:
Pessoal vai ai um exemplo: A tecnologia da Informação na Empresa Moderna A Tecnologia da Informação é uma necessidade para todas as empresas modernas e pode transformar-se em um poderoso diferencial competitivo, desde sua utilização esteja alinhada com a estratégia de negócio e com o grau de maturidade (empresarial e tecnológico) da empresa. Gerenciar tecnologia não é só manter atualizado um parque de equipamentos caros e um conjunto de sistemas que exigem constantes melhorias e manutenções sem fim. Significa sim escolher as soluções tecnológicas (envolvendo Hardware e Software) que efetivamente tragam benefícios tangíveis para a empresa. Que realmente (e comprovadamente) reduzam os custos operacionais, que ajudem a aumentar as vendas, que melhorem a qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes, que melhorem as condições de trabalho dos operários, que ajudem a lançar rapidamente novos produtos e serviços, enfim, que aumentem as margens de lucro da empresa . A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? As empresas relacionam-se entre si e com o mundo externo por meio de trocas de informações, insumos e produtos em geral. Assim, podemos perceber a importância da informação para uma operação bem sucedida nas empresas. Num mundo globalizado e altamente informatizado, a informação é um dos produtos mais valiosos para a gestão da empresa. A informação certa, de negócios (ou ameaças) que levam os executivos a tomar decisões importantes para o sucesso do negócio. A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa. Os Sistemas de Informação são peça fundamental para as empresas, não apenas na elaboração de relatórios, mas fazem parte de todos os departamentos e atividades da companhia, desde o simples controle até a confecção de planos estratégicos complexos. A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação? O uso adequado dos recursos da tecnologia de informação (que engloba as atividades da área de informática). A tecnologia de informação é um conjunto de métodos e ferramentas, mecanizados ou não, que se propõe a garantir a qualidade e pontualidade das informações dentro da malha empresarial. No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. No estudo de caso foi diagnostica que a empresa não dispunha de um sistema de informações seguro e suficientemente ágil para orientar as tomadas de decisões. As várias áreas da empresa conceituavam de forma diferente cada um dos dados que circulavam por ela, como, por exemplo, o faturamento mensal, ou seja, a administração da informação estava desorganizada, desde o seu planejamento a operacionalização dos SI’s.

(23:10 @ 22/10/2009) Ricardo Nantes (RH4) disse:
1. A tecnologia da Informação na Empresa Moderna. Uma empresa digital é aquela que utiliza tecnologias digitais nas funções estratégicas do negócio corporativo; a empresa digital não é aquela que tem somente um site na internet, software e conectividade de redes, mas aquela que utiliza tecnologias digitais para complementar novas, ofertas de valores para os clientes, que cria novos métodos digitais para a obtenção de lucros, e utiliza esse diferencial estratégico no mercado de atuação. A empresa moderna é aquela que tem a TI associada à infra-estrutura dos meios de comunicação. Esta empresa ultrapassa seus “muros físicos”. 2. A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? Sim... Em teoria a pergunta adequada seria; A Empresa Digital gera lucro? “Executivos de empresas de diversos portes e com área de atuação de diversos segmentos do mercado, confirmam que a tecnologia gera um aumento de produtividade e faturamento nos processos corporativos” 3. A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa. O sucesso ou fracasso de uma empresa está vinculado em relação ao: Investimento de TI; Investimento de Automação; Para as grandes empresas a competitividade está no fluxo de informação que está domina - processo considerado estratégico 4. A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação? Estudos constatam que praticamente a maioria das empresas estima terem um retorno em um prazo máximo de seis meses a partir da implantação de uma nova tecnologia. Algumas das Razões para se investir em Computação O gerenciamento e a disponibilidade de informação de forma eficaz; O aumento da produtividade; Aumentar a variedade e a qualidade dos seus produtos; Auxilio na solução de problemas; Contribuir para a racionalização dos recursos humanos Aperfeiçoarem o atendimento ao cliente 5. No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. A empresa XPTO não tinha um Sistema de Informação seguro que lhe trazia de forma clara todos os dados da empresa, o ponto fortemente negativo, era que a organização não usava um banco de dados adequado e unificado em um único ponto “servidor”, isso facilitaria muito o trabalho de armazenagem e filtragem de dados, de onde poderia sair todas as informações necessárias para uso dos setores, como, vendas, financeiro, produção e administração, desta forma apresentariam planilhas com dados e informações corretas que os executivos avaliariam a real situação da empresa.

(23:14 @ 22/10/2009) Edilaine S. Farias disse:
A tecnologia da Informação na Empresa Moderna é um instrumento de extrema importância no cenário atual dentro das organizações, auxiliando o gestor no processo decisório, e também de comunicação entre os colaboradores. Com o canal de comunicação em atividade nas empresas, há uma melhor perspectiva de crescimento sendo que a mesma deve obter qualidade e pontualidade, para que possa garantir seu sucesso e atender as necessidades de todos os envolvidos. Aponto falhas na área de vendas que passa o balanço do dia com a promessa de ganho com a venda que seria realizada no dia seguinte, sendo que a área comercial fazia a cotação dos contratos já fechados e com isso, fechavam o mês calculando o ganho em cima deles. O problema esta na má comunicação entre os setores, pelo fato de que um apresentava um certo tipo de analise que por sinal errada, e sempre no final do mês dava uma diferença de 10% que o alardeado pelo setor de vendas. Sem um canal de informação aberto e eficaz na empresa, fica inviável de se trabalhar, as falhas ficam de certa forma incontroláveis, causando prejuízos para a organização.

(23:16 @ 22/10/2009) Alvaro disse:
A tecnologia da Informação na Empresa Moderna. Nos dias atuais a tecnologia da informação é praticamente indispensável à uma Empresa Moderna, os dias de marcações em caderninhos estão perto do fim. Com a tecnologia da Informação o controle da Empresa fica bem mais perto da realidade, a tecnologia da informação organiza os setores de uma Empresa, por exemplo, o financeiro/comercial, controle de estoques, funções operacionais, serve de base para atos gerenciais e estratégicos. A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? É fundamental para o sucesso da organização, as informações trocadas em todos os níveis, pelas pessoas envolvidas no processo, garantem o sucesso ou o fracasso da organização. A informação deve reunir cinco atributos informacionais: verdade - confiança do usuário da informação; orientação - quando a informação aponta o caminho na direção de ações que precisam ser realizadas; escassez - quando a informação é nova ou não está disponível para os concorrentes; acessibilidade - como disponibilizar a informação de modo a que os usuários possam utilizá-la e compreendê-la; peso - os traços que dão "consistência" à informação, tornando-a convincente e de uso mais provável. Com esses atributos reunidos e compartilhados entre os diferentes níveis da Empresa a garantia de sucesso fica mais próxima da certeza. A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa. Como já vimos, o Sistema de Informação é vital para o sucesso de uma Empresa. O empresário que utiliza o sistema de informação tem a sua organização na mão, se os sistemas utilizados forem confiáveis, se expressarem a realidade da vida financeira e organizacional, ele tem todas as condições de desenvolver estratégias para manter o crescimento ou até mesmo acelerá-lo. A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação? A qualidade e a pontualidade são garantidas pelo uso correto da Tecnologia de Informações. A tecnologia das Informações deve agir sobre alguns pontos para garantir essa qualidade e pontualidade: Definir conceitualmente os termos e vocábulos usados na empresa; Estabelecer o conjunto de informações estratégicas; Atribuir responsabilidades pelas informações; Identificar, aperfeiçoar e manter o fluxo de informações corporativas; Mecanizar os processos manuais; Organizar o fluxo de informações para apoio às decisões gerenciais. No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. As maiores falhas foram a falta de padronização das informações e a demora com que o resultado econômico/financeiro do processo era apurado/conhecido pela direção da Empresa. Os diversos setores entendiam como resultado líquido das operações uma determinada linha de pensamento, a informação não era confiável. A falta de um sistema de informações pontual e de qualidade ajudou a decretar a quebra da Empresa. A tecnologia da Informação na Empresa Moderna. Nos dias atuais a tecnologia da informação é praticamente indispensável à uma Empresa Moderna, os dias de marcações em caderninhos estão perto do fim. Com a tecnologia da Informação o controle da Empresa fica bem mais perto da realidade, a tecnologia da informação organiza os setores de uma Empresa, por exemplo, o financeiro/comercial, controle de estoques, funções operacionais, serve de base para atos gerenciais e estratégicos. A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? É fundamental para o sucesso da organização, as informações trocadas em todos os níveis, pelas pessoas envolvidas no processo, garantem o sucesso ou o fracasso da organização. A informação deve reunir cinco atributos informacionais: verdade - confiança do usuário da informação; orientação - quando a informação aponta o caminho na direção de ações que precisam ser realizadas; escassez - quando a informação é nova ou não está disponível para os concorrentes; acessibilidade - como disponibilizar a informação de modo a que os usuários possam utilizá-la e compreendê-la; peso - os traços que dão "consistência" à informação, tornando-a convincente e de uso mais provável. Com esses atributos reunidos e compartilhados entre os diferentes níveis da Empresa a garantia de sucesso fica mais próxima da certeza. A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa. Como já vimos, o Sistema de Informação é vital para o sucesso de uma Empresa. O empresário que utiliza o sistema de informação tem a sua organização na mão, se os sistemas utilizados forem confiáveis, se expressarem a realidade da vida financeira e organizacional, ele tem todas as condições de desenvolver estratégias para manter o crescimento ou até mesmo acelerá-lo. A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação? A qualidade e a pontualidade são garantidas pelo uso correto da Tecnologia de Informações. A tecnologia das Informações deve agir sobre alguns pontos para garantir essa qualidade e pontualidade: Definir conceitualmente os termos e vocábulos usados na empresa; Estabelecer o conjunto de informações estratégicas; Atribuir responsabilidades pelas informações; Identificar, aperfeiçoar e manter o fluxo de informações corporativas; Mecanizar os processos manuais; Organizar o fluxo de informações para apoio às decisões gerenciais. No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. As maiores falhas foram a falta de padronização das informações e a demora com que o resultado econômico/financeiro do processo era apurado/conhecido pela direção da Empresa. Os diversos setores entendiam como resultado líquido das operações uma determinada linha de pensamento, a informação não era confiável. A falta de um sistema de informações pontual e de qualidade ajudou a decretar a quebra da Empresa. A tecnologia da Informação na Empresa Moderna. Nos dias atuais a tecnologia da informação é praticamente indispensável à uma Empresa Moderna, os dias de marcações em caderninhos estão perto do fim. Com a tecnologia da Informação o controle da Empresa fica bem mais perto da realidade, a tecnologia da informação organiza os setores de uma Empresa, por exemplo, o financeiro/comercial, controle de estoques, funções operacionais, serve de base para atos gerenciais e estratégicos. A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? É fundamental para o sucesso da organização, as informações trocadas em todos os níveis, pelas pessoas envolvidas no processo, garantem o sucesso ou o fracasso da organização. A informação deve reunir cinco atributos informacionais: verdade - confiança do usuário da informação; orientação - quando a informação aponta o caminho na direção de ações que precisam ser realizadas; escassez - quando a informação é nova ou não está disponível para os concorrentes; acessibilidade - como disponibilizar a informação de modo a que os usuários possam utilizá-la e compreendê-la; peso - os traços que dão "consistência" à informação, tornando-a convincente e de uso mais provável. Com esses atributos reunidos e compartilhados entre os diferentes níveis da Empresa a garantia de sucesso fica mais próxima da certeza. A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa. Como já vimos, o Sistema de Informação é vital para o sucesso de uma Empresa. O empresário que utiliza o sistema de informação tem a sua organização na mão, se os sistemas utilizados forem confiáveis, se expressarem a realidade da vida financeira e organizacional, ele tem todas as condições de desenvolver estratégias para manter o crescimento ou até mesmo acelerá-lo. A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação? A qualidade e a pontualidade são garantidas pelo uso correto da Tecnologia de Informações. A tecnologia das Informações deve agir sobre alguns pontos para garantir essa qualidade e pontualidade: Definir conceitualmente os termos e vocábulos usados na empresa; Estabelecer o conjunto de informações estratégicas; Atribuir responsabilidades pelas informações; Identificar, aperfeiçoar e manter o fluxo de informações corporativas; Mecanizar os processos manuais; Organizar o fluxo de informações para apoio às decisões gerenciais. No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. As maiores falhas foram a falta de padronização das informações e a demora com que o resultado econômico/financeiro do processo era apurado/conhecido pela direção da Empresa. Os diversos setores entendiam como resultado líquido das operações uma determinada linha de pensamento, a informação não era confiável. A falta de um sistema de informações pontual e de qualidade ajudou a decretar a quebra da Empresa.

(23:21 @ 22/10/2009) Barbara Marques disse:
1- A tecnologia da Informação na Empresa Moderna A tecnologia é essencial numa empresa,pois ela facilita e agiliza muito trabalho,dá rumo a ele,mais ao mesmo tempo ela não é confiável se realizada de forma incorreta. 2- A troca eficiente de informações, desde a alta direção da empresa até a sua base operacional, é fundamental para o sucesso da organização? Com certeza é eficiente,se a empresa souber colocar os objetivos dela em toda a empresa essa troca de informação poderá auxiliar no desenvolvimento da mesma. 3- A importância dos Sistemas de Informação para o sucesso da empresa É grande a importância porque ela vai desde uma simples elaboração,até planos complexos. Fazendo assim a empresa alcançar o sucesso. 4-A informação, com qualidade e no tempo certo, é vital para a empresa moderna. Como, porém, garantir a qualidade e a pontualidade necessárias para a informação Sim.Para garantir tudo isso a empresa tem que estar sempre atualizada em tudo,pra poder ter qualidade e pontualidade,agradando assim os clientes. 5- No Estudo de Caso apresentado acima, quais foram as falhas ocorridas na administração da informação apontadas no texto. As falhas que pude perceber é que em cada setor eles trabalhavam de uma forma,então na hora de divulgar os resultados do faturamento entravam em contradição,pois em um setor estava positivo e em outro negativo.

(08:30 @ 03/11/2009) adriana disse:
A Tecnologia da Informação na Empresa Modederna-Nos dias atuais a tecnologia é a ferramenta chave dentro da organização, através dela pode se coletar dados importantes para a empresa, tornando-a o grande diferencial dentro do Mercado Competitivo.A Importancia dos Sistemas de Informação para o Sucesso da Empresa-Um dos grandes desafios dos sistemas de informação é assegurar a qualidade e agilidade da informação , atendendo as necessidades das organizações e seus gestores , sendo o melhor instrumento de trabalho. É preciso ser certo, ágil ,confiável e de grande importancia para o crescimento eo sucesso das organizações.Quais Foram as Falhas Ocorridas na Administração Apontadas no Texto-Uma das falhas foi de a empresa não dispor de um sistema de informações seguro e suficientemente ágil ,já que os setores da mesma estava com dados contraditórios, sendo um com fatura positiva e o outro negativas.

(11:39 @ 05/12/2009) Allsn Henrique disse:
Bem como apresentado no estudo de caso podemos observar que a mesma reconologia que ajudar nos processos pode tambem causar alguns efeitos negativos, pois ela depende diretamente da maneira pela qual a a empresa organiza seus procedimentos, oservado isso concluo que é de suma importancia que tal empresa para que não sofra multiplicações nos problemas no setor de sistemas de informação quando aplicar algumas tecnologias, tenham cautela e excelencia em verificar o perfeito e linear procedimento natural de seus sistemas de informação.

(23:47 @ 05/12/2009) Vagner disse:
1=A tecnologia da informação na organização nos dias de hoje é indispensável, pois trará agilidade nos processos,se ganha mais tempo para o processamento dos dados, porém será preciso adequar pois se este sistema não estiver bem configurado, é bem provável que a empresa regrida ao invés de progredir. 2=Com certeza, essas trocas de informações do alto escalão ao baixo, deixará claro os rumos a seguir as metas a bater, pois informações passadas de forma distorcida serão processadas de forma errada trazando prejuízos grandiosos.3= é de suma importância, vale ressaltar os benefícios que trará, a agilidade do processo, sem contar que a empresa estará dentro do que se é necessário, para se manter com lucros no mundo de hoje.4= Será necessário deixar bem claro aos usuários do sistema a forma de seu funcionamento, indicadas através de palestras, instruções por parte da chefia.5=A empresa não tinha um sistema de informação claro, precisaria que cada dpto levasse suas informações para um servidor central, para que fosse feito o processamento, desta forma as informações seriam mais claras e indicariam o real estado da organização.