Grupos

Diante de TANTA controvérsia de alguns anos para cá sobre quem criou o Método da RPG (de alguns poucos anos, pois já vivemos uma época que esse tipo de questionamento não tinha a menor importância, porque importante era, aprender o método com o Prof Souchard, saber aplicá-lo corretamente no paciente para obter os resultados desejados, estou me referindo a uma época em que a saúde do paciente estava em primeiro lugar e não outros interesses) pois bem, compartilho aqui com quem quiser obter um pouco mais de informação sobre o assunto, um texto que fala sobre o Método Mézières e dentro do assunto Método Mézières, os franceses falam que quem criou a RPG foi Philippe Souchard e que ele foi aluno, assistente e um antigo associado de Françoise Mézières, e disponibilizam no seu texto uma bilbiografia do Prof. Souchard falando sobre o Método Mézières e o site do Método Original da RPG® na França. Texto em Francês.

 

Aqui neste trecho do texto, oferecem a bibliografia do Prof. Souchard e dizem que ele foi um antigo associado dela e que ele criou a RPG:

 

Souchard P-E. Méthode Mézières, Maloine, France, 1992.
Un ouvrage réalisé par un ancien associé de Françoise Mézières, qui a créé la Rééducation posturale globale.

 

E aqui falam que a RPG® é UMA OUTRA TÉCNICA INSPIRADA PELO MÉTODO MÉZIÈRES E CRIADA POR PHILIPPE SOUCHARD e disponibilizam o site do Prof. Souchard na França e dizem que ele foi aluno e assitente de Mézières:

 

La Rééducation Posturale Globale
Le site d’une autre technique inspirée par la méthode Mézières, créée par Philippe Souchard, qui fut un élève et un assistant de Françoise Mézières.
http://www.rpg-souchard.com/

 

Texto original em Francês:

http://www.passeportsante.net/fr/Therapies/Guide/Fiche.aspx?doc=methode_mezieres_th 

 

Livro: Las Cadenas Musculares

Autor: BUSQUET, Léopold

Na p. 84 o autor cita uma observação que o Prof. Souchard fez sobre a importância funcional de um músculo quando ele era assistente de Mézières e Busquet era aluno dela. 

http://books.google.com.br/books?id=NJA6MuS76xEC&pg=PA84&dq=philippe+Souchard&lr=&as_brr=3&ei=kYbUS76kIpaQMt-CocAH&rview=1&cd=12#v=onepage&q=philippe%20Souchard&f=false

 

Françoise Mézières (1909-1991) foi uma cinesioterapeuta muito importante dentro da Fisioterapia pois a revolucionou ao definir o conceito de CADEIAS MUSCULARES trazendo uma nova visão da mecânica humana. Ela acreditava que as retrações sistemáticas das cadeias musculares, eram responsáveis pelas deformações e disfunções do aparelho locomotor do ser humano. Várias técnicas francesas surgiram embasadas nesse conceito que visa restaurar a morfologia normal através de uma abordagem terapêutica atuando sobre a dor, deformidades dos membros e etc. Os resultados de tratamento obtidos sobre as Cadeias Musculares, são incontestáveis.

 

CARGA HORÁRIA DO CURSO ORIGINAL DE RPG SOUCHARD:

- Formação Básica Nível I:

300 horas-aula.

- Formações Avançadas Nível II:

 44 horas-aula cada formação.

 

Obs: O Stretching Global Ativo - SGA (não é terapêutico) ele é usado para evitar deformações, rigidez, falta de amplitude e etc... pois as posturas propostas aqui são adaptadas aos problemas dos esportistas que necessitam de amplitudes articulares maiores das que buscamos em reeducação.

"A força de um músculo é, além disso, proporcional á sua flexibilidade. Todo músculo rígido é fraco. Velocidade, potência e precisão são indissociáveis da flexibilidade" (Philippe Souchard, O Stretching Global Ativo A Reeducação Postural Global a Serviço do Esporte, p. 82, ed. Manole, 1996).

 

Nobert Grau Le Stretching Global Actif au service du geste sportif : http://norbert.grau.pagesperso-orange.fr/

http://www.stretching-global-actif.fr/

 

Segue abaixo um estudo sobre avaliação postural realizado por dois fisioterapeutas e um educador físico usando o protocolo proposto pelo Prof. Dr Philippe Emmanuel Souchard para análise das cadeias musculares.

 

Título: alterações posturais em atletas brasileiros do sexo masculino que participam de provas de potencia muscular.

 

Autor: NETTO JÚNIO, Jayme. PASTRE, Carlos Marcelo. MONTEIRO, Henrique Luiz.

 

Artigo científico publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 10, n. 3, mai/jun 2004.

 

FONTE SCIELO BRASIL: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n3/21148.pdf

 

Artículo: Estiramientos analíticos y Stretching Global Activo en clases de educación física

Autores: GARCÍA, P.Useros. ARANDA, M. Campos.

Resumen: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3616212

 

Aproveitem o vídeo, é para quem quiser conhecer e para nós ex-alunos desse verdadeiro mestre matarmos um pouco as saudades dele de quando fizemos o curso.

Prof. Souchard foi uma honra ter sido sua aluna, foi uma experiência que vou guardar para sempre com muito respeito e carinho, assim que aprendi o método percebi um novo caminho para tratar e entender a mecânica corporal e isso fez toda a diferença, através do método podemos esculpir o corpo humano e isso é realmente maravilhoso!!

Obrigada ou melhor... merci professeur!!

http://www.youtube.com/watch?v=ysAsY_rRwqo