Grupos

ESTUDO DE CASO

Título: RPG® em Neurologia: Análise Eletromiográfica dos Resultados.

Autor: SALGADO, V.; OSHIRO, M.; HCFMUSP, São Paulo, Brasil.

Este estudo foi realizado em uma paciente neurológica, 19 anos, com diagnóstico médico de paralisia cerebral tipo quadriparesia distônica com componentes atetóides e espasmódicos, apresentando marcha em agachamento. O objetivo foi verificar eletromiograficamente a mudança da ativação muscular do Reto Femoral, Vasto Lateral e Medial, Adutores, Bíceps Femoral e Semitendinoso após uma sessão de RPG® Original.

A paciente foi avaliada em repouso, durante o teste neurológico, em ortotatismo e marcha antes e após a sessão em postura de Rã no Chão níveis 1, 2 e 3. Utilizou um Eletromiógrafo ADS 1200, com eletrodos de superfície conectados em pontos motores dos músculos supracitados segundo o protocolo Ceniam. O estudo foi realizado no Laboratório de Bioengenharia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Após o atendimento e nova medição, verificou-se melhora qualitativa e quantitativa da marcha, com aumento da velocidade, amplitude e harmonia dos passos. Houve melhora sinificativa do tônus com redução da atetose axial. os resultados foram registrados em fotos, filmagem e gráficos de eletromiografia.

Com base nos resultados alcançados é possível afirmar que com a RPG® Original os músculos são capazes de desenvolver contrações mais organizadas e eficazes, proporcionando assim melhor qualidade de movimento em teste, marcha ou atividades de vida diária. E neste caso em específico, a possibilidade de explorar o máximo sua capacidade de marcha e controle motor para uma vida com maior independência e sociabilidade.

Vimos também que a eletromiografia de superfície é um recurso interessante na mensuração dos resultados, oferecendo parâmetros quantitativos da evolução clínica, na confirmação do diagnóstico clínico e auxiliando no direcionamento da conduta, nunca porém em substituição ou supremacia á avaliação do paciente.

FONTE: Jornal RPG Notícias, V. 20, Ano 7, Out/Nov/Dez 2008.

Artigo Científico publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia de São Carlos, v. 12, n. 3, p. 161 - 8 mai/jun, 2006.

Título: Respostas Cardiovasculares durante a postura sentada da Reeducação Postural Global (RPG).

Autor: MOTA, Y. L.; BARRETO, S.L.; BIN, P.R.; SIMÕES, H.G.; CAMPBELL, C.S.G.

ISSN 1413-3555.

FONTE SCIELO BRASIL:

http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v12n3/a02v12n3.pdf

Artigo científico publicado na Acta Fisiátrica 13(2):103-108, ago. 2006.

Título: O efeito da técnica de reeducação postural global em um paciente com hemiparesia após acidente vascular encefálico.

Autor: GOMES, Bruna Moreira; NARDONI, Grace Cristina Gomes; LOPES, Priscila Garcia; GODOY, Ewerson de.

FONTE BVS LILACS:

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=483867&indexSearch=ID

Artigo científico publicado na Revista da Associação Médica Brasileira 54(1):17-22, jan.-fev. 2008.

Título: Impacto da reeducação postural global no tratamento da incontinência urinária de esforço feminina.

Autor: FOZZATTI, Maria Celina Martins; PALMA, Paulo; HERMANN, Viviane; DAMBOS, Miriam.

FONTE SCIELO BRASIL:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000100015

Artigo científico publicado no Jornal Brasilieiro de Pneumologia 33(6):679-686, nov.-dez. 2007.

Título: Efeito de um programa de alongamento muscular pelo método de Reeducação Postural Global sobre a força muscular respiratória e a mobilidade toracoabdominal de homens jovens sedentários.

Autor: MORENO, Marlene Aparecida; CATAI, Aparecida Maria; TEODORI, Rosana Macher; BORGES, Bruno Luis Amoroso; CESAR, Marcelo de Castro; SILVA, Ester da.


Artigo em Português: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000600011 


Article in English: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000600011&lng=pt&nrm=iso&tlng=en