Grupos

Chega ao Rio de Janeiro o Instituto Philippe Souchard, do fisioterapeuta francês que criou o método Reeducação Postural Global - RPG, tratamento fisioterapêutico revolucionário criado por Souchard que conta atualmente com mais de oito mil especialistas atuando em países como França, Suíça, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Chile e Brasil.

 

A sede carioca será inaugurada no dia 07 de março de 2008 (sexta-feira) em um prédio no Jardim Botânico de 1934 que irá ministrar cursos e atendimentos.

 

Uma modelagem humana. Com esta simples expressão o físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard define o conceito da Reeducação Postural Global RPG, método criado por ele nos anos de 1980 e que conta hoje com mais de oito mil especialistas formados pelo mundo – metade deles no Brasil, um dos países, segundo o próprio autor, onde o método mais se desenvolveu e que ganhará a partir do dia 7 de março de 2008, sexta-feira, a segunda sede própria, localizada na Rua Getúlio das Neves, 19, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ.

 

“Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual”, diz Souchard que arrisca sua visão com grande conhecimento do País. Casado com a carioca Sonia Pardellas Souchard, também fisioterapeuta e monitora da UIPTM (Université Internationale Permanente de Therapie Manuelle), Souchard vem ao Brasil habitualmente para ministrar cursos para fisioterapeutas, em diversos estados brasileiros. Em 2005 inaugurou o Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global em São Paulo, voltado para difusão da RPG e formação de profissionais. A sede de São Paulo e a do Rio de Janeiro são os únicos centros, além da sede da França, administrados por ele mesmo. Nos outros países onde o Instituto está presente, os centros são localizados em universidades e associações.

 

“Depois de ter criado em São Paulo o primeiro Instituto, ficou evidente que, se fosse possível, teria que ser aberto um outro na Cidade Maravilhosa. Esta sede do Instituto no Rio de Janeiro me deixa muito feliz e é também uma homenagem à Sonia, carioca da gema, que me assiste há anos, e também às minhas queridas assistentes Rita Menezes, Mônica Rodrigues, Soraia Guerra e Julieta Rubinetti. A inauguração do dia 7 de março de 2008 terá, portanto, uma conotação sentimental. Estou torcendo para que seja um bom sinal para o futuro da RPG no estado”, diz Philippe Souchard, autor de mais de 15 títulos publicados, entre eles, “O Campo fechado, Bases da Reeducação Postural Global”, livro que difundiu o método pelo mundo a fora.

 

Técnica indicada para todas as patologias das quais a fisioterapia trata - Problemas Morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e até esportivos podem ser tratados com o método. Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, eles podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

 

Por outro lado, sabe-se que os músculos são organizados de forma coerente em “cadeias musculares” e que, consequentemente, toda tentativa de alongamento acarreta compensações. O método propõe que o paciente seja tratado como um todo, com alongamentos feitos de maneira global, em atendimentos individuais que duram cerca de uma hora.

 

A Reeducação Postural Global une conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (busca as causas do sintoma) e globalidade (trata o doente e não a doença).

 

Existe apenas uma RPG - Hoje, a marca RPG, criada por Philippe Souchard, é reconhecida e respeitada pelos órgãos oficiais da Fisioterapia nos países onde está implantada e representa um tratamento de ponta, utilizado nos melhores hospitais, clinicas e consultórios.

 

As formações ministradas e supervisionadas pela equipe Souchard não são apenas um curso. É uma qualificação, reservada a fisioterapeutas graduados, e tem duração de cinco semanas, num total de 300 horas/aula, teóricas e práticas. Os fisioterapeutas formados em RPG original em todo o mundo podem atualizar-se gratuitamente e têm acesso a formações avançadas sobre temas específicos, atingindo uma carga horária total de mais de 600 horas.

 

Por que RPG original? Se a marca RPG conquistou fama para o método, ao lado de outros grandes métodos fisioterápicos respeitados, é porque funciona. Mas o profissional que o utiliza, que reconhece o valor desse método, que investe tempo e dinheiro para aperfeiçoar-se, deve ser formado adequadamente pelo próprio autor e sua equipe, para aprendê-lo na sua forma original, autêntica e integral, tendo a garantia de poder aplicar perfeitamente o método nas patologias mais complexas e obter resultados à sua altura do seu esforço.

 

Instituto Philippe Souchard, inauguração Rio de Janeiro: dia 07 de março de 2008, sexta-feira, 19 horas, Rua Getúlio das Neves, 19, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ.  http://www.rpgsouchardinst.com.br/

 

IPSRPG Sede carioca: http://www.rpgsouchardinst.com.br/sedecarioca.htm?PHPSESSID=26fd770cb6cf09d753f80df7acece179 

 

BULLETINS-ELECTRONIQUES.COM: http://www.bulletins-electroniques.com/actualites/53456.htm 

 

Cursos: http://www.ipsrpg.com.br/

 

FACEBOOK - RPG SOUCHARD:

http://www.facebook.com/rpgsouchard?sk=app_35456960455791

 

TWITTER - Organização RPG Rio de Janeiro:

http://twitter.com/RPGRIO

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE:

(21) 8897- 4582 / 9762-6385 / 2234-0588 / 2266-4421 

            E-mail: organizacao@rpgrio.com.br