Grupos

Lista dos professores e monitores brasileiros:

 http://www.rpgsouchardinst.com.br/profemonit/index.html

 

Entrevista sobre RPG com a Profª Soraia Carvalho Guerra professora credenciada da equipe do Prof. Souchard:

 

Parte 1/3:

http://www.youtube.com/watch?v=hGzabebDbrE&NR=1

 

Parte 2/3:

http://www.youtube.com/watch?v=64B8O4XYwWE

 

Parte 3/3:

http://www.youtube.com/watch?v=FLNdPYSm7l0 

 

Porque escolher o curso de RPG Original?

A sigla RPG surgiu com Philippe Souchard e, portanto, a originalidade e a autenticidade deste método nasceram e permanecem com ele e seus diretos colaboradores.

Com a propagação dos benefícios alcançados pela aplicação deste método, curiosamente houve uma multiplicação de cursos utilizando-se do nome e sigla RPG (Reeducação Postural Global) de uma forma nada original e autêntica.

http://www.rpgsouchard-sp.com.br/pq_escolher.htm

 

Salas de aula visita virtual:
http://www.rpgsouchard-sp.com.br/instala.htm


Título: Efeito da Reeducação Postural Global e do alongamento estático segmentar em portadoras de Disfunção Temporomandibular: um estudo comparativo.


Autora: MALUF, Sâmia Amire.


Para ler a tese, entre no site http://www.teses.usp.br/ e coloque o nome da autora no campo PESQUISA SIMPLES: Maluf, Sâmia Amire e baixe o PDF de 83 Páginas.


Resumo: Este estudo teve por objetivo comparar os efeitos da reeducação postural global (RPG) e do alongamento estático segmentar no tratamento de 24 mulheres portadoras de DTM miogênica, Helkimo III. Foram avaliadas a intensidade dos sintomas (por escalas visuais analógicas), a qualidade de vida (pelo questionário SF-36), a eletromiografia e dolorimetria dos músculos masseter, temporal, trapézio e esternocleidomastóideo. As 24 pacientes foram divididas randomicamente em dois grupos. O tratamento do primeiro grupo consistiu de duas posturas da RPG, uma para a cadeia anterior e outra para a cadeia posterior; o tratamento do segundo consistiu em alongamento segmentar dos músculos da mastigação, região cervical e membros superiores. Em ambos os protocolos foram acrescentadas manobras de pompage.