Grupos

CREFITO-2 participa de inauguração histórica no Rio

O cheiro de tinta fresca das paredes brancas ainda podiam ser sentido pelos convidados. Um instituto novinho em folha. Este foi o presente dado pelo criador da Reeducação Postural Global (RPG), o fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, aos profissionais cariocas e brasileiros.

 O CREFITO-2 esteve presente na inauguração, realizada no dia 07 do março na própria sede do Instituto Philippe Souchard, no Jardim Botânico, através da presidente, Dra. Rita Vereza, do Diretor Tesoureiro, Dr. Wilen Heil e Silva, dos conselheiros Drs. João Carlos Magalhães e Ivan do Monti Nascimento, além da Dra. Solange Canavarro, da Comissão de Educação de Fisioterapia.

Na ocasião, Dra. Rita Vereza, convidada para a mesa de abertura do evento, destacou a importância do Instituto para a Fisioterapia brasileira e agradeceu ao fundador pela iniciativa.
“É uma honra para a gente a inauguração de uma casa como esta, que só ressalta a qualidade da Fisioterapia brasileira. Eu lhe agradeço pelo carinho que você tem pelos nossos profissionais”, declarou.

Após o discurso da presidente do CREFITO-2, Dr. Philippe Souchard respondeu:
“Sou eu que agradeço. Para mim, é um modelo de ética o que vocês do CREFITO-2 fazem aqui pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil, trazendo mais dignidade para a nossa profissão”, ressaltou o fisioterapeuta.

A mesa foi composta ainda por representantes da Argentina, Itália, Bélgica, além de outras entidades profissionais. Dentre eles estava o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Dr. Oldack Borges Barros, que se mostrou bastante satisfeito com o novo Instituto.
“Isso representa um avanço da saúde brasileira. Hoje somos seis mil RPGistas no Brasil. Representamos uma sociedade que possui duas sedes próprias (RJ e SP), onde podemos desenvolver uma Fisioterapia de 1º mundo, voltada para o plano social”, explicou Dr. Barros, defendendo os profissionais que praticam, segundo ele, o verdadeiro RPG. “Hoje, muitos profissionais se apresentam como RPGistas, mas não puderam conhecer o método, o que faz surgir uma Fisioterapia de 2ª classe. É preciso separar o joio do trigo”, disse.

“Francês carioca”

Uma modelagem humana. Com esta simples expressão Dr. Philippe Souchard define o conceito da Reeducação Postural Global (RPG), método criado por ele nos anos de 1980 e que conta hoje com mais de oito mil especialistas formados pelo mundo – mais da metade deles no Brasil, um dos países onde o método mais se desenvolveu.
“Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual”, afirmou o fisioterapeuta, que arrisca sua visão com grande conhecimento que tem do país.

Casado com a carioca Sonia Pardellas Souchard, também fisioterapeuta e monitora da UIPTM (Université Internationale Permanente de Therapie Manuelle), Souchard vem ao Brasil habitualmente para ministrar cursos para fisioterapeutas, em diversos estados brasileiros. Em 2005, inaugurou o Instituto Philippe Souchard de RPG em São Paulo, voltado para difusão da técnica e formação de profissionais. A sede paulista e a do Rio de Janeiro são os únicos centros, além da sede francesa, administradas por ele mesmo. Nos outros países onde o Instituto está presente, os centros são localizados em universidades e associações.
“Depois de ter criado em São Paulo o primeiro Instituto, ficou evidente que, se fosse possível, teria que ser aberto um outro na Cidade Maravilhosa. Esta sede do Instituto no Rio de Janeiro me deixa muito feliz e é também uma homenagem à minha esposa Sonia, carioca da gema e que me assiste há anos, e também às minhas queridas assistentes Rita Menezes, Mônica Rodrigues, Soraia Guerra e Julieta Rubinetti”, justificou Philippe Souchard, autor de mais de 15 títulos publicados, entre eles “O Campo fechado, Bases da Reeducação Postural Global”, livro que difundiu o método pelo mundo.

O Instituto Philippe Souchard fica na Rua Getúlio das Neves, Nº 19, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio.

O CREFITO-2 parabeniza o Dr. Philippe Souchard por mais essa vitória e contribuição à Fisioterapia brasileira!!! Muito obrigado!!!