Grupos

Imprensa Destaque - Governo do Rio de Janeiro Secretaria do Estado de Saúde e Defesa Civil 

Em janeiro de 2009, a técnica de enfermagem Luciene Pereira da Silva, de 31 anos, teve uma manhã atípica: não conseguia se mexer, tampouco levantar da cama, queixando-se de fortes dores musculares. Exame de tomografia diagnosticou hérnia de disco, quando ocorre uma compressão no disco vertebral por tensão muscular e este se desloca de sua origem em direção à medula. Desde então, passou a ter crises constantes, vivia a base de medicamentos e precisou se licenciar do trabalho. No início de abril deste ano foi submetida a uma avaliação postural no Hospital Estadual Eduardo Rabelo, em Campo Grande, e começou a se tratar com sessões de Reeducação Postural Global (RPG). Com apenas quatro sessões, o resultado foi surpreendente.

- Depois que comecei o tratamento, o problema vem regredindo significativamente e eu, que teria que operar, não vou mais precisar passar por cirurgia, já que as sessões por si só resolveram o problema – diz ela, que após a terceira sessão já pôde interromper o tratamento medicamentoso, que vinha fazendo desde 2009.

A RPG é uma técnica de intervenção global indicada para prevenção e tratamento de disfunções musculares e de problemas respiratórios, que trabalha cadeias musculares de acordo com a causa da patologia. Segundo a chefe do serviço de fisioterapia do Hospital Eduardo Rabelo, Sharon Cumaru, o método é altamente eficaz no tratamento de dores na coluna e de problemas posturais, tais como escoliose – desvio da coluna vertebral para esquerda ou para a direita - e lordose – curvatura lombar anormal da coluna vertebral.

- A RPG é capaz de amenizar desde problemas do sono e estresse até outros mais graves, como a hérnia de disco. O trabalho não se limita às sessões realizadas pelo fisioterapeuta, já que ao longo do tratamento estimulamos a conscientização corporal, ou seja, o paciente passa a se auto-conhecer e a se policiar quanto à postura – esclarece.

Antes de iniciar o tratamento, o paciente é avaliado pelo profissional especializado em RPG para identificar o problema e constatar se a reabilitação é válida. A fisioterapeuta da mesma unidade, Viviane Moura, explica que é importante que o indivíduo esteja lúcido e tenha controle postural, já que é um trabalho que exige empenho do paciente. Segundo a especialista, as sessões consistem em exercícios de alongamento e de relaxamento muscular e o primeiro passo é estimular a respiração correta.

- A grande maioria das pessoas respira de maneira rápida e superficial, utilizando os músculos da parte superior do corpo, quando na verdade deveria usar o diafragma, músculo próprio para empurrar o ar para dentro e para fora. Então, o primeiro passo é corrigir a respiração do paciente, estimulando-o a inspirar lentamente, reter o ar e expirar por quatro segundos em média, para que a capacidade respiratória seja ampliada e os músculos alongados, retornando a sua posição original – ensina.

A duração do tratamento varia de acordo com a gravidade da situação, mas a média é de três meses a um ano, com sessões de uma hora semanalmente ou duas vezes por semana. A fisioterapeuta esclarece que em casos crônicos, geralmente o RPG só tem efeito de analgesia, e alerta que alguns hábitos cultivados erroneamente são responsáveis por boa parte dos problemas de colunas que as pessoas desenvolvem ao longo da vida.

- Hábitos como sentar-se corretamente: com as costas retas encostadas na cadeira e os pés no chão; carregar somente o necessário na bolsa e revezar de ombros ou dar preferência às que cruzam o corpo e mochilas, que distribuem melhor o peso e não sobrecarregam um lado do corpo; optar por um travesseiro nem alto nem baixo e abrir mão do travesseiro, caso tenha o hábito de dormir de bruços, e alongar-se durante o dia podem evitar que sérios problemas posturais se desenvolvam -, diz ela, que recomenda o pilates como uma excelente atividade complementar, pois trabalha a postura, a flexibilidade e fortalece a musculatura.

O Hospital Eduardo Rabelo realiza atendimento de RPG as terças e sextas, das 8h às 18h.

Criador do RPG no Saracuruna – Nesta segunda-feira, dia 09, às 11h, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, recebe o criador da técnica de Reeducação Postural Global (1980), Phillippe Emmanuel Souchard. O especialista vai ministrar uma palestra sobre o tema para 70 pessoas, entre funcionários e convidados. Souchard é diretor-presidente da Universidade Internacional Permanente de Terapia Manual de Saint-Mont, conceituada escola francesa de RPG, e autor de 18 livros, traduzidos para vários idiomas. Já formou cerca de nove mil fisioterapeutas de quatorze países diferentes, entre eles o Brasil.

http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-materia-especial/6726-reeducacao-postural-global-como-alternativa-a-cirurgias-corretivas

 

Artículo: Cómo se constuye una cadena lesional?

RPGista Lic. Cecilia S. Cosentino, Kinesióloga, Fisiátra:

http://www.conceptorpg.com.ar/index.php/casos-clinicos/59.html

 

Artículo: Tocar con afecto... y efecto

RPGista Lic. Cecilia S. Cosentino, Kinesióloga, Fisiátra

http://www.conceptorpg.com.ar/index.php/casos-clinicos/58.html