Grupos


Título: Efeito da Reeducação Postural Global e do alongamento estático segmentar em portadoras de Disfunção Temporomandibular: um estudo comparativo.


Autora: MALUF, Sâmia Amire.


Para ler a tese, entre no site http://www.teses.usp.br/ e coloque o nome da autora no campo PESQUISA SIMPLES: Maluf, Sâmia Amire e baixe o PDF de 83 Páginas.


Resumo: Este estudo teve por objetivo comparar os efeitos da reeducação postural global (RPG) e do alongamento estático segmentar no tratamento de 24 mulheres portadoras de DTM miogênica, Helkimo III. Foram avaliadas a intensidade dos sintomas (por escalas visuais analógicas), a qualidade de vida (pelo questionário SF-36), a eletromiografia e dolorimetria dos músculos masseter, temporal, trapézio e esternocleidomastóideo. As 24 pacientes foram divididas randomicamente em dois grupos. O tratamento do primeiro grupo consistiu de duas posturas da RPG, uma para a cadeia anterior e outra para a cadeia posterior; o tratamento do segundo consistiu em alongamento segmentar dos músculos da mastigação, região cervical e membros superiores. Em ambos os protocolos foram acrescentadas manobras de pompage.

Comentários

(12:20 @ 19/03/2009) Lais disse:
Adorei a tese exposta no blog, Marisa!

(12:29 @ 25/03/2009) Marisa disse:
E obrigada por ter enviado para nós, essa também tinha que vir para cá, um trabalho desses precisa ser divulgado! Bjos.