Grupos

Circular nº. 02/2007

15:47 @ 02/04/2007

            Prezados Pais,

No dia 23 de março foi realizada a uma reunião da comissão de pais com a direção da creche que contou com a presença de 4 membros da comissão e 4 membros da direção para esclarecer algumas dúvidas comuns dos últimos dias: entrega dos uniformes; utilização do e-mail como comunicação da creche e da comissão de pais da creche com o coletivo de pais; compra dos brinquedos que irão reequipar a creche; relacionamento entre a direção da creche e os pais.

 

1. Entrega dos Uniformes: Nos dias 03, 04 e 05/04, das 8hs às 9h30 e das 17hs às 18h30, membros da comissão de pais estarão na secretaria da creche com os uniformes das crianças para entrega e recebimento do respectivo pagamento (à vista, ou entrada e + 30 dias, ou entrada +30 e +60).

 

2. Comunicação por E-MAIL: Devido algumas dificuldades no manejo do G-MAIL a direção da creche optou por responder exclusivamente às mensagens enviadas para samip.creche@saude.gov.br. Assim, a conta do G-MAIl será exclusivamente para comunicações com a comissão de pais.

 

3. Compra dos brinquedos, livros e CD’s para reequipar a creche: Ficou decido na reunião de pais realizada no dia 13 de março de 2007, que a cota para a compra do material será de R$ 200,00 (duzentos reais) podendo ser pago em duas vezes, R$ 100,00 (cem reais) a vista até o dia 5 de abril e R$ 100,00 por meio de cheque pré-datado para trinta dias (5 de maio). A relação com os preços dos Brinquedos, Livros e Cds está disponível na Secretaria da creche.

Obs:     a) O pagamento deverá ser realizado diretamente para comissão de pais nos dias da entrega do uniforme.

b) A prestação de contas será fixada na creche e encaminhada por meio eletrônico para todos os pais.

 

4. Constituição da Comissão de Pais: precisamos de voluntários para completar a comissão com a saída de dois membros. Aguardamos indicações próprias pelo G-MAIL!

 

5. Informes Gerais:

 

  • A festa à fantasia, realizada no dia 22/03, foi um sucesso! Os pais que desejarem as fotos precisarão encaminhar um CD virgem para a direção da creche com o nome completo da criança e nome da sala correspondente para que seja feita uma cópia.
  • A direção da creche informou que o calendário anual de 2007 será entregue aos pais até o final da 1ª quinzena de abril.
  • A psicóloga Márcia está disponível para agendamento das entrevistas com os pais que assim desejarem.
  • O Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Interno da creche está disponível na direção.
  • O planejamento pedagógico está sendo realizado semanalmente, sempre às 2ª, à tarde, e 3ª, pela manhã. Caso algum pai tenha alguma contribuição ou sugestão encaminhar para a direção, que o assunto será discutido na reunião.
  • Para muitas das atividades pedagógicas da creche é extremamente importante que todos os pais participem, principalmente respondendo as solicitações encaminhadas por meio da agenda e atendendo aos pedidos de materiais para as atividades, como garrafas PET. A agenda da criança é um dos principais instrumentos de comunicação da creche em que a direção conta com a participação ativa dos pais!
  • Atualização de cadastro dos pais: A direção observou que existem pais com o cadastro desatualizado o que tem prejudicado contatos, às vezes urgente como, por exemplo, cancelamento da detetização e crianças com febre. Assim, solicitamos o empenho de todos nesta atualização, seja pelo pedido da agenda ou até mesmo diretamente na secretaria da creche.
  • Respeito aos horários das atividades da creche: é extremamente importante que os horários da creche sejam obedecidos pelos pais, a alteração dessa rotina traz prejuízos às atividades previstas, principalmente as refeições. Todos sabemos que o horário de visitação é das 13:00 às 14:00, entretanto foi observado pelos profissionais da creche que é preciso fazer uma nova recepção da criança após a visita dos pais e por isso seria melhor que a criança retornasse a sala uns quinze minutos antes.
  • Profissionais afastados: no momento a creche está trabalhando sem a pediatra, que está de licença médica, e sem as duas estagiárias de enfermagem, o contrato de uma foi cancelado por iniciativa pessoal e a outra também se encontra de licença. Assim, o Centro de Atendimento Integral do Servidor (CAS) está realizando o suporte possível neste período. Contamos mais uma vez com a compreensão de todos.

 

Forte abraço a todos.

Atenciosamente,

 

Comissão de pais

 

Circular nº. 01/2007

16:07 @ 02/04/2007

Prezados Pais

            No dia 13 de março foi realizada uma reunião que contou com a presença de 40 pais, além dos que integram a Comissão de Pais do Samip/Creche Narizinho, para definir os últimos detalhes com relação ao uniforme e compra dos brinquedos que irão compor a brinquedoteca.

Ficou decido pelos presentes que a cota para a compra do material será de R$ 200,00 (duzentos reais) podendo ser pago em duas vezes, R$ 100,00 (cem reais) a vista até o dia 5 de abril e R$ 100,00 por meio de cheque pré-datado para trinta dias(5 de maio). O objetivo é fazer uma compra única e reequipar a brinquedoteca de maneira que nossos filhos possam usufruir da mesma o quanto antes.

Os pais que não participaram da reunião têm até o dia 16 de março, sexta-feira, para apresentar uma contra proposta sendo que, por questões de agilidade, serão analisadas pela comissão de pais com a assessoria da equipe administrativa do Samip/Creche Narizinho. Os comentários podem ser encaminhados através da agenda da criança, em folha avulsa, ou por e-mail (os endereços dos integrantes da Comissão de pais estão ao fim desta circular). A relação com os preços dos Brinquedos, Livros e Cds está disponível na Secretaria da creche.

Os pais que assim desejarem poderão verificar o recebimentos dos matériais, as datas de entrega serão informadas uma vez definida a compra. A prestação de contas será fixada na creche e encaminhada por meio eletrônico  para todos os pais.

 

 

Atenciosamente,

           Comissão de pais

 

 

BRINQUEDOTECA:

 UM ESPAÇO ESTRUTURADO PARA BRINCAR

Ângela Cristina Munhoz Maluf

 

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

De acordo com RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.

SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (1997), relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação à criança; é abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.

A Brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico. É um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas.

A Brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária.

·        Oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica.

·        Possibilitar que todas as crianças possam fazer uso de brinquedos, é a função social.

·        Favorecer crianças que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária.

O mundo de brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca. Nas Brinquedotecas existem brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que nossos pais brincavam, ou aquele tão desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma criança entra na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço.

Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.

O que não podemos esquecer é que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras, vão proporcionar a criança, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.

 

REFERÊNCIAS

BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995

RODARI, Granni., Gramática da Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997

 

 

Angela Cristina Munhoz Maluf - Graduada em Educação Física, Especialista em Psicopedagogia