Grupos

Afinando o violão na prática

12:28 @ 17/05/2018

Buscando informações você encontrará muitas maneiras de afinar o violão que são bastante utilizadas, tais como a clássica e talvez mais conhecida afinação em Ré que segue essa exata sequência: 1º Corda Mi, 2º Corda SI, 3º Corda SOL, 4º Corda RE, 5º Corda LA e 6º Corda MI. Essa maneira de afinar é normalmente utilizada por maior parte dos músicos do mundo todo. Como fazer para afinar o Violão - Conheça as Cordas! Afinar um violão não precisa ser algo complexo, você só deve pôr cada uma das cordas em sua respectiva nota certa de acordo com a nomenclatura, e a grande sacada é que você pode fazer isso com an ajuda de um simples afinador a bateria e também se adaptando com o timbre sonoro de cada corda do violão afinada. Aprenda mais sobre afinação do violão AQUI. Ao ter base nessa referência de som você vai pegando os macetes de como afinar cada corda do seu instrumento. Em um primeiro momento tende an achar um pouco ardiloso, contudo, conforme o tempo for passando você vai se acostumar com essa atividade, por isso não fique com medo.

Na conversa de hoje, gostaríamos de compartilhar com você uma maneira muito prática de saber o seu primeiro acorde de violão.

Inúmeros iniciantes que conheço e começaram a tocar violão me questionam qual seria uma sugestão de primeiros acordes para quem está começando a tocar violão.

 Baseado em minha experiência e dificuldades que passei, sempre indico que o aluno iniciante tenha o primeiro contato com alguns acordes de digitação aberta e que sejam fáceis e diretos de aprender.
Certamente , há acordes de digitação facilitada e que muito mais fáceis de se aprender inicialmente.
Um exemplo desses acordes  é o D (ré maior), que tem uma digitação aberta, ocupando apenas 4 cordas do violão.

Além disso, esse acorde também preencherá apenas o espaço de duas casas o que torna as coisas muito mais fáceis para quem precisa começar o seu aprendizado.

Deixo como sugestão que você veja o conteúdo dessa aula, que também lhe mostrará passo a passo como tocar o acorde D (ré maior).





Minha sugestão é  que você comece tranquilamente, memorizando a digitação de cada um dos dedos da sua mão esquerda. Inicialmente provavelmente que você poderá sofrer  um pouco de desconforto por parte da musculatura de mãos, dedos e braços, todavia, com persistência nos estudos, em alguns dias você perceberá que esse desconforto, dores e até mesmo algumas bolhas no dedos irão começar a desaparecer e amenizar esses desafios iniciais.

Para ver mais aulas legais como esta, acesse esse site aqui:

http://www.formulaviolao.com/solos-de-violao/

Essa nova fase com certeza é uma das mais proveitosas, porque quando essas barreiras são vencidas você vai notar uma maior facilidade para fazer novos acordes e digitações.

Meu objetivo foi ter  contribuído com essa publicação.

Nos vemos na próxima aula!

 

Várias pessoas querem aprender violão porém as diversas dificuldades iniciais se tornam seus inimigos mortais. Para alguns a falta de tempo pode se revelar como um empecilho, por ter pouca disponibilidade de tempo para ir a aulas presenciais. Em diversos casos a dificuldade é a falta de grana, para estar em uma escola de música, que as vezes não custam barato não. Com todos os avanços da web, hoje é possível aprender na internet. É comum hoje encontrarmos sites dando instruções e trazendo artigos a respeito de tocar violão e também muitos canais no you tube, de variados tamanhos, gerando materiais com boa didática voltado para quem tem o objetivo iniciar os estudos. Além destes materiais a disposição gratuitamente, também vale citar a opção dos métodos online, acessados por meio de portal de membros, onde são pagos preços muito baixos quando comparado a sistemas tradicionais de ensino. Mediante isso, cabe somente ao iniciante separar um período para se dedicar, e mesmo com limitações, ele mesmo se policiará sobre seus estudos avançando conforme a sua agenda, se dedicando ao método. O que vale lembrar é que hoje temos várias possibilidade para realizar o sonho de tocar violão, tanto escolhendo um método presencial ou mesmo no formato online. O grande segredo é se dedicar, reservando alguns minutos por dia para aprender, inserindo um novo hábito de estudos. O meu incentivo é que você comece agora mesmo a sua rotina de estudos, mas, lembramos que o tempero está no tanto você se esforça em colocar em prática. Vou deixar abaixo mais uma sugestão de site onde você pode encontrar vários conteúdos legais de violão: VISITAR SITE

No bate papo de hoje, queremos partilhar com você uma forma muito direta de tocar o seu primeiro acorde no violão. Muitos alunos que conheço e começaram an aprender violão me pedem dicas de qual seria uma opção de acordes iniciais para quem está começando a seus estudos no violão. Baseando-se em minha caminhada e dificuldades que enfrentei, sempre recomendo que o principiante tenha o primeiro contato com os acordes de digitação aberta e simples e que sejam mais fáceis de aprender. Não há dúvidas, temos acordes de digitação simplificada e que muito mais fáceis de se aprender. Dentre os acordes de digitação facilitada que temos um deles é o D (ré maior), que é de uma digitação aberta, usando apenas 4 das primeiras cordas do violão. Além disso, a digitação desse acorde também tomará apenas o perímetro de duas casas o que torna as coisas ainda mais fáceis para quem precisa iniciar o seu aprendizado. A minha sugestão é que você assista o conteúdo dan aula, que também lhe ensinará passo a passo como fazer o acorde D (ré maior) Confira aqui um curso de violão grátis que ensina esses conteúdos. Meu conselho é que você inicie de forma tranquila, memorizando a digitação dos dedos da mão esquerda. De início é provável que você sofrerá com um pouco de desconforto por parte da musculatura de mãos, dedos e braços, mas, com foco e persistência nos estudos, depois de alguns dias você notará que o desconforto, dores e até mesmo as bolhas no dedos vão começar an ir embora e amenizar. A nova fase que vem depois sem dúvidas é uma das mais gratificantes, porque quando essas dificuldades são superadas e deixadas para trás você vai indetificar uma grande destreza para treinar novos acordes e digitações no violão. Minha meta foi ter ajudado com esse post. Bons estudos e seucesso!

Em um momento de tanta modernidade identifica-se as pessoas ficam estressadas cada vez mais, vivendo sob pressão, na vida corrida das grandes cidades, não é raro encontrarmos muitos com doenças consideradas o mal do século como por exemplo a depressão. Diante disto a nossa mente e o corpo mostrarão que tem algo errado e que viver assim pode ser péssimo para a nossa saúde em todos os aspectos. O nosso organismo envia mensagens, e falará que algo está for a do lugar, e nesses momento é hora de fazer a mudança para uma melhor qualdiade de vida. Melhorar A Qualidade De Vida Pode Ser Feito Através De Inclusão De Atividades Físicas E Laborais, com uma carga menor de trabalho, dormir melhor, fazendo reeducação alimentar e criando novos habitos prazerosos em seu dia a dia. Com tantas opções, uma delas é a inclusão do aprendizado de música na rotina de vida diária. Isso mesmo isso fez no alcance do equilíbrio de corpo e mente e ao mesmo tempo praticarem uma atividade que gostam, seja com o canto ou com um instrumento musical, você já pode dar o ponta pé inicial aprendendo suas primeiras lições de violão. Recomendo este website aqui para pegar mais dicas sobre estes assuntos. Já é fato que praticar música relaxa a mente e consequentemente ajuda a relaxar todo o corpo. Com a prática de música acontece o desligamento do cérebro de outras coisas, subindo absurdamente o nível de relaxamento. Considera-se que o aprendizado musical é é relaxante e agradável para todos que precisam de uma atividade que resulte em mais qualidade de vida e saúdee além disso existe muita alegria e satisfação, e ainda gerando benefícios em dobro, assegurando uma boa saúde e pondendo tocar juntamente com os amigos e família em diversas ocasiões. Com tantas opções para ter mais qualidade na vida agora o que resta é alcançar o equilíbrio do corpo e da mente através das mesmas.

Hoje quero oferecer informações preciosas que vão ajudar aqueles estudantes que buscam aprender notas de violão entretanto não sabem como e o que fazer para iniciar e normalmente acabam sem uma boa informação em meio a tantas buscas por ai. Mas antes de iniciar o treino do primeiro acorde é muito importante lhe passar algumas sacadas e dicas. Em primeiro lugar antes de aprender as notas do violão memorize qual é a melhor postura para começar. Várias pessoas querem aprender o primeiro acorde e não receberam instruções os princípios básicos da postura que é fundamental manter para a prática dando o pontapé inicial a forma mais prejudicial possível. Grande parte das pessoas já iniciam causando alguma lesão ou desenvolvendo algum problema por dar início ao aprendizado da maneira errada. Por isso segue um conselho: Fique atento aos primeiros detalhes do aprendizado. Prepare a musculatura de suas mãos, braço e antebraço pois isso pode fazer total diferença na hora de aprender. Uma outra faceta importante sobre aprender notas de violão que talvez ainda ninguém te contou, é que existem algumas práticas simples e poderosas que aceleram fantasticamente o aprendizado de acordes. Depois que você iniciou a prática da forma mais indicada para iniciantes do violão, essa é a melhor fase para você executar acorde de violão e decorar cada um deles com muita calma e paciência. Pode ficar tranquilo que praticando com calma e paciência tudo que te passei aqui você seus amigos e sua família ficarão espantados com os resultados. Tenho mais aulas legais para você, uma das coisas que recomendo é que visite esse site aqui , onde existem dicas e conteúdos legais e, pois ele sempre tem coisas novas para iniciantes.