Grupos

BALANÇO DA CAMPANHA pelo VOTO NULO SP 2008 - COB/AIT & MLB


A Campanha Nacional Pelo Voto Nulo/2008 nos encontrou num momento de intensa atividade e alvo de repressão e infiltrações. Isso tudo ligado às atividades que desenvolvemos no período anterior, que culminariam em 2008 com a Campanha Pelo Voto Nulo e na realização do XXIV Congresso da AIT. 

Assim as infiltrações se revelaram pouco após a Plenária Estadual de Fevereiro de 2008, levando a formação de um bloco paralelista que agrega os especifoplataformistas em São Paulo, sob a direção nacional da FARJ e da FAG, ligadas internacionalmente a FAUruguaia/OSLargentina – todos agregados a SILI, controlada pela SACsueca e CGTespanhola (ambas financiadas pelas respectivas monarquias/Estados nacionais).  A partir daí começaram os ataques a COB e a AIT, iniciados na Plenária Estadual – quando IMPUSERAM uma tese pondo em dúvida a organização da FOSP/COB-AIT e questionando suas estruturas orgânicas (Executiva, Coordenação, Comitê de Imprensa e alguns militantes – acusados de falar em nome da FOSP sem ‘que todos concordassem’). De ataques verbais a difamações, de difamações a atitudes policialescas, de atitudes policialescas a ameaças de agressão, assim se desenvolveu a FARJ/SP(um simulacro de federação anarkista). Desde então se portam como paralelistas, falando em nome de uma FOSP só deles – que não existe!!! E tudo fazem para dividir e dominar o movimento libertário.

A repressão sobre o MLB e a COB/AIT, que já se intensificava desde 2006, se acirra em 2007 – com a prisão dos coordenadores do MCC, a violenta repressão sobre a manifestação anti-G8 - que resultaram em mais de 150 detenções e 5 companheiros processados - e os ataques sofridos pelos punks – respondidos na carta aberta do MAP, que divulgamos no A PLEBE. Mas em 2008 ela se estabelece como tática padrão do Estado, em todos os níveis (municipal, estadual e federal) e para todos os setores do movimento social que atuam na linha da ação direta, em rejeição a representação política aludida no processo eleitoral, na democracia representativa. Assim nos atacaram no 1º de Maio no centro de SP, arrastando quase 60 pessoas e processando 6 (4 ligados a FOSP, 2 coordenadores) e pouco depois atacaram uma manifestação do MST em Porto Alegre. Com isso tentaram nos colocar na defensiva, nos neutralizar. Ao mesmo tempo encontramos todo tipo de dificuldades para conseguir espaços públicos para manifestações – como já alertara na Reunião da Coordenação de março o delegado da Seção Osasco.

De toda forma, mesmo diminuindo nossa atividade e material de agitação – comparando-se a outros anos – acreditamos que não só conseguimos manter e ampliar nossa posição, como colher frutos de nossas campanhas anteriores e verificar nossa real influência no movimento social e nos locais em que mantemos uma atuação mais constante. Relatos enviados às listas atestam isso, em todas as regiões em que nossa presença se sentiu. O raio de nossa ação aumentou, apesar de nossa desestruturação e fundos. Isso se deve a descentralização de nossa organização e ao federalismo de nossa proposta organizativa, sempre estimulando a ação espontânea d@s individu@s que se agregam. O resultado eleitoral, fabricado pelos políticos e sua máfia - através das urnas eletrônicas que não dão comprovação de voto e da não difusão de informações completas sobre o s resultados totais -, ainda assim mostra uma insatisfação e uma rejeição eleitoral refletida no Índice de Nulidade (IN) que chegou próximo aos 25%, na média por cidade.

Da mesma forma conseguimos mantendo a Campanha nas cidades que foram ao 2º turno, reafirmando nossa posição, centrada no eixo definido na Plenária Nacional da COB-março/2008: CONTRA A FARSA ELEITORAL: VOTE NULO, NÃO SUSTENTE PARASITAS NO PODER! SE ORGANIZE E LUTE! COB/AIT: UMA OPÇÃO DE LUTA PELA AUTOGESTÃO GENERALIZADA! Sabemos que isso foi possível por que muitos Núcleos da FOSP e outros grupos anarkistas, que acessavam nosso material, tirava cópias e desenvolvia seu próprio trabalho local. (abaixo dados pontuais e mapas regionais demonstram nossa abrangência. ATENÇÃO: são dados parciais, os que nós temos vem do que fizemos e das informações repassadas, acreditamos que cada Seção deva fazer seu balanço local e repassar para que a FOSP lance uma avaliação geral da Campanha) .

Assim foi que a ‘Campanha Pelo Voto Nulo – PELA AUTOGESTÃO GENERALIZADA! COB/AIT: UMA OPÇÃO DE LUTA!’ teve um alcance mais amplo do que as dos anos recentes, mesmo com a perda de alguns contatos que já mantinham a Campanha até 2006. Assim mantivemos a cidade de São Paulo, atingindo todas as regiões (Norte, Oeste, Leste, Sul – em ordem crescente de agitação), aumentamos nossa área de atuação na região da Grande SP, com aumento organizativo da FOSP e composição de novos Núcleos e contatos ‘Amigos’. Mas foi principalemtne a nível estadual que tivemos uma performance mais homogênena, atingondo, pela primeira vez, todos os Distritos Eleitorais Regionais do estado de São Paulo (Ver nos mapas anexos).

Entendemos que a campanha se iniciou formalmente logo após a Plenária de MARÇO, mas na prática foi sendo lançada homeopaticamente – a começar pela convocatória para o 1º de Maio. Assim buscamos colocar chamadas pelo Voto Nulo em todos os materiais que editamos (filipetas, cartazes e jornais). Mas só a partir de Junho começamos a lançar a 1ª fase da Campanha, de forma mais intensa, com a convocatória para o Tributo a Raul no 21 de Agosto. Foram feitos para isso cerca de 1500 cartazes e 3000 filipetas, entre Junho e Agosto. Na Reunião da Coordenação Estadual de Agosto repassamos para as Seções e Núcleos cerca de 500 cartazes – co artes variadas (o da merdinha, o da caveira, etc.). Na Reunião de Setembro repassamos cerca de 500 cartazes e 1500 filipetas(1ª versão) e na reta final mais 500 (2ª versão, com o “digite 99 e confirme!”) e 4000 filipetas. Entre Agosto/Setembro e Outubro compramos cerca de 6 latas de spray. Nesse período editamos 2 números do A PLEBE/2000 exemplares cada. Também foram confeccionados 7000 adesivos, por iniciativa d’O COLETIVO LIBERTÁRIO, tendo sido repassados cerca de 3000 para a FOSP/COB-AIT. Fizemos mini-comícios e panfletagens semanalmente e intervimos em diversas manifestações em toda a cidade, levantando nossa posição. Esses números são estritemte o que fizemos, mas sabemos que cada Núcleo tirou cópias próprias e acreditamos que esses números podem se duplicados, no mínimo, o que nos garantiu uma expansão de nossa propaganda, que se difundiu em forma de aerosol.

O resultado das apurações mostra a fraude do processo eleitoral: as pesquisas erraram em quase tudo, mas acertam sempre o número exato de votos nulos!!! Na verdade é um jogo de cartas marcadas!


SP City (Região 13) (TODAS AS REGIÕES - TODOS OS DISTRITOS ELEITORAIS)

  

·         Mapa dos distritos de SP                    

 

DISTRITOS ELEITORAIS DO ESTADO DE SP

 

Grande SP (Região 13)(Região  Saúde SP- I)

- SP

- Osasco

- Taboão da Serra

- Itapecerica da Serra

- São Lourenço da Serra

- Vargem Grande Paulista

- Itapevi

- Jandira

- Piraporinha do Bom Jesus

- Guarulhos

- Santa Isabel

- Itaquaquecetuba

- Poá

- Ferraz de Vasconcelos

- Suzano

- Mogi das Cruzes

- Mauá

- Ribeirão Pires

- Rio Grande da Serra

- Diadema

- São Bernardo do Campo

BAIXADA PAULISTA (Região 11, 13 e 14)(RSSP- IV e XII)

 -Santos (13)(IV)

- São Vicente(13)(IV)

- Itanhaém (11)(XII)

- Peruíbe (11)(XII)

- Iguape (11)(XII)

 

INTERIOR DE SP

- Campinas (10)(VII)

- Americana (10) (VII)

- Araraquara (6)(III)

- Caçapava (14)(XVII)

- São José dos Campos (14)(XVII)

- Lorena (14)(XVII)

- Sorocaba (12)(XVI)

- Itu (12)(XVI)

- Itapira (10)(XIV)

- Jundiaí (12)(XVII)

- Joanópolis (12)(XVI)

- Campo Limpo Paulista (12)(VII)

- Várzea Paulista (12)(VII)

- Junqueirópolis (1)(XI)

- Tatuí (8)(XVI)

- Rio das Pedras (9)(X)

- Piracicaba (9)(X)

- São José do Rio Pardo (10)(XIV)

- Franca (7)((VIII)

- Ribeirão Preto (7)((XIII)

- Bauru (5)(VI)

- Assis (4)(IX)

- Catanduva (3)(XV)

- São José do Rio Preto (3)(XV)

- Junqueirópolis (1)(XI)

- Dracena (1)(II)

Fotos documentam a Campanha Pelo Voto Nulo, Contra a Farsa Eleitoral: se organize e lute! COB/AIT: UMA OPÇÃO DE LUTA! 

Apesar da destruição de nossa propaganda por parte dos agentes do Estado (funcionários da prefeitura e dos partidos políticos), que buscam tornar invisível nossa presença, a Campanha de 2008 atingiu centenas de milhares de pessoas, num esforço de propaganda para denunciar a Farsa dos políticos e também parta chamar à luta direta e a união federativa dos trabalhadores rumo a AUTOGESTÃO GENERALIZADA - PALAVRA DE ORDEM QUE - PELA PRIMEIRA VEZ - FOI LANÇADA À DISCUSSÃO PARA A CLASSE OPERÁRIA, como alternativa concreta à dominação burguesa.

NO CENTRO DA CIDADE:

Na Praça do Correio, saída do Metrô São Bento.

NA PRAÇA RAMOS, EMFRENTE AO tEATRO mUNICIPAL, DE ONDE SAI A pASSEATA rAULSEIXISTA E ONDE COMEMOROU A VITÓRIA O PREFEITO RE-ELEITO.

Na Av. Nove de Julho, data da morte de José Martinez - mártir da Greve Geral de 1917, no 9 de Julho Verdadeiro.

NOS BAIRROS:

Na Zona Sul, Leste, Norte e Oeste a Campnha esteve presente.

ESPECIAIS:

O manifesto e alguma filipetas:

SEMENTE DE FOGO (Novembro/Dezembro)  nº 10-Ano 01 - 2008

Órgão de Divulgação do SINDIVÁRIOS-SP-FOSP/COB-ACAT/AIT
Caixa Postal 1933 / CEP- 01009-972 / São Paulo-SP / E-mail: profosp@bol.com.br

Editorial:

QUEM SÃO ELES? POLÍTICOS.

A LUTA CONTRA A CARESTIA

E O METRÔ ABRIU!

EU NÃO SOU SARDINHA, NÃO!

JORNADAS DA HUMANITUDE

10 ANOS DA ASSESA

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO SINDIVÁRIOS-SP

É ASSIM QUE NOS QUEREM.

V EXPRESSÕES ANARQUISTAS



LIBERDADE SEM IGUALDADE É PRIVILÉGIO,
IGUALDADE SEM LIBERDADE É ESCRAVIDÃO.
DIREITOS IGUAIS, DEVERES IGUAIS!
PELA LIVRE ORGANIZAÇÃO OPERÁRIA:
FILIE-SE AO SINDIVÁRIOS-FOSP/COB-ACAT/AIT


Saúde e Anarcosindicalismo!

JORNADAS DA HUMANIITUDE

16:53 @ 19/11/2008

@@@@ JORNADAS DA HUMANITUDE @@@@

SÁBADO - 22 de NOVEMBRO – das 14 as 21 hs

TRIBUTO A ZUMBI DOS PALMARES

  • Na Curva da Praça Floriano Peixoto (GRÁTIS)



DOMINGO – 23 DE NOVEMBRO – das 14 as 21 hs


GIG ANTI-FASCISTA no Capão Redondo

  • GALPÃO NIGHT (Estrada de Itapecerica, altura do 5900)

(próximo do Terminal Metrô Capão e do Mercado Lopez)

  • ENTRADA: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açucar)

@@@@ JORNADAS DA HUMANITUDE @@@@

DOMINGO – 23 DE NOVEMBRO – das 14 as 21 hs


GIG ANTI-FASCISTA no Capão Redondo

  • GALPÃO NIGHT (Estrada de Itapecerica, altura do 5900)

(próximo do Terminal Metrô Capão e do Mercado Lopez)

  • ENTRADA: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açucar)


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

V EXPRESSÕES ANARQUISTAS

– Campinas – 06/12/2008 - SÁBADO - das 8:00 hs às 18 hs.

No Centro Cultural da Estação Ferroviária (centro)

Informações: fenikso@anarkio.net