Grupos

 


 

(pt) [Sérvia] O/as "6 de Belgrado" são acusados formalmente

Date Fri, 13 Nov - http://www.ainfos.ca/

Agora mais do que nunca solidariedade!

Na Sérvia os líderes políticos e capitalistas promovem o nacionalismo fascista e o chauvinismo desencorajando a unidade para lá das fronteiras, entre aqueles que são explorados e oprimidos.

---- Recordemos que em fevereiro de 2008, depois da declaração de independência do Kosovo, a embaixada dos Estados Unidos foi incendiada pelos nacionalistas sérvios, sem que tenham sido acusados de "terrorismo". Convém recordar também que já em setembro deste ano, os ativistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) viram impedida a sua celebração, uma marcha em Belgrado, com
as autoridades ainda a informarem-nos de que não só não garantiam a segurança dos participantes como também os inculpariam pelos danos que os grupos fascistas pudessem fazer se os atacassem.

É este mesmo Estado nacionalista e pró-fascista que vem acusar de "terrorismo" os nossos companheiros sérvios.

Neste contexto, pouco importa se os trabalhadores detidos na Sérvia são "culpados" ou "inocentes". Cremos que, como muito bem assinalaram alguns anarquistas gregos nas declarações de solidariedade que "as lutas sociais não são legais ou ilegais, mas são justas".

As expressões de solidariedade com os companheiros sérvios têm vindo a acontecer pelo mundo inteiro. As concentrações, manifestações e outros protestos, foram notáveis pelo menos em Varsóvia (Polônia), Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria), Praga (República Checa), Ljubljana (Eslovênia), Zagreb (Croácia), Sydney (Austrália), Londres (Inglaterra),
Lisboa (Portugal ), Moscou e S. Petersburgo (Rússia), Kiev (Ucrânia), Atenas, Tessalônica e Komotini (Grécia), Hamburgo, Berlim e Frankfurt (Alemanha), Denver (EUA.), Sofía (Bulgária), La Haya (Países Baixos), Skopje (Macedônia), Berna (Suíça), Madri, Zaragoza e Granada (Espanha), Paris (França), Ankara (Turquía ) etc., etc.

No começo de outubro, depois de um mês de detenção, o juiz encarregado do caso ordenou o alargamento do período de detenção destes companheiros por mais um mês, ao mesmo tempo que "as investigações" continuavam. Em 3 de novembro, a Procuradoria de Belgrado anunciou que tem a intenção de apresentar “encargos” pelo delito de "terrorismo internacional" contra os seis membros da Iniciativa Anarcosindicalista (ASI) e outros. Neste momento, a detenção preventiva para o/as 6 de Belgrado foi ampliada.

Pedimos a todo/as que se enviem cartas de protesto para participar numa ação massiva.

Portanto, é muito importante que sigamos para mostrar a nossa solidariedade com o/as 6 de Belgrado.

 

SOLIDARIEDADE AO SECRETARIADO DA AIT!
LIBERDADE IMEDIATA PARA OS 6 DE BELGRADO!
LONGA VIDA À AIT-IWA!

Reenviem cópias dos e-mails a embaixada e consulados da Sérvia para os e-mails:
profosp@bol.com.br
fospcobait@yahoo.co.uk
ou
cobforgs@yahoo.com.br

 

(Tradução ANA)

 

 

 

Querem despejar o CCL-Almada/Portugal

 

O Centro de Cultura Libertária, espaço anarquista existente há 35 anos, está a ser ameaçado de despejo por parte do proprietário.   

O CCL é um ateneu cultural anarquista fundado em 1974 por velhos militantes libertários que resistiram à ditadura, ocupando desde então o espaço arrendado no número 121 da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas. Tem sido um espaço fundamental para o anarquismo em Portugal acolhendo sucessivas gerações de anarquistas e libertários. O Centro possui uma biblioteca e um arquivo únicos em Portugal, com material anarquista editado ao longo dos últimos cem anos, assim como uma distribuidora de cultura libertária. Durante a sua existência, o Centro acolheu várias actividades, tais como debates, passagens de vídeo ou diversos ateliers. Diferentes publicações aqui se editaram, como a Voz Anarquista nos anos 70, a Antítese nos anos 80, o Boletim de Informações Anarquista nos anos 90 e o Húmus, mais recentemente.

Em Janeiro de 2009, foi instaurada por parte do proprietário do edifício uma acção de despejo contra o Centro. Esta acção foi contestada por vias legais, o que deu lugar a um julgamento que decorreu entre Setembro e Outubro. No dia 2 de Novembro, foi emitida a sentença que resultou na resolução do contrato de arrendamento, tendo sido dados 20 dias ao Centro para abandonar as suas instalações.

O Centro vai recorrer desta decisão. Nesta nova fase é preciso suportar custos que dizem respeito ao recurso e aos honorários do advogado. Até à data ainda não sabemos exactamente a quantia necessária mas, pelo que averiguámos, será necessário reunir umas largas centenas de euros.

O contexto que deu origem a este caso não diz respeito apenas ao Centro de Cultura Libertária, mas a todos aqueles que se vêm a braços com a falta de escrúpulos dos senhorios e restantes especuladores imobiliários. É importante relembrar que, ainda que este processo tenha sido iniciado sob alegações do ruído excessivo produzido pelos frequentadores do Centro, estão em causa outros interesses, nomeadamente o do senhorio em rentabilizar o espaço, alugando-o por um preço bastante mais elevado do que o praticado agora.

 O desaparecimento deste Centro significaria a perda de um importante espaço de reflexão, debate, luta e resistência.

À semelhança dos/as companheiros/as que lutaram para que este espaço existisse, resistiremos uma vez mais, e NÃO perderemos o CCL nem às mãos dos tribunais, nem da especulação imobiliária nem por nada.

 Continuaremos a lutar para que este espaço continue!

Toda a solidariedade e apoio que possam dar força à resistência do CCL é da máxima importância e urgência.

Saúde e Anarquia!!!

 

Centro de Cultura Libertária

07.11.09

Contacto:

E-mail:

ateneu2000@yahoo.com

 

CorreIo:

Apartado 40

2800-801 Almada – Portugal

Blog:

http://culturalibertaria.blogspot.com
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Centro de Cultura Libertária
Site: http://ccl.yoll.net
Blog: http://culturalibertaria.blogspot.com
E-mail: ateneu2000@yahoo.com
Endereço postal: Apartado 40 / 2800-801 Almada (Portugal)
Sede: Rua Cândido do Reis, 121, 1º Dto - Cacilhas - Almada

___________________________________________________________

 

TODO APOIO AO CENTRO DE CULTURA LIBERTÁRIA

 

V HUMANITUDE: Pela Humanidade!

13:36 @ 20/11/2009