Grupos

POLICIA RE PRIME VIOLENTAMENTE PASSEATA                                             CHAMADA PE LA FOSP/COB-ACAT/AIT
Cópia: fospcobait@yahoo.co.uk


Manifestação de 1º de Maio convocada pela Federação Operária de são Paulo é violentamente reprimida pela Policia Militar (PM), após atrito com passeata de partido de esquerda - que se limitou a troca de palavras-de-ordem entre os manifestantes.

À manifestação, chamada pela FOSP/COB-ACAT/AIT, compareceram diversos coletivos, núcleos organizados e individualidades simpatizantes, vindos dos mais diferentes pontos da Grande São Paulo. Se ininciando na parte da manhã nos bairros periférios e a manifestação se incia com uma Concentração no Antigo Mercado de Escravos de São Paulo, na Ladeira da Memória, a partir das 11 horas. Os trabalhadores (negros, brancos e asiáticos; brasileiros e emigrados da América-Latina - colombianos, chilenos, bolicvianos e argentinos -; hopers, punx, rockers, homens, mulheres, crianças, desempregados e sem-teto) vão chegando com seus cartazes e bandeiras.

Por volta das 12:30 hs a Concentração se dirigiu em Caminhada até as Escadarias do Teato Municipal. Lá se fez uma exposição de faixas , bandeiras negras e rubro-negras ao vento, massiva distribuição do MNAIFESTO DE 1º DE MAIO da FOSP/COB-ACAT/AIT, Contra o Desemprego e a Precarização do Trabalho e a perda de direitos, denunciando a Farsa eleitoral e chamando o Voto Nulo Ativo, pela gestão operária direta da sociedade. Sem aparelhagem de som a Concentração se manteve na forma de uma Assembléia Popular Permanente. Essa assembléia Permanente definiu a ida, em Passeata, até a Praça da Sé - inclusive para evitar uma Passata ligada ao PSTU. Por volta 14 horas, então com cerca de 300 pessoas, saiu em Passeata rumo a Praça da Sé.

Chegamos na Sé seguidos de perto pela PM e lá realizamos mais uma manifestação e Assembléia Popular. Nesta, em que falaram vários populares, sem-teto e desempregados, foi colocado que a classe trabalhadora é uma coisa só e que tinhamos que estimular nossa organização nos locais de trabalho e moradia, de forma independente dos partidos e das centrais sindicais pelegas, para organizar uma grande greve geral contra o desemprego, a miséria e a exploração. Falações contra a mídia burguesa, o rascismo da PM e depoimentos pessoais e pelo voto nulo ativo se fizeram ouvir novamente. Nessa Assembléia Popular decidimos seguir em direação a Praça da República. Saimos da Sé em direção a República por volta das 16 horas.

Na entrada do Viaduto do Chá, em frente a sede da prefeitura, a Passeata do Movimento Libertário Brasileiro - MLB - houve um atrito com a passeata promovida pela estranha aliança entre o maoísta PRC e o trotskista PCO. A Pm fez um cordaõ de isolamento, para "proteger" a passeata dos 'partidários' dos ' punks e anarkistas' - de acordo com a oficial da Tropa de Choque em comando. Cerca de 10 minutos depois da passagem da "passeata do PCO" a passeata do MLB tentou prosseguir pelo Viaduto do Chá,sendo impedida pela PM - que mantinha o cordão de isolamento que formaram na passagem da "passeata do PCO". Como não conseguisse furar o bloqueio dfa PM se propos uma rotsa alternativa, descendoa Libero Badró e atravessando aPassareal de pedestres sobre a praça das Bandeiras. Porém a PM imediatamnte ataca por trás a manifestação, de forma truculenta - pessoas foram atropeladas e foram obrigadas a ir para hospitais. A Manifestação foi desbaratada, depois de um breve enfrentamento dos manifestantes com a PM entre 17 e 17:30 hs. Foram detidas cerca de 60 pessoas, 5 companheiros foram responsabilizados e teraõ que responder um processo - sendo dois da Coordenação da FOSP/COB-AIT. Todo material da FOSP/COB-AIT (faixas e cartazes) foi apreendida.

Por volta das 23 horas foram libertados os últimos detidos, que foram esperados por mais de 50 companehiros que se mantiveram solidários até o fim.

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/05/418623.shtml

PELA LIBERDADE

DE PENSAMENTO, EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO!

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL!

A EMANCIPAÇÃO DOS TRABALHADORES SERÁ OBRA DOS PRÓPRIOS TRABALHADORES!

FOSP - Federação Operária de São Paulo.
E-mail:
fospcobait@yahoo.co.uk

Filiada a:
COB - Confederação Operária Brasileira.
E-mail: cobforgs@yahoo.com.br
Web: www.cob-ait.org
ACAT - Associação Continental Americana dos Trabalhadores.
AIT - Associação Internacional dos Trabalhadores.
Web: http://www.iwa-ait.org/