Grupos

A DESPEDIDA DE EDGAR RODRIGUES (ANTONIO FRANCISCO CORREIA) SE DEU AOS 88 ANOS DE IDADE

 

Seu corpo foi cremado, as suas cinzas jogadas ao mar.

 

Tudo se deu conforme vontade expressa em testamento, com extrema simplicidade e poesia, como sempre foi sua vida.

 

RJ – Crematório do Cemitério do Caju, 11 hs, do dia 16 de maio de 2009. Era o cronograma alterado, de um dia para outro, para atender a vontade de Edgar Rodrigues que faleceu no final da noite do dia 14/05.

 

Sem que ninguém combinasse nada, a partir das 9 h começaram a chegar ao local, os mais íntimos, os velhos camaradas históricos de sua militância no movimento libertário da cidade, do país, fomos levar um último adeus e prestar apoio e solidariedade à família.

 

Cerca de 50 pessoas participaram dessa despedida. Nós todos pegos da amarga surpresa, apesar de seu quadro clínico delicado, e, que se agravara no último ano, nos últimos meses, nos últimos dias.

 

A partir das 11, com a abertura do salão, se deu o momento intimo de cada um, a plena emoção dominava todos.

 

 

Pétalas de rosas e um buquê de cravos brancos foram depositados sobre seu corpo que estava coberto por um manto de crisântemos.

 

 

Uma bandeira vermelha-preta, da C.O.B./A.I.T., trazida pela FORGS, cobriu seu corpo.

 

Foi lida uma poesia em homenagem a Edgar e sua história de lutas em dois continentes, de autoria de um militante da FOSP. Tudo mostrava a gravidade do momento.

 

Na despedida de seus familiares, camaradas e amigos, no momento em que se fechava o caixão e este era conduzido ao incinerador foi tocada, em solo de gaita de boca, ‘A Internacional’.

 

Todos sabiam: sua luta não morreria com ele, mas ele vive na luta pela idéia, que não era dele quando ele a abraçou. Mas que na luta viva em defesa do anarcosindicalismo, do anarquismo sem adjetivos – como ele sempre frisava. Essa luta só terminará com a vitória dos oprimidos!

 

Sua memória não se perderá. Será a alavanca para a Revolução Social.

 

EDGAR VOCÊ VIVE EM NOSSA LUTA!

 

C.O.B./A.C.A.T.- A.I.T.

 

http://cobait.cnt.es

cobforgs@yahoo.com.br       

fospcobait@yahoo.co.uk

Comentários

(15:42 @ 10/06/2009) Anônimo disse:
Deixem o velho descançar em paz...

(20:19 @ 18/06/2009) PROFOSP/COB-AIT disse:
DescanSar é com 'esse'. Não somos nós que estamos pesando na dele. Reclame com o que os atacaram, mesmo depois de morto, e ainda se atreve a dizer que é 'libertário' ou 'anarquista'. Para nós ele é o PATRONO DA COB/AIT! Não só por que participou ativamente do Congresso Anarkista de 1986, que decidiu retomar o sindicalismo revolucionário. Não ´so por ter formado o 'Circulo Alfa' para dar subsídio p/ a COB/AIT, apesar do que digam agora os que o traíram. Nem por sua longa militância sindical revolucionária. Mas por que ele trouxe para o prsente a verdade do movimetno operário, que antes dele era negada por todas as linhas do marxismo, que diziam que a organização ´proletaria no Brasil só começo após a fundação do 'partidão comunista estalinista'. Por isso tudo semrpe defendemos e defenderemos a Memória Proletária, que alguns querem deturpar, na imagem da luta de um humilde pedreiro anarkista de origem portuguesa. OS HOMENS PASSAM, MAS SEUS LIVROS FICAM! Saúde e Anarcosindicalismo!

(22:38 @ 05/08/2009) Anônimo disse:
Ver blog no endereço: eziobazzo.blogspot.com