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Para aumentar a testosterona de forma natural o ideal é fazer uma alimentação rica em zinco, o aumento deste hormônio estimula a libido e a fertilidade, além de promover o crescimento de pelos e tornar os ossos mais fortes, tendo benefícios em homens e em mulheres respeitando os valores corretos para cada sexo, que se pode descobrir através de um exame de sangue. Geralmente, a testosterona deve ser aumentada quando seus valores são inferiores a 300 ng por dL, porém o tratamento só deve ser iniciado por indicação do endocrinologista e em alguns casos, pode ser necessário usar suplementos, como Provacyl ou aplicar injeções, géis ou adesivos. Outras atitudes que ajudam a produzir quantidades hormonais normais é ter uma boa noite de sono e controlar o estresse. A testosterona leva à diminuição da gordura do corpo e promove o aumento da massa muscular, tornando o corpo forte e definido. Como aumentar a testosterona naturalmente Para aumentar a testosterona é ideal que os homens façam os seguintes passos: Alimentação Ingerir alimentos ricos em zinco como: ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo; Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como: salmão, sardinhas ou ovo, além disso, também é importante se expor ao sol diariamente, antes das 11h e depois das 16h, durante pelo menos 1 hora; Comer alimentos ricos em vitamina A, como: manga, espinafres, tomate ou óleo de peixe. Também se deve diminuir o consumo de alimentos com açúcar e soja porque podem levar à redução da quantidade de testosterona. No entanto, para fazer uma dieta adequada deve-se ir no nutricionista para fazer um cardápio de acordo com as necessidades do homem. Exercícios Realizar exercício com pesos na academia, esses exercícios de musculação realizados na academia com pesos promovem a produção de testosterona e, por isso, o homem deve realizar diariamente atividade física intensa durante pelo menos 30 minutos usando halteres, barras e elásticos. Além disso, este tipo de exercício facilita a queima de gordura e leva ao aumento da massa magra. Dormir bem Uma boa noite de sono, dormindo mais de 5 horas seguidas, aumenta a produção de testosterona e diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, que quando está elevado leva ao aumento de peso que também é um fator para a diminuição da testosterona. Manter o peso adequado Para evitar níveis de testosterona baixos, deve-se manter o peso corporal adequado, apresentando IMC inferior a 29 e, para não desenvolver obesidade deve-se fazer uma dieta equilibrada e ser ativo.