voltar para página principal

grupos.com.br

a vida acontece em grupos


Rede Social Penha

informação do grupo
.: acesso
*usuário:
*senha:

sempre identificado
Esqueci minha senha
.: grupo

Rede Social Penha

284 assinaturas
20 mensagens (mês)
Assinar RSS


Aberto:
Usuários podem participar deste grupo sem aprovação

Visível:
Este grupo é visível no diretório de grupos

Mensagens
Mensagem anterior | próxima
De: Sonia Joana Jabour Salomão <soniajs@PREFEITURA.SP.GOV.BR>
Assunto: ENC: DIVULGAÇÃO - Informativo Mensal UMAPAZ - Junho/2012
Data: Mon, 28 May 2012 17:56:42 -0300
 


De: SVMA - Inscrições UMAPAZ
Enviada em: segunda-feira, 28 de maio de 2012 17:49
Para: Sonia Joana Jabour Salomão
Assunto: DIVULGAÇÃO - Informativo Mensal UMAPAZ - Junho/2012

 

Nova Imagem (1)

 

INFORMATIVO MENSAL

Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ

ANO 7 - JUNHO DE 2012

 

 

umapaz_entrada

 

O LIXO E O LABIRINTO

 

O artista Eduardo Srur instalou, no Ibirapuera, um labirinto montado com fardos de resíduos recicláveis. Toda arte é uma obra aberta. Cada pessoa faz sua própria leitura, tem sua peculiar emoção, sua pergunta. Pensamos nas duas mais óbvias:

O labirinto é uma prisão, onde vagamos desorientados até achar, acaso, uma saída?

O labirinto é um desafio, onde a experimentação e o percurso têm mais importância do que a saída?

Andar num labirinto de lixo ajuda a lembrar que a cidade de São Paulo gera 15 mil toneladas de resíduos por dia. O vento passando pelos fardos de lixo do Labirinto instiga: ei, você, sabe para onde vai aquele saco de lixo que você coloca todo dia para fora da sua porta? Sabe toda a estrutura inventada para apanhá-lo? Sabe que ele anda vinte, trinta quilômetros para chegar ao aterro? Sabe quanto custa isso? Sabe que os poucos 8% que foram separados para reciclagem muitas vezes chegam sujos e inutilizáveis nas estações de reciclagem porque alguém juntou ali algum material inadequado?

Somos a única espécie que gera resíduos que não entram na cadeia natural de transformação e absorção por outros organismos, porque inventamos produtos avessos a biodegradação. Um cocô de cachorro bem acondicionado num saquinho plástico bem que poderá encontrar nosso neto na praia daqui a cinquenta anos.

Olhando para o nosso ciclo labiríntico da produção e da destinação dos resíduos temos mesmo a percepção de estar numa prisão, onde vagamos desorientados. E essa desorientação tem consumido milhões de reais para que tirem o lixo da nossa porta e da nossa vista, o levem para passear por quilômetros, emitindo CO2, até chegar ao aterro, onde centenas de anos se passarão até que a transformação ocorra. Ou, pior, sendo lançados nos rios, entupindo bueiros, causando enchentes.

Com nosso estilo de consumo, utilizamos materiais intensamente. E os desperdiçamos, retirando continuamente matéria-prima para fazer mais. É de fato um labirinto insano, onde podemos todos perecer antes de encontramos saída. Quanto mais a gente olha, mais susto dá!

Mas, se a gente começa a enxergar o labirinto como desafio, a saída está anunciada na entrada. Não se trata do que fazer com o lixo, mas de reduzir, muito, a sua produção, gerando apenas resíduos biodegradáveis.

 

Desafio: lixo zero!

 

Visita monitorada: sábados (02 e 09 de junho) e domingos (03 e 10 de junho), às 11h e 14h. Local: Praça da Paz, Parque Ibirapuera. Não é necessário agendamento. Basta chegar e participar!

 

 

 Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br - Conheça o blog: http://blogumapaz.blogspot.com -

 Siga a UMAPAZ em www.twitter.com/umapaz

 Flickr da UMAPAZ - http://www.flickr.com/photos/umapaz

 

 

DESTAQUES

 

 

·         Aí vem a Rio + 20!

Uma extraordinária oportunidade para pensar no respeito à vida. Em maio, a 11ª Conferência da Produção Mais Limpa em São Paulo aprovou a proposta, endossada por 500 assinaturas colhidas pelos nossos "carteiros", de enviar para a Rio+ 20 a recomendação de "que a Carta da Terra seja acolhida e definida pela Conferência Internacional de Meio Ambiente de 2012, Rio+20, como o código de ética planetário, observados os seus valores e orientações pelas nações, nas políticas e decisões nacionais e internacionais, e pelas populações do Planeta, nos movimentos da sociedade civil." Na Cúpula dos Povos será lançada a Rede Brasileira da Carta da Terra.Vamos lá levando no coração o espírito da Carta da Terra: respeito à vida, integridade ecológico, democracia, justiça social e econômica, cultura de paz e não violência.

 

·         Ciclo de Palestras - Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas

A UMAPAZ promove, de 01 a 06 de junho de 2012, um ciclo de palestras que vai abordar segurança alimentar e mudanças climáticas. Os temas incluem alimentação sustentável; a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SAN e a experiência do CRSANS; agricultura animal, meio ambiente e mudanças climáticas, dentre outros relacionados.

Na teia da vida, quando nos alimentamos estamos alimentando a nós mesmos e, também, comportamentos coletivos, que têm impacto para os diferentes grupos da família humana, para outros viventes e para o Planeta como sistema. Somos, atualmente, sete bilhões de pessoas na Terra, numa pequena esfera no Universo, com recursos finitos. Como bem reflete a Carta da Terra, "estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas".

E no dia 06 de junho, às 9h no Parque Jardim da Luz, a UMAPAZ lança Guia de Permacultura para Administradores de Parques, versão digital. Para se inscrever nas palestras basta enviar e-mail para ins...@prefeitura.sp.gov.br

 

Programação:

 

Escola Municipal de Astrofísica

 

Palestra 01 - "Alimento Saudável em um Meio Ambiente Saudável"

A importância da preservação da biodiversidade na proteção da Natureza e na saúde humana. Só é possível produzir um alimento saudável em um meio ambiente saudável; não é possível ser saudável sozinho.

Palestrante: Vitor Otavio Lucato - ecólogo e biólogo, docente da UMAPAZ.

Dia e horário: 01 de junho, das 9h30 às 12h.

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

 

Palestra 02 - "Segurança Alimentar e Nutricional na ótica dos Direitos Humanos"

A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal. Está em curso no país um novo marco legal deste direito que deverá levar em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Torna-se assim, importante disseminar informações e conceitos esclarecedores a respeito deste desafio.

Palestrante: Christiane Araújo Costa - representante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e técnica do Instituto Pólis.

Dia e horário: 01 de junho, das 14h às 17h.

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

 

Palestra 03 - "Alimentação Sustentável"

A alimentação é um dos elementos chaves de nosso bem estar. Simplificando nossa alimentação e fazendo amplo uso de elementos vivos, despoluímos nosso organismo e despertamos nossa intuição, que nos guia para maior vitalidade, equilíbrio e alegria de viver.

Palestrante: Denise Haddad - assistente social, consultora de Alimentação Saudável.

Dia e horário: 04 de junho, das 9h30 às 12h.

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

 

Palestra 04 - "Sustentável é comer bem! Hum... comida de verdade, produzida com amor, cheirosa e gostosa!"

No mundo atual, com tantas ofertas e possibilidades, coisas triviais, como nossas escolhas alimentares, se transformaram em dilemas. Entretanto, hoje sabemos que o simples pode nos ajudar a escolher melhor e aquilo que nos traz bem estar e faz bem para nossa saúde, também faz bem para o ambiente em que vivemos e para o Planeta. Assim sendo, a proposta é uma reflexão saborosa sobre o comer, o conviver e o cuidar, temas fundamentais para uma vida com alegria, saúde e prazer de viver.

Palestrante: Maluh Barciotte - bióloga, mestre em Biologia e doutora em Saúde Pública.

Dia e horário: 05 de junho, das 9h30 às 12h.

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

 

Palestra 05 - "A construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SAN e a experiência do CRSANS"

A evolução histórica do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e suas dimensões alimentar e nutricional, bem como a importância das ações intersetoriais entre os diversos setores: meio ambiente, saúde, educação, agricultura, abastecimento, desenvolvimento e assistência social para promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Palestrante: Solange Cavalcante da Silva Redolfi - nutricionista e pedagoga, técnica da SVMA em Segurança Alimentar no CRSANS.

Dia e horário: 06 de junho, das 9h30 às 12h.

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

 

Parque Jardim da Luz

 

Palestra 01 - "Agricultura animal, meio ambiente e mudanças climáticas"

A produção de alimentos, particularmente a criação de animais para consumo, exerce e sofre grande influência das mudanças climáticas. Será discutido como essa influência se dá, em que aspectos os impactos são mais significativos e quais as principais ações que se pode tomar a fim de mitigar a contribuição da produção de alimentos para o efeito estufa e a degradação ambiental.

Palestrante: Guilherme Carvalho - biólogo, coordenador de Meio Ambiente na SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Dia e horário: 04 de junho, das 14h às 17h.

Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, s/n - Bom Retiro.

 

Palestra 02 - "Alimentação e Arte: história e poesia"

Como necessidade básica para viver, a alimentação e a comida sempre acompanharam o homem na história, se ligando de modo tão íntimo à nossa subsistência. Como todas as artes, a culinária é dinâmica e segue a evolução do seu tempo, produto da inteligência humana, de acordo com diversos aspectos como a geografia, época, economia, clima, abundância ou escassez. Produções artísticas no campo da alimentação podem proporcionar a aproximação da arte e sustentabilidade e propor o resgate do que nos faz humanos, nos encanta e integra como parte do universo.

Palestrante - Suely Feldman Bassi - psicóloga e nutricionista, docente da UMAPAZ.

Dia e horário - 05 de junho, das 14h às 17h.

Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, s/n - Bom Retiro.

 

Lançamento do Guia de Permacultura para Administradores de Parques, versão digital

O guia é resultado de trabalho voluntário e colaborativo e apresenta algumas técnicas de construção, gestão e manutenção de parques, com tecnologia disponível, que possibilite desenhar modelos sustentáveis, econômicos e facilmente replicáveis.

Dia e horário: 06 de junho, das 9h às 12h.

Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, s/n - Bom Retiro.

 

 

PROGRAMAS E CURSOS DA UMAPAZ REALIZADOS NA

ESCOLA MUNICIPAL DE ASTROFÍSICA

LOCAL: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 (pedestres) ou portão 3 (estacionamento com Zona Azul)

 

 

·         Curso: Benefícios do Yoga na Prevenção do Estresse

Curso de caráter informativo - teórico-prático que relaciona a prática do Yoga e suas técnicas corporais, como posturas (asanas) para a saúde da coluna vertebral e alívio das tensões musculares, exercícios respiratórios (pranayamas), relaxamento físico e mental e meditação, para o equilíbrio do sistema nervoso, como também seus princípios éticos e filosóficos, como treino de atitudes.

Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa

Facilitação: Priscila Gabriela Kurmeier.

Vagas: 60.

Local: Escola de  Astrofísica (ao lado do Planetário Ibirapuera) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

Dias e Horários: 14 e 21 de junho, das 14h às 17h.

 

·         Curso: O Despertar da Consciência Ecológica (Turma 2)

O curso aborda a introdução à conscientização ambiental, a necessidade de mudanças dos hábitos atuais pelos sustentáveis e o entendimento do que é a cidadania planetária.

Coordenação: Georges F. Kharlakian Jr.

Facilitação: Fernando J. P. Neme.

Vagas: 30.

Local: Escola de  Astrofísica (ao lado do Planetário Ibirapuera) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

Dias e Horários: 27 de junho e 04, 11, 18 de julho, das 9h às 13h.

 

·         Grupo Experimental de Diálogo

A proposta, que integra o projeto "A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência", tem por objetivo a reflexão conjunta e a prática continuada do diálogo. Os encontros são quinzenais.

Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.

Público Focalizado: ter concluído um dos cursos ou workshop de Diálogo ou oficina de Introdução ao Diálogo.

Local: Escola de  Astrofísica (ao lado do Planetário Ibirapuera) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

Dias e Horários: 14 e 28 de junho, quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.

 

·         Programa Meio Ambiente e Saúde - Cuidando da Ecologia Integral - 21º Encontro

"O que uma árvore pode ensinar aos seres humanos através de sua morfologia, fisiologia e capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes". Essa é a reflexão proposta para este encontro conduzido pelo biólogo e ecólogo Vitor Lucato.

Dia e Horário: 22 de junho, sexta-feira, das 09h às 12h.

Tema: Lições da Árvore.

Facilitador: Vitor Lucato.

Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.

Vagas: 50.

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário Ibirapuera) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).

Inscrições: ins...@prefeitura.sp.gov.br

 

 

PROGRAMAS E CURSOS DA UMAPAZ REALIZADOS NO

PARQUE JARDIM DA LUZ

LOCAL: Rua Ribeiro de Lima, s/n - Bom Retiro

 

 

·         Curso: Dança de Roda na Educação

O curso Dança em Roda na Educação oferece as Danças Circulares como instrumento para ser agregado à prática profissional do Educador, incentivando-o à disseminação de valores humano-ético-sociais, de cultura de Paz e de cuidado ambiental.

Coordenação: Thereza Christina Rosa e Estela Maria Guidi Pereira Gomes.

Focalização: Arlenice Juliani.

Dias e horários: 05, 12, 19 e 26 junho de 2012, às terças-feiras das 9 às 12 horas.

Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, s/n - Bom Retiro. Tel. 3227-3545.

Inscrições: ins...@prefeitura.sp.gov.br

 

 

CURSOS E OFICINAS

Em andamento - Inscrições encerradas

 

 

·         Curso: O Diálogo com o Barro: O Encontro com o Criativo.

Dias, horários e locais: 12, 19 e 26 de março, das 13h às 18h na UMAPAZ; 02, 09, 16 e 23 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio e 04 de junho, das 13h às 18h.

Facilitadora: Regina Chiesa.

Coordenação: Márcia Amélia Moura - docente da UMAPAZ.

Público: Profissionais da área da educação e saúde que possam multiplicar essa proposta mobilizando novos caminhos na cultura de paz.

Local: Galpão do Viveiro Manequinho Lopes

 

·         Curso: O Desenvolvimento do Potencial Criativo do Educador Transdisciplinar

Dias e Horário: 13 de março a 12 de junho, terças-feiras, das 17h às 21h.

Facilitadoras: Regina Chiesa e M. Christina Belfort.

Coordenação: Márcia Amélia Moura - docente da UMAPAZ.

Local: Escola Municipal de  Astrofísica - EMA

 

·         Curso: As Energias Renováveis: Necessidades Econômicas e/ou Ambientais?

Dias e horário: Abril: 09, 11, 16, 18, 23 e 25; Maio: 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30; Junho: 04, 11, 13, 18, 20, das 19h às 22h - 2ª e 4ª feiras.

Coordenação: Georges Kharlakian Jr.

Facilitação: Dr. Leandro Belini.

Local: Auditório SVMA

 

·              Curso: Direito e Cidadania Socioambiental - Instrumentos Jurídicos e Políticos para a prática do novo Direito da Sustentabilidade.

Coordenação: Georges Kharlakian Jr.

Facilitação: Ricardo Stanziola.

Datas: 21 de abril, 05 e 19 de maio, 02, 16 e 30 de junho, sábados, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

Local: Auditório SVMA

 

·         Curso: A Arte de Aprender a Ajudar

Coordenação: Estela Gomes.

Focalização: Adriano Galhardo.

Dias e horários: 14, 21, 28 de maio; 04, 11,18 de junho, das 9h às 12h.

Local: Parque Jardim da Luz

 

·         Oficina de formação de Vivências com a Natureza

Dias e Horário: 07, 14, 21 e 28 de maio e 04 e 11 de junho, das 13h30 às 17h30.

Facilitador: Arianne Brianezi.

Coordenação: Eveline Limaverde.

Local: Parque Jardim da Luz

 

·         Curso: Laboratório transdisciplinar para aprendência da paz e da não-violência

Dia e Horário: 05 e 19 de maio e 02, 16 e 30 de junho, das 09h às 17h, com intervalo de uma hora para almoço.

Facilitadora: Renata Cueto de Souza.

Coordenação: Nadime Boueri e André Alcântara.

Local: Escola Municipal de  Astrofísica - EMA

 

·         Curso: Tecendo relações e descobrindo novos caminhos

Dias e Horário: 03, 10, 17, 24 e 31 de maio e 06 e 14 de junho; das 17h às 21h (quintas-feiras, com exceção do dia 06/06, quarta-feira).

Facilitadora: Maria Cristina Belfort.

Coordenação: Nadime Boueri Netto Costa e André Luis Moura de Alcântara.

Local: Escola Municipal de  Astrofísica - EMA

 

·         Curso: Conexão corpo, natureza e universo

Dias e Horários:

Módulo 1 - 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de maio, das 13h30 às 16h30.

Módulo 2 - 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de junho, das 13h30 às 16h30.

Módulo 3 - 02, 04 e 06 de julho, das 13h às 17h.

Facilitadora: Rosa Koshiba.

Coordenação: Nadime Boueri e André Alcântara.

Local: Escola Municipal de  Astrofísica - EMA

 

·         Curso: A arte como caminho para salutogênese e sustentabilidade

Dias e Horário: 05 e 19 de maio e 02, 16 e 30 de junho, sábados quinzenais, das 09h às 13h30.

Facilitadora: Alda Luba.

Coordenação: Nadime Boueri e André Alcântara.

Local: Escola Municipal de  Astrofísica - EMA

 

·         Curso: Conexão com a Natureza

Dias e Horários: 31 de maio e 05, 12, 14, 19 e 21 de junho, das 9h às 12h.

Coordenação: Vitor Lucato.

Local: Escola Municipal de  Astrofísica - EMA

 

 

PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS

 

 

·         Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera

Visita monitorada, apresentação do histórico-cultural do Parque, informações sobre sua flora e fauna. Inclui vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações - crianças, jovens e adultos.

Agendamento e informações: 11 5572-1004 ou ave...@prefeitura.sp.gov.br

Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.

 

·         Danças Circulares

As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.

Coordenação: Estela Maria G. Gomes, focalizadora de Danças Circulares da UMAPAZ.

Às quartas-feiras, das 9h às 11h - *Durante a reforma a atividade será realizada no Espaço Serraria - Av. República do Líbano, s/n - Portão 7. Com chuva, não haverá atividade.

 

·         Meditação

Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.

Coordenação: Suely Feldman Bassi - Facilitadoras: Jerusha Chang e Jeni Rodrigues Queiroz.

Às quartas-feiras, das 11h às 12h30. *Durante a reforma a atividade será realizada no Espaço Serraria - Av. República do Líbano, s/n - Portão 7.

 

·         Tai Chi

A prática visa articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da educação ambiental e os valores da cultura de paz. É uma atividade para integração do Céu, da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.

 Coordenação: Suely Feldman Bassi. Facilitadoras: Jerusha Chang e Maria Cristina Leite.

Às segundas e sextas-feiras, às 10h30. *Durante a reforma a atividade será realizada no Espaço Serraria - Av. República do Líbano, s/n - Portão 7.

 

·         Trilhas Urbanas nos Parques Municipais

Oferece a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques Municipais. Os parques contemplados com a trilha são: Parque Aclimação, Parque Alfredo Volpi, Parque Trianon, Parque Independência, Parque Jardim da Luz e Parque Piqueri.

Agendamento: equ...@gmail.com

 

 

ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS

 

 

·         Roda de Histórias em Família - Parque Jardim da Luz

Local: Rua Ribeiro de Lima, 99 - Bom Retiro - Tel. (11) 3227-3545.

O "Era uma vez" descortina o universo da fantasia liberando a imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares promovendo sabedoria e paz.

Dia e horário: 02 de junho, das 14h às 17h.

Facilitadora: Maria Cecilia Ferri - Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).

Inscrições: ins...@prefeitura.sp.gov.br

 

·         Curso: Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação

Apresentar e praticar os Jogos Cooperativos; compreender os fundamentos da Pedagogia da Cooperação; vivenciar e praticar a Paz em Ação.

Datas e horário: de 08 de maio a 12 de junho, das 13h30 às 16h30.

Local: CEU Jaçanã (parceria DGD Norte2).

Coordenação: Estela Maria Guidi P. Gomes.

Focalização: Adriano Galhardo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

·         Curso: Mediação de Conflitos

O curso realizado pela UMAPAZ em parceria com o Instituto 5 Elementos, abordará a complexidade da sociedade contemporânea, diversidade humana, econômica e cultural em São Paulo. Relações de vizinhança e de poder, elementos constitutivos de relações e conflitos socioambientais. Caracterização de conflitos socioambientais em meio urbano e sua relação com os direitos individuais, coletivos e difusos; cultura de paz e resolução pacífica de conflitos.

Facilitadores: Dra. Sandra Inês Granja em conjunto com o Instituto 5 Elementos.

Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.

Público Focalizado: educadores, conselheiros, estudantes e demais interessados.

Dias e Horários: 02, 06, 09, 20, 27 de junho e 04 de julho.

Horário: Sábados das 8h30 às 17h30 e quartas-feiras das 18h30 às 22h30.

Local: Auditório da Subprefeitura da Penha (parceria DGD Leste2).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

·         Curso: Introdução à Permacultura

O curso aborda a introdução a Permacultura: a sua história, o seu conceito, a sua ética, os seus princípios e as suas estruturas sociais.

Datas e horários: 22 e 29 de maio e 05 e 12 junho, das 9h às 13h, terças-feiras.

Facilitador: Fernando J. P. Neme.

Coordenação: Georges F. Kharlakian Jr.

Público: 30 vagas - interessados em geral.

Local: Parque Previdência (Parceria DGD Centro Oeste1).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

·         Curso: Lições da Árvore

Cada árvore, como ser vivo integrante da comunidade da vida, está em relação com os seres humanos num processo de ensino-aprendizagem. Esse processo passa pelo conhecimento científico e cultural acumulado sobre a espécie e sobre suas relações, despertando percepções resultantes do contato direto entre o ser humano e o ser vegetal.

Turma 4 - CEU Rosa da China (Parceria: DRE São Mateus) de 6 a 27 de junho, das 13h30 às 16h30.

Turma 5 - CEU Parelheiros (Parceria: DGD Sul3) de 2 a 23 de junho, das 9h às 12h.

Coordenação: Débora Pontalti Marcondes e Lia Salomão Lopes.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

·         Curso: Articulação Local para o Desenvolvimento Sustentável

O curso se baseia na relação de pertencimento dos participantes com seus locais de atuação/vivência, o que possibilita uma nova forma de pensar e agir sobre o meio, estabelecendo uma relação de troca que beneficia tanto à natureza, quanto o desenvolvimento socioeconômico dos atores locais.

Turma 17 - Parceria com o DGD Sul2 e a Zoonoses, de 6 a 20 de junho, da 8h às 17h.

Turma 18 - Parceria com o DGD Sul2 e a Zoonoses, de 27 de junho a 11 de julho, da 8h às 17h.

Coordenação: Débora Pontalti Marcondes e Lia Salomão Lopes.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

·         Curso: Empreendimentos de Economia Solidária

Conhecer as características do movimento de Economia Solidária; suas origens históricas e teóricas; suas experiências mais notórias; e suas principais estratégias de ação.

Dias e horário: de 03 de maio a 21 de junho, das 14h às 17h.

Local: CCM Parelheiros - Parceria DGD Sul3.

Focalizador: Áureo Magno Gaspar Pinto.

Coordenação: Débora Pontalti Marcondes e Lia Salomão Lopes.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

·         Oficina Minhocário nas Escolas Municipais

Pretende-se capacitar os educadores para que os mesmos sensibilizem, de forma incisiva, os futuros cidadãos para a importância de conservar o ambiente natural, incentivando a coerência de comportamento, atitudes e habilidades condizentes à cidadania.

Turma 01 - EMEI Cornélio (DRE Penha): das 08h00 às 12h00, dia: 05/06.

Turma 02 - EMEI Quintino Bocaiuva (DRE Penha): das 13h00 às 17h00, dia: 05/06.

Turma 03 - EMEI Profª Eldy Poli Bifone (DRE Penha): das 08h00 às 12h00, dia: 06/06.

Turma 04 - EMEI Presidente Dutra (DRE Penha): das 13h00 às 17h00, dia: 06/06.

Turma 05 - EMEI do Lar Sírio (DRE Penha): das 08h00 às 12h00, dia: 12/06.

Turma 06 - EMEI Alberto Mesquita de Camargo (DRE Itaquera): das 13h00 às 17h00, dia: 12/06.

Turma 07 - EMEI Monsenhor Luis Biraghi (DRE Itaquera): das 08h00 às 12h00, dia: 13/06.

Turma 08 - EMEI Gleba do Pêssego (DRE Itaquera): das 13h00 às 17h00, dia: 13/06.

Turma 09 - EMEI João Rubens Marcelo (DRE Itaquera): das 08h00 às 12h00, dia: 16/06.

Turma 11 - EMEI Maria Laura de Souza (DRE Itaquera): das 08h00 às 12h00, dia: 20/06.

Turma 12 - EMEI Guilherme Rudge (DRE Penha): das 13h00 às 17h00, dia: 20/06.

Turma 13 - EMEI Francisco Roquetti (DRE Itaquera): das 08h00 às 12h00, dia: 27/06.

Turma 14 - EMEI Mary Buarque (DRE Penha): das 08h00 às 12h00, dias: 01/06 e 29/06.

Turma 15 - EMEI José Aloysio Rodrigues (DRE Penha): das 13h00 às 17h00, dias: 01/06 e 29/06.

Coordenação: Débora Pontalti Marcondes e Lia Salomão Lopes.

 

·         Contar Histórias no Parque Buenos Aires

A atividade tem como principal objetivo proporcionar ao público infantil e adulto momentos de lazer, através dos contos da tradição oral e da literatura - usando, para isso, ferramentas complementares - que os levem a reflexões e vivências sobre os temas da paz e do meio ambiente - e de valores essenciais como o amor, o respeito, a percepção e valorização do outro, a tolerância, a coragem, a solidariedade e a cooperação, com o contador de histórias Fabio Lisboa. Público focalizado: público infantil e demais interessados.

Dias e horários: 14 de junho, das 8h30 às 10h - O Mistério Amarelo da Noite.

28 de junho, das 14h30 às 16h - Fabulosas Fábulas Indígenas.

Local: Parque Buenos Aires - Av Angélica s/n, altura 1500, Higienópolis. Tel: 11 3666-8032 - Parceria DGD Centro Oeste2 e EMEI Monteiro Lobato.

 

·         Programa TAI CHI nos Parques

O programa visa articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da educação ambiental e os valores da cultura de paz. É uma prática para integração do Céu, da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.

Público focalizado: Aberto a todos os interessados.

Coordenação: Suely Feldman Bassi, docente da UMAPAZ.

 

- Parque Lions Clube Tucuruvi - Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Tucuruvi - Tel: 2203-5837.

Facilitadora: Emi Miura.

Dias e horários: quartas-feiras das 7h às 9h.

 

- Parque Rodrigo de Gásperi - Av. Miguel de Castro, 321, Pirituba - Tel: 3974-8600.

Facilitadora: Tania Murakami.

Dias e horários: segundas-feiras das 7h às 9h.

 

- Parque Raul Seixas - R: dos Murmúrios da Tarde, 211, Cohab2, Cj. José Bonifácio, Itaquera - Tel: 2527-4142.

Facilitadora: Emilia Miura.

Dias e horários: quartas e sextas-feiras das 7h às 9h.

 

- Parque Lina e Paulo Raia - Rua Volkswagen, s/n, Jabaquara - Tel: 5017-6522.

Facilitadora: Arlenice Juliani de Oliveira.

Dias e horários: quartas-feiras às 8h.

 

- Parque Ibirapuera - Espaço Serraria - Av. República do Líbano, s/n - Portão 7 - Tel: 5572-1004.

Facilitadora: Maria Cristina Leite.

Dias e horários: segundas e sextas-feiras às 10h30.

 

·         Contos de Shakespeare nos Parques Municipais

Conheça algumas das famosas peças do genial dramaturgo inglês. Cada parque terá um encontro mensal, no total de três, com as histórias Romeu e Julieta, Hamlet e A Megera Domada. As histórias terão livre adaptação do livro "Contos de Shakespeare" escrito por Charles e Mary Lamb em 1806 e traduzido por Mario Quintana, com a contadora de histórias Miriam Winiaver Garini. (Parceria DGD Leste3 e DGD Centro Oeste1).

 

Local

Horário

Endereço

Junho

Julho

Parque Lajeado

10h às 12h

Rua Antonio Thadeo, s/n - Lajeado

Dia 02

Dia 07

Telefone: 11 2153-6215

Hamlet

A Megera Domada

Chácara das Flores

14h às 16h

Estrada Dom João Nery, 3551

Dia 02

Dia 07

Telefone: 11 2963-1055

Hamlet

A Megera Domada

Parque das Águas

10h às 12h

Rua Desembargador Mario Guimarães, s/n - Itaim Paulista

Dia 09

 

A Megera Domada

 

Parque Santa Amélia

14h às 16h

Rua Timóteo Correia de Góes, 30 - Itaim Paulista

Dia 09

 

Telefone: 11 2963-3382

A Megera Domada

 

Parque Chico Mendes

10h às 12h

Rua Cembira, 1201 -Vila Curuçá Velho

Dia 16

 

Telefone: 11 2035-2270

A Megera Domada

 

Parque do Povo

10h às 12h

Av Henrique Chamma 490, Itaim Bibi

Dia 23

 

Telefone: 11 3073-1217

A Megera Domada

 

Parque Vila dos Remédios

14h às 16h

Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413 - Vila dos Remédios

Dia 23

 

Telefone: 11 3625-1419

A Megera Domada

 

 

·         Danças Circulares nos Parques

As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. Sua prática trabalha a convivência harmoniosa, a cooperação e o cultivo da amorosidade, além de promover o autoconhecimento, a tolerância, a inclusão e a diversidade. A participação é gratuita. Os interessados podem obter mais informações nas Administrações dos parques. Abaixo locais e datas:

 

Parque

Cemucam

Lions Clube Tucuruvi

São Domingos

Jardim da Luz

Independência

Lydia Natalizio Diogo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tel. 4702-2126

Tel. 2203-5837

Tel. 3831-7083

Tel. 3227-3545

Tel. 2273-7250

Tel. 2910-8774

 

Endereço

km 25 Rod. Raposo Tavares, Granja Viana - Cotia

Rua Alcindo Bueno de Assis, alt. nº. 500, Tucuruvi

Rua Pedro Sernagiotti, 125, Pq. São Domingos

Rua Ribeiro de Lima, 99 / Praça da Luz, s/n, Luz

Avenida Nazareth, s/n, Ipiranga

Rua João Pedro Lecor, s/n, Vila Prudente

 

 

 

Administrador (a)

Kelly

Camila

Lilian

Natacha

Rafael

Nicelle

 

Focalizadora

Celine

Monica

Alessandra

Vaneri

Vaneri

Vaneri

 

Dia e Horário

Domingo                                 9h

Terça-feira                8h30

Segunda-feira
15h

Domingo                     10h

Domingo                   14h30

Quarta-feira                        9h

 

 

 

Junho

03- 10- 17

05- 12- 19

04- 11-18- 25

17

17

06-13 -20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·        Apoio a rodas voluntárias

- Parque Ibirapuera no 1º domingo de cada mês às 10 horas.

- Parque Trianon no 3º domingo de cada mês às 10 horas.

- Parque Buenos Aires dia 24 de junho às 10 horas.

- Casa Modernista nos dias 06, 13, 20 e 27 um grupo às 10h30 e outro grupo às 11h30.

- Parque da Juventude no último domingo do mês às 17 horas.

 

 

BIBLIOTECA - ESPAÇO SAPUCAIA

 

 

IMPORTANTE: NO PERÍODO DE REFORMA DA UMAPAZ A BIBLIOTECA ESPAÇO SAPUCAIA NÃO ESTARÁ ATENDENDO AO PÚBLICO GERAL. VOLTAREMOS COM O ATENDIMENTO NORMAL ASSIM QUE A REFORMA TERMINAR.

 

A biblioteca reúne mais de 3500 livros, com títulos voltados ao meio ambiente e cultura de paz, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD's, DVD's, VHS e fotografias, entre outros.

O acervo pode ser conhecido no site www.umapaz.phlweb.com.br

Informações: (11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bib...@prefeitura.sp.gov.br

 

 

ACONTECEU NA UMAPAZ

 

·      27 de abril de 2012: Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente em encontro com Prem Rawat, que produz e apresenta em muitos países o programa Palavras de Paz, em São Paulo, por convite de Ivete Belfort, que coordena o programa em São Paulo.

 

 

 

 

·         26 a 29 de abril de 2012 - Aconteceu na cidade de Changwon, Coréia do Sul, o 12° Congresso Internacional das Cidades Educadoras com a participação da UMAPAZ compondo a comitiva paulistana. Foi apresentado o curso Carta da Terra em Ação o que permitiu troca de contatos com outros projetos e cidades e evidenciando a metodologia da UMAPAZ como inovadora internacionalmente.

 

·         27 de abril de 2012: A UMAPAZ participou da abertura do Curso de Especialização em Permacultura, em Fortaleza (CE), parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano daquela Cidade e a Universidade Estadual do Ceará. O Curso foi articulado pela Luciana Paulo, que participou do Curso de Educação Gaia São Paulo, 2010.

 

·         17 de maio de 2012: A UMAPAZ participou do programa Olimpíada Sustentável realizada pelo Colégio Bandeirante.

 

·         16 a 20 de maio de 2012: A UMAPAZ participou do Encontro "Hacia uma agenda Climática de colaboración entre las ciudades de Buenos Aires, Ciudad de México y São Paulo", organizado pela Fundación Ambiente y Recursos Naturales (Argentina) em cooperação com a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL-Brasil) e o Instituto de Biologia de la Universidad Autonoma de México (IB-UNAM).

 

·         19 e 20 de maio de 2012: A UMAPAZ participou de Mesa no VIVA A MATA!, Parque Ibirapuera.

 

·         21 a 23 de maio de 2012: Foi selecionado e apresentado no VI ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social o Programa Carta da Terra em Ação: formação de agentes socioambientais em São Paulo.

 

 

A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 2006, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinariedade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação.

 

Veja também: Planetário e Escola Municipal de Astrofísica

Programação da Escola Municipal de Jardinagem

Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ - DEA/UMAPAZ / SVMA.

Redação: Mariana Belmont e Raquel Borges (estagiária).

Direção: Rose Marie Inojosa e Ieda Varejão.

 

 

anterior | próxima

Carregando Carregando...